sexta-feira, 31 de julho de 2009

Gripe Suína adia início das aulas também em Minas Gerais


As aulas nas escolas públicas estaduais e particulares de Minas Gerais vão começar apenas no dia 10 de agosto. O retorno seria na próxima segunda-feira, dia 3 mas, as instituições de ensino decidiram acatar a sugestão do Comitê de Enfrentamento à Influeza A. A decisão foi tomada no final da manhã desta sexta-feira em reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde.

A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou na tarde desta sexta-feira que a rede pública municipal também vai adiar o início do segundo semestre letivo por causa da pandemia de gripe
Identificar estudantes com sintomas da gripe suína será uma das prioridades das autoridades de saúde em todo o estado.

A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou na tarde desta sexta-feira que a rede pública municipal também vai adiar o início do segundo semestre letivo por causa da pandemia de gripe.

Representantes das escolas particulares fazem ainda uma reunião sobre o assunto na tarde desta sexta, já que cada instituição tem autonomia para decidir se acata ou não a sugestão do Comitê de Enfrentamento à Influeza A de adiamento das aulas.

A PUC Minas também vai acolher as orientações do Comitê e iniciar suas aulas apenas no dia 10 de agosto. No Sul de Minas, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) em Pouso Alegre adiaram o retorno das aulas para o dia 17 de agosto por causa do aumento dos casos suspeitos da nova gripe na região.

Remédio
Hospitais de Minas também devem receber o remédio nacional contra a gripe suína. O primeiro lote do medicamento fabricado pela Fundação Osvaldo Cruz já está sendo distribuído no Rio de Janeiro. O medicamento fortalece o sistema imunológico do paciente e reduz as chances de morte.

Adolescente em estado grave na capital mineira
O Hospital das Clínicas de Belo Horizonte informou nesta sexta-feira que um adolescente de 15 anos, internado na última quinta-feira com suspeita de gripe suína (Influenza A), está em estado grave. O jovem apresenta sintomas como tosse, coriza e cefaléia está sem febre e tem um quadro de asma associado.

Além dele, um homem de 27 anos, internado desde o dia 29 de junho e com diagnóstico confirmado para a doença, também está em estado grave, conforme a unidade. Outros onze pacientes estão internados no setor de isolamento do hospital para investigação de gripe suína, todos com quadro estável, de acordo com o boletim médico.

São eles três homens de 45, 73 e 21 anos, dois bebês, uma criança de dois anos e cinco mulheres de 30, 29, 28, 22 e 20 anos. Um rapaz de 19 anos, que deu entrada no último dia 27, recebeu alta hospitalar. Na última quinta-feira, 75 pessoas foram atendidas no Ambulatório de Referência para o Atendimento a pacientes com suspeita da nova gripe, entre eles, 12 considerados suspeitos.

Sintomas da gripe suína
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38 graus, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e coriza nasal.

Diagnóstico

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinada em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já usados contra a gripe aviária, são eficazes, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático.

Transmissão sustentada
A cada caso confirmado, a vigilância sanitária faz uma investigação epidemiológica para descobrir a origem do vírus. Até então, todos os casos estavam comprovadamente relacionados a contaminações ocorridas em outros países. Semana passada, o Ministério da Saúde confirmou a primeira situação em que a vítima não teve nenhum contato com pessoas que viajaram para fora do país. A transmissão sustentada significa que o vírus da gripe suína circula de forma livre no país. Os países com transmissão sustentada são: Brasil, Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido.

Veja para onde ir em caso de suspeita de gripe suína

Orientação da Secretaria de Estado de Saúde sobre atendimento à influenza A (H1N1)

Situação 1
Pessoas com quadro de síndrome gripal (tosse, coriza e febre) e COM vínculo epidemiológico, ou seja, com história de viagem a área afetada ou contato com caso suspeito ou confirmado de influenza A (H1N1): devem entrar em contato com o Call Center (0800 283-2255) para orientação e encaminhamento ao serviço de referência.

Situação 2
Pessoas com quadro de síndrome gripal e COM vínculo epidemiológico que procurarem os serviços de saúde (unidades básicas de saúde, serviços de atendimentos de urgência e emergência, consultórios médicos, hospitais, entre outros): devem ser encaminhadas ao serviço de referência.

Situação 3
Pessoas com quadro de síndrome gripal e SEM vínculo epidemiológico: sevem procurar os serviços de saúde do seu município (postos de saúde, unidades de pronto-atendimento ect).

Situação 4
Pessoas com quadro de síndrome gripal e SEM vínculo epidemiológico que procurarem os serviços de saúde, mas que apresentarem fatores de risco (menores de 2 anos ou maiores de 65, gestantes, pacientes em uso de medicamentos imunossupressores ou corticóide por período prolongado, portadores de males associados, como diabetes mellitus e doença renal ou com condições agravantes – como desidratação, vômitos e diarreia, confusão mental, alterações na frequência respiratória ou na pressão arterial, evidência clínica, laboratorial ou radiológica de pneumonia, entre outros): devem ser encaminhadas aos serviços de referência.

Situação 5

Na ocorrência de surtos em ambientes fechados restritos (escolas, por exemplo), os responsáveis deverão comunicar o fato à Vigilância Epidemiológica do município ou do estado.

Fontes: Secretaria de Estado de Saúde de MG e www.uai.com.br

Nenhum comentário: