segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

310 anos de Conceição do Mato Dentro!





No dia 08 de dezembro, a cidade de Conceição do Mato Dentro-MG completou 310 anos de fundação.

Situada a 167 quilômetros de Belo Horizonte, com acesso pela MG 10, chega-se a Conceição depois de  passar pelos municípios de Lagoa Santa e Jaboticatubas e cruzar a magnífica Serra do Cipó.

Conceição do Mato Dentro fica localizada em uma região belíssima, rodeada de exuberantes cachoeiras e montanhas, além de  possuir um povo hospitaleiro e alegre.

É uma cidade que detém uma energia diferente, além de uma rica diversidade ambiental, cultural e social.

Atualmente Conceição do Mato /Dentro passa por um dos momentos mais complicados de sua história de 310 anos devido sobretudo à exploração mineral que começa a ser implementada na região. A mineração chegou lá de supetão, sem que a cidade estivesse preparada para esse tipo de empreendimento, que traz consequências desastrosas sob todos os aspectos( social, cultural e ambiental) .

Estive lá  nesse final de semana para assistir às comemorações dos 310 anos de Conceição e rodei por várias ruas e também  conversei rapidamente com o prefeito Reinaldinho que me garantiu que está trabalhando para preparar CMD para enfrentar seus novos desafios. Estamos torcendo para que ele consiga realmente implementar um projeto que estruture, prepare Conceição para viver esse novo tempo e enfrentar de cabeça erguida os impactos danosos que a mineração traz. Senhor prefeito, estamos aguardando ansiosos a concretização das ações necessárias que garantam suprir as demandas da cidade.

Conceição do Mato Dentro precisa neste momento da união de seus filhos em prol de seus interesses, uma  vez que esses empreendimentos minerários gigantescos caminham para dominar a região e gerar mudanças profundas e irreversíveis. A população tem que se envolver, se organizar e cobrar soluções para os problemas do Município.

Aos senhores vereadores da cidade, gostaria de sugerir e cobrar que trabalhem mais para ajudar CMD a criar leis que garantam seus direitos, sua estruturação física, econômica e social, pensando na qualidade de vida e bem estar da população.

Senhores vereadores, Conceição precisa muito do trabalho de vocês neste momento para criar um arcabouço legal que permita enfrentar essa nova situação! Vamos arregaçar as mangas, promover mais reuniões, apresentar e aprovar projetos de leis necessários a essa estruturação e também ouvir as sugestões da população através de audiências públicas. 

Para finalizar, trago para vocês uma homenagem aos 310 anos de Conceição do Mato Dentro, através das  fotos abaixo que fiz nesse final de semana e que registram um pouco dos 310 anos dessa cidade linda e que precisa ser preservada pelos seus filhos, para nossos filhos e nossos netos.




























































4 comentários:

Fernando Rajão disse...

Debora, precisamos refazer imedioatamente o plano diretor da cidade que foi elaborado quando não se pensava em mineração.Para que a cidade conserve a sua voação ao ecoturismo precisa crescer na direção da serra do cipó transformando aquela área em região de expansão urbana.
Não existe outra forma de expansão urbana, pois, a cidade está limitada á sua esquerda pela serra que costeia o bairro do matozinhos, na direção do sapo a mineração inviabiliza qualquer uso do solo para uso urbano, á direita temos a região do campo grande que é tombada e como tal, área de preservação ambiental, logo, o ecoturismo aponta para a expansão na região da serra do cipó, e a cachoeira do tabuleiro pode ser alcançada partindo dali, aliás, já o é de forma precária.O prefeito Reinaldinho precisa de cuidar da cidade e montar a sua equipe, pois, ainda tem em cargos de importancia secretários escolhidos pela prefeita anterior que foi cassada por improbridade.

Maria Célia disse...

Quase morri de chorar ao ver estas fotos.Revisitei todos os lugares,uns com grande significado prá mim!"CDM terra querida ,nossa terra singela e gentil..."AMEI!

Anônimo disse...

Bom dia CMD!
Parabéns Débora pelo pertinente e sábio depoimento e também pela lindas fotos? A união neste momento conturbado é essencial para a qualidade de vida em Conceição. Bom que vivenciamos outrora tal qualidade sem nenhum problema. Por isto todos temos que bradar em prol do bem estar das futuras gerações.Avante com este trabalho de conscientização! Me dê notícias do Robson, Samuel, Saulinho...Abraços! Welinton

JDuarte disse...

Hey Débora,
Obrigado por compartilhar belezas da nossa terra.
É tempo de puxar as coisas pelo seu lado positivo.
De gente negativista e de São Tomé, o mundo tá cheio, não é mesmo ?
São os tais "vampiros de energia" que a gente tem que buscar ficar livre deles a todo o custo.
Sempre admirei a sua inteligência, capacidade de expressar, mas, os cabelos brancos me ensinaram a ouvir mais, embora eu ainda fale muito. Mas, quero registrar aqui agradecimento especial por você ter me devolvido o prazer de falar da nossa terra.
Um grande beijo e os votos de Feliz Natal, porque no Ano Novo, se Deus quiser estaremos juntos na Terra.
Será a hora de abraçar a Matriz e renovar as forças e os pedidos para que Deus inspire ao Reinaldinho a fazer um governo excepcional que marque o tempo.
Vamos sonhar positivamente.
João Chiabi Duarte