domingo, 13 de outubro de 2013

Você não pode perder "A magia de Escher" !






Nesse sábado, depois de enfrentar uma longa fila, consegui visitar a exposição 'A magia de Escher', em cartaz até  17 de novembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte! Amei e curti muito tudo que vi!

A mostra, dedicada à obra do artista holandês,  tem atraído em média 2,5 mil visitantes diariamente às galerias do PA. Durante a visita, percebi que todas as  pessoas se divertiam pra valer com as diversas, instigantes e realmente mágicas obras desse grande artista.

As paredes das principais galerias do Palácio das Artes estão recebendo 85 obras, entre gravuras originais, desenhos e fac-símiles, pertencentes à coleção da Fundação Escher, na Holanda, terra natal do artista. 

Percebi que os visitantes são atraídos principalmente pelas instalações, inspiradas nas temáticas do realismo fantástico das gravuras, e que criam situações que levam o espectador a entrar, em alguns casos, literalmente, nos desenhos repletos de efeitos, ilusões e paradoxos. 

Notei nos olhos de cada um que lá estava, como a pessoa se divertia e interagia de forma lúdica com tudo que via. Percebi que os visitantes deliravam com as obras, fotografavam e filmavam tudo, como eu mesma fiz!

Por tudo que vi e senti, gostaria de sugerir a todos que não deixem de visitar essa exposição! Além de ter entrada gratuita, ela é realmente imperdível.

Só aconselho que cheguem o mais cedo possível,  pois as filas estão enormes,  a entrada só é permitida até as 8 e 30 da noite e o horário de visitação se encerra às 21 horas.


















O artista

Maurits Cornelis Escher (1898-1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas xilogravuras, litografias e meios-tons, que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano. Gênio da imaginação lúdica e artesão habilidoso das artes gráficas, teve um início de carreira sem tanto êxito até que, ainda em vida, encontrou reconhecimento e redenção a partir de 1950, quando o público americano reconheceu seu talento pelo caráter altamente midiático de sua produção.



A magia de Escher
Do dia 20 de setembro a 17 de novembro, nas galerias Alberto da Veiga Guignard, Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro). De terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingo e feriados, das 16h às 21h. Entrada gratuita. Classificação livre. Informações: (31) 3236-7363.







Nenhum comentário: