terça-feira, 7 de abril de 2009

Mulheres compram mais na TPM.


Elas não ficam apenas nervosas e brigam até mesmo com a própria sombra quando estão nesse período, considerado uma verdadeira tortura para a grande maioria das mulheres e principalmente... para os maridos delas....

Realmente, elas ficam irreconhecíveis: se acham feias, a barriga cresce, ficam inchadas, sensíveis, choram por qualquer coisa e têm vontade de sumir no mundo e só reaparecer quando essa fase passar.

Você sabia que um grande número de separações entre casais se dá nesse período?

Falo da Síndrome da Tensão pré-menstrual, a terrível e temida TPM.

O pior é que muitos homens, que desconhecem e nem mesmo procuram saber como funciona o corpo feminino, acham que todos esses problemas vivenciados pelas mulheres antes da menstruação, não passam de meros chiliques. Antes fosse verdade pois, para a maioria delas, a sensação é de que o mundo vai acabar.

Também chamada de desordem disfórica pré-menstrual, a TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres, sendo que 8% delas têm sintomas muito intensos.

Os principais sintomas da TPM são:

1. depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos;
2. ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
3. fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
4. raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
5. diminuição do interesse pelas atividades habituais;
6. sensação de dificuldade de concentração;
7. cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
8. acentuada alteração do apetite;
9. distúrbios do sono;
10. sensação de estar fora do próprio controle;
11. inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
12. dor de cabeça;
13. dores musculares;
14. ganho de peso ou sensação de inchaço;

As causas:

Muitas hipóteses tem sido feitas a respeito das causas desse problema, mas, atualmente, o que parece prevalecer é que sejam influências hormonais normais do ciclo menstrual que interferem no sistema nervoso central.

Parece haver uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas a sensação de prazer) e os neurotransmissores tais como a serotonina.

É importante ressaltar que essa síndrome acompanha a ovulação normal da mulher.

O tratamento:

Por se tratar de uma síndrome, não existem tratamentos específicos, já que os sintomas variam muito de intensidade para cada mulher.

Resultados não cientificamente comprovados mostram que a vitamina B6 ( Piridoxina ), a vitamina E, o cálcio e o magnésio podem ser usados com melhora dos sintomas.

Outro medicamento é o ácido gama linoleico que é um ácido graxo essencial. Pode ser encontrado no óleo de prímula. Existem advertências sérias do FDA americano a respeito de medicações alternativas naturais e de possíveis efeitos colaterais graves, portanto este, como qualquer outro medicamento, mesmo "natural", só deve ser usado mediante prescrição médica.

Na verdade, este é o melhor caminho para o tratamento da TPM. Consultar um médico ginecologista e descrever para ele todos os sintomas que a mulher sente antes e depois da menstruação.

Já nos casos graves de desordem disfórica pré-menstrual é necessária uma medicação mais específica sendo que a medicação usada com melhores resultados são os anti-depressivos principalmente o Prozac (Fluoxetina). Estudos recentes mostram que essa medicação usada na menor dose possível e durante a fase de tensão pré-menstrual tem melhorado muito a qualidade de vida das mulheres que experimentam esta disfunção.

O importante é que se entenda que esta não é uma doença mas sim uma alteração fisiológica do ciclo menstrual feminino e que pode ser resolvida com medidas simples por parte do seu médico assistente.

(Fonte: www.gineco.com.br)


Existem também as essências florais, que não são consideradas medicamentos e que ajudam muito e chegam até mesmo a acabar totalmente com os sintomas da TPM e também do climatério. Eu conheço e uso há cerca de 4 meses, duas essências do Florais de Minas, Feminallis e Calmin, e desde então, tenho me sentido muito bem, totalmente livre desses desagradáveis sintomas.

E agora, pesquisadores descobriram uma outra conseqüência dessa fase que atormenta o sexo feminino. Vejam esta reportagem da BBC Brasil sobre o assunto:

As mulheres tendem a fazer compras extravagantes e por impulso dez dias antes da menstruação, segundo um estudo realizado na Grã-Bretanha. A pesquisa da Universidade de Hertfordshire mostra que neste período do ciclo menstrual, conhecido como fase lútea, as mulheres têm menos controle sobre seus gastos.

Segundo Karen Pine, a principal autora do estudo, esse comportamento pode ser uma maneira de lidar com as emoções negativas geradas pela tensão pré-menstrual (TPM).
"Quanto mais perto da menstruação, maior a tendência das mulheres em gastar mais do que podem", disse a cientista.

'Enfeite'

A equipe de Pine entrevistou 443 mulheres com idades entre 18 e 50 anos sobre seus hábitos de compras.

Quase 60% de 153 voluntárias que estavam na última fase do ciclo menstrual admitiram ter feito uma compra por impulso.

Mais da metade delas disse ter gasto mais de 25 libras, enquanto algumas assumiram uma despesa de mais de 250 libras.

Muitas também confessaram ter sentido remorso.

Os pesquisadores descobriram também que a maioria dos itens consumidos neste período era para enfeite, como jóias, maquiagem e sapatos de salto alto.

"O comportamento de comprar tende a ser uma reação às intensas emoções que afloram na fase lútea", explicou Pine. "As mulheres se sentem deprimidas ou estressadas, e tendem a ir às compras para se sentir melhor."

Segundo ela, essas emoções surgem por causa das variações hormonais durante o ciclo menstrual.
"As mulheres sofrem picos e flutuações em hormônios que afetam a parte do cérebro ligada às emoções e ao controle inibitório", afirmou Pine.

A cientista vai apresentar o estudo em uma conferência da Sociedade Britânica de Psicologia nesta semana.

Estudos anteriores já haviam mostrado que as mulheres tendem a se vestir melhor durante o período fértil.

Um comentário:

Cathwillows disse...

Eu estou em eterna TPM então! hahhaha!
Impulsiva nas compras SEMPRE! Mas NUNCA me arrependo!

Mas agora sério, minha TPM é muitoooo forte! Voltei a tomar pílula só para ver se diminui um pouco! Fico histérica!

Bjs e até amanhã!