sábado, 3 de agosto de 2013

Cientistas conseguem parar a luz por um minuto

Fico realmente orgulhosa desses homens curiosos, gênios da ciência contemporânea que conseguem realizar descobertas tão importantes e promissoras para a humanidade.  Parabéns a todos esses cientistas que conseguiram parar a luz,  feito que pode mudar a comunicação no mundo.




Do UOL, em São Paulo

Um experimento realizado por pesquisadores da Universidade de Darmstadt, na Alemanha, conseguiu o que membros da comunidade científica vêm definindo como um marco na física: paralisar por um minuto inteiro a luz, notória por viajar à velocidade de 300 milhões de metros por segundo. Isso significa que foi possível parar o fenômeno mais rápido do Universo.

A proeza inédita é destaque desta semana no conceituado periódico especializado em física, o Phisycal Review Letters. Segundo sua divulgação, o feito poderia "garantir que comunicações quânticas ocorressem em longas distâncias".

Redes de comunicação quântica podem transmitir dados em altíssima velocidade, de forma ultrassegura e com largura de banda muito superior à que é usada hoje no mundo, o que revolucionaria a forma como a sociedade se comunica.

A conquista dos pesquisadores ocorre pouco tempo após outra pesquisa, realizada no início do ano, ter conseguido paralisar a luz por 16 segundos. A primeira tentativa bem-sucedida de "parar" a velocidade da luz havia ocorrido em 2001, por apenas uma fração de segundo.

"Um minuto é extremamente longo e isso é um marco", definiu Thomas Krauss, da Universidade inglesa de St Andrews.

Nenhum comentário: