domingo, 5 de dezembro de 2010

Veja os bastidores do Prosa de Mulher deste domingo




Hoje você vai conferir aqui os bastidores do programa Prosa de Mulher, que foi ao ar neste domingo, dia 5 de dezembro de 2010.

O Prosa de Mulher completou um ano no ar e já contou com a participação de mais de 300 mulheres convidadas desde sua estréia no dia 27 de maio de 2009.

O objetivo do Prosa de Mulher, o programa mais feminino do  rádio, é revelar a alma feminina, o que sonham, fazem, pensam e realizam nossas mulheres do século XXI.

O programa vai ao ar sempre aos domingos, de 12 às 14 horas, pela Rádio Inconfidência AM880 e também pode ser ouvido pelo www.inconfidencia.com.br.

Neste domingo, recebemos como  convidadas as cinco mulheres integrantes do grupo musical Carona Brasil:



CÁSSIA MATTIELLO

Cantora do grupo Carona Brasil.

A voz forte e afinada fizeram que, já na infância, Cássia se destacasse nos eventos escolares.

Nas coroações, festas e apresentações teatrais sua participação era certa.

Mas, a cantora de fato, só surgiu mais tarde, quando foi casualmente ouvida por um músico mineiro que imediatamente a convidou para ser vocalista de um grupo em formação. Daí em diante, embora não tenha abraçado a música como profissão, nunca mais deixou de cantar.

Em corais de Belo Horizonte e pelos bailes e bares da vida foi se aprimorando como cantora e em 2002, já com a voz forte dominada pela técnica adquirida com os anos de estudo, formou com Rosana, Ana, Branca e Sílvia o Grupo Carona Brasil.

No grupo é carinhosamente chamada de “a coitada”, já que sua experiência como contralto lhe confere grande familiaridade com os vocais, ficando a seu cargo as vozes mais dissonantes. Cássia é falante, determinada e dá muita segurança ao grupo.

Também é secretária executiva.



ROSANA TUNES

Cantora do grupo Carona Brasil.

Rosana tem à cabeceira da cama o rádio. Companheiro de muitos anos. Este hábito vem desde os tempos de mocinha. Por isso conhece quase todas as letras das músicas que são tocadas.

Vai daí a enorme influência que esse movimento musical tem na sua vida.

Com formação acadêmica em Letras pela PUC/MG, especializou-se, no entanto, em marketing, trabalhando como executiva quase trinta anos.

Sua atividade principal era ministrar cursos de treinamentos em todas as regiões do país.  Precisava, pois, aprender a usar a voz, o seu instrumento de trabalho. Matricular-se num curso de técnica vocal na Babaya Escola de Canto lhe pareceu a providência mais adequada.
Bem... foi aí que a coisa mudou. O ambiente musical da escola a seduziu e despertou-lhe o gosto e a aptidão que, menina ainda, mostrava ao aprender piano e violão. Tornou-se então uma profissional executiva “cantora”.

Aposentou-se da vida executiva. A cantora encontrou, pois, todo o espaço para alçar vôos mais altos. Com o Carona Brasil essas coisas vão acontecendo. Ela exerce as funções de produtora executiva do grupo.

Rosana gosta também de viajar, de conhecer lugares novos e de encontrar pessoas.



ANA MAFRA

Cantora do grupo Carona Brasil.

A música na vida da Ana Mafra está no sangue. Sua tia, Cláudia Márcia, foi cantora de sucesso nos áureos tempos da Rádio Inconfidência, em Belo Horizonte. Sua mãe apanhava da irmã mais velha, porque fugia para cantar no rádio, em Itabira. O canto passou a fazer parte do seu
cenário quando cantou na frente do professor de violão e ele sugeriu que ela fizesse aulas de canto e “parasse de esconder o leite”.

Cantou na noite de Belo Horizonte e fez parte do coral Julia Pardini, participou da peça musical “Baile de Máscaras”, além de ter integrado o projeto “Enquanto Houver Saudade”. Produziu e atuou no show “Aqui é o Meu Lugar”.

Atualmente, faz aulas de teoria e instrumento. Suas maiores influências musicais são Tom Jobim, Chico Buarque, João Bosco, Elis Regina e Gilberto Gil, mas também bebe na fonte da música clássica, no jazz e música espanhola. No Grupo é a que ri e chora enquanto não está cantando...

É também policial rodoviário federal.



BRANCA DE CASTRO

Cantora do grupo Carona Brasil.

A primeira e mais importante lembrança musical na vida de Branca de Castro é eminentemente visual: a capa do “CHEGA DE SAUDADE“, LP de 1959 de João Gilberto,quando ela era ainda muito pequena.

Disco, que escutou muitas vezes sem ter noção da importância que aquela divisão e dissonâncias nada usuais na música da época, representariam para o samba.

E assim cresceu, ouvindo o que considera a renascença da música brasileira: a bossa nova.
De lá para cá, suas preferências musicais se bifurcaram e multiplicaram, de Ron Carter a Villa Lobos, de Edu Lobo a Philip Glass,Thelonious Monk a Luizinho Eça, Billie Holiday e muito do jazz e da música brasileira de qualidade.

Em função destas referências, a decisão de tomar aulas demorou muito porque ela não acreditava que fosse capaz de cantar.

Nestes últimos dez anos, três excelentes professores de canto a ajudaram a perder a vergonha de subir no palco. Sente-se eternamente agradecida à Mary Armendani, Eládio González e Babaya.

Com o grupo Carona Brasil, multiplicaram-se e se tornaram mais concretas as oportunidades de crescer e fundamentalmente se divertir com o que Branca considera a invenção mais brilhante da raça humana: a música.

É também cabelereira.



SILVIA MANEIRA

Cantora do grupo Carona Brasil.

Há vinte anos Sílvia trabalha como instrumentista, cantora e professora de música. Nascida em Araxá, onde desenvolveu a maior parte do seu trabalho, atualmente reside, trabalha e estuda em Belo Horizonte.

Na Babaya Escola de Canto ministra um curso em que reúne musicalização, apreciação e percepção musical. É professora de violão e, como instrumentista, acompanha os alunos em audições. É formada pela Escola de Música da UFMG.

No Carona Brasil é instrumentista, cantora e responsável pelos arranjos das músicas.

É a mais tranqüila do grupo: -“Tudo vai ficar bem... Tudo vai dar certo...” Como boa mineira tem sempre uns casos muito interessantes e engraçados pra contar mas, durante os ensaios é a mais séria e objetiva.

Quero agradecer todas as mulheres que participaram do programa. Foi muito bom tê-las comigo no Prosa de Mulher!


Veja agora as fotos das nossas convidadas:
 


Cássia Mattielo


Branca de Castro

Ana Mafra

Sílvia Maneira

Rosana Tunes





Sílvia Mattiello,Rosana Tunes,Ana Mafra,Velise Maciel(produtora do Prosa de Mulher),Branca de Castro e Sílvia Maneira

Nenhum comentário: