quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Comunicar é preciso!

Eu, Déborah Rajão, estou muito feliz com a oportunidade de criar mais este canal de comunicação com o mundo.

O propósito deste blog é, principalmente, ser mais um espaço de interação com as pessoas. Acredito que a união faz a força e a transformação deste planeta em um lugar melhor para se viver depende do que cada um de nós realiza, por menor que seja nossa ação.

Eu sou jornalista e radialista. Considero-me uma pessoa privilegiada, pois faço o que amo: trabalho no rádio, minha grande paixão!

Desde a adolescência eu sonhava em ser jornalista. Cresci e me transformei em uma.

Estudei na Puc Minas e fui descobrir minha paixão pelo rádio, quando, retornando dos Estados Unidos ao Brasil, depois de viver 3 anos e meio naquele país, resolvi voltar às minhas origens e morar novamente, com toda minha família, na pequena cidade de Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais. Foi lá que passei toda a minha infãncia e morei até os 18 anos de idade .

E foi exatamente, nesse retorno a Conceição do Mato Dentro, que tive a oportunidade de atuar pela primeira vez no rádio. Foi lá que descobri minha verdadeira vocação e minha missão profissional neste mundo. Naquela pequena cidade de pouco mais de 12 mil habitantes, cercada de montanhas misteriosas, foi onde me iniciei no rádio e trabalhei por cerca de 3 anos como jornalista na Rádio Bom Jesus. E foi lá, também, que comecei a me realizar profissionalmente.

Eu amo de paixão o que faço, amo a comunicação e amo meus ouvintes!!! E tenho plena consciência da responsabilidade do trabalho que realizo e do papel social que ele representa.


Hoje apresento, com o maior orgulho e alegria, o programa Revista da Tarde, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13:00 às 15 horas, na Rádio Inconfidência AM880, Ondas Curtas de 49 metros 6010 klz e que também pode ser ouvido pela internet, através do site www.inconfidencia.com.br (clicar no link da AM). Também apresento o Prosa de Mulher, aos sábados de 12 às 14 horas, programa que reúne apenas mulheres para falar sobre temas atuais e importantes.

O Revista da Tarde foi contemplado neste ano de 2008 com o prêmio PQN de Ouro 2008, considerado o Oscar da Imprensa Mineira, na categoria de Melhor Programa de Rádio de Minas Gerais, o que me deixou ainda mais orgulhosa e feliz. E você, que acessa este blog, é meu convidado para ligar seu radinho e ouvir também o Revista da Tarde e o Prosa de Mulher.

Voltando ao blog , espero que ele seja útil para as pessoas e que se torne cada vez mais um instrumento de comunicação livre, democrática e responsável. E que seja também agradável de se ler. Vou procurar usá-lo também como uma extensão do trabalho que realizo no rádio. Espero postar aqui entrevistas interessantes que faço no meu programa, as receitas deliciosas carinhosamente enviadas pelos ouvintes, matérias bacanas, úteis ou divertidas e quero também poder falar um pouco dos bastidores do rádio. E espero, ainda, contar com a colaboração de todos aqueles que tenham alguma coisa interessante para falar ou mostrar para
as pessoas.
Um beijo carinhoso a você que acessa este blog e desde já, obrigada pela sua visita.

Déborah Rajão

12 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde
Você sabe q eu t adoro, estou enviando uma mensagem do computador do meu amigo GIOVANNI, breve manderei varias receitas pra você, hoje(09/02/2009) notei que vc estava muito triste e estou mandando um beijo e um abraço pra você e meu amigo GIOVANNI, minha amiga deborah rajão um beijo no seu coração e conte sempre comigo.
Mande um abraço pra mim no seu programa

MARISA DOS REIS CARVALHO
Bairro PARAÍSO
Belo Horizonte MG

Anônimo disse...

Boa Tarde
Deborah Rajao
Sou sua fa numero um,adoro seu programa e todos os quadros,e tb das entrevistas,e essa voz lindissima que Deus lhe deu.Mina amiga sei qu estou em falta com vc mas eu gostaria muito de te encontrar ai na radio para que eu possa conhecer as novas instalaçoes da emissora mais querida do Brasil e b sua produçao o PC, Renatinha,etc.Vou mandar umas receitas pelo correio.
Um beijo enorme no seu coraçao da sua fa e ouvinte assidua.
Marisa dos Reis Carvalho.
Bairro Paraiso
Belo Horizonte - MG

Aqui vai algumas receitas:
Salada de Agriao e Queijo
1/2 maco de agriao limpo
2 pimentoes vemelhos medios limpos
2 pimentoes amarelos medios limpos
3 colheres de sopa de azeite de oliva
3 colhers de sopa de vinagre balsamico
300 gramas de queijo em cubos
Sal e pimena do reino a gosto
Coloque os pimentoes em uma assadeira e leve ao forno medio pre aquecido por 45 minutos ou ate soltar a pele com facilidade.
Retire a pele dos pimentoes,parta-os ao meio e retire as sementes.Deixe esfriar e corte em tiras.Misture bem em uma tijela o azeite de oliva ,o vinagre,o sal e a pimenta do reino.Reserve.
Em uma saladeira coloque o agriao as tiras de pimentao e o queijo. Sirva com molho a parte.

Salada de Macarrao
2 xicara de cha de macarrao parafuso ou conchinha
2 xicaras de cha de queijo branco
1 xicara de cha de palmito picado
1 xicara de cha de maionese
1 xicara de cha de peito de frango cozido em agua e sal em cubinhos
Sal e pimenta do reino a gosto
Cozinhe o macarrao ate ficar (al dente).Escorra-o e reserve.Em uma saladeira coloque o macarrao ja frio ,o queijo ,o palmito e misture delicadamente.Adicione a maionese torne a misturar e tempere com sal e pimenta.

Charuto
2 macos de couve lavados e ferventados
1 kilo de carne moida
200 gr de bacon
1 cebola picada
2 xicaras de cha de arroz cozido
Sal e pimenta gosto
1/2 xicara de cha de azeite
Azeite e suco de limao para acompanhar
Corte as folhas de couve ao meio e remova o talo.Para o recheio,em uma tijela coloque os demais ingredientes menos o azeite,e misture bem.Coloque pocoes de recheio nas extremidades das folhas de couve.Enrole como rocambole e prenda nas pontas apertando com os dedos para formar os charutos.Disponha em uma tijela com agua sal e azeite.Deixe cozinhas por 30 minutos e escorra a agua do cozimento.Sirva regado com azeite e suco de limao.


Quibe de bandeja
1 cubo de caldo de carne
1 litro de agua fervente
500 gr de trigo para quibe
500 gr de carne moida
250 gr de maionese
1/2 xicara de cha de salsa picada
1/2 xicara de cha de hortela picado
1 cebola ralada
Sal e pimenta a gosto
Margarina para untar
salsa e hortela para decorar
Pao Sirio para acompanhar

Em uma tigela coloque o caldo de carne dissolvido na agua o trigo,misture e deixe descansar por 30 minutosmexendo de vez em quando.Adicione a carne, a maionese,a salsa, a hortela,a cebola,sal e pimenta.Misture.Coloque em uma forma untada e leve ao forno ate assar.Retire,decore com salsa,hortela e siva com pao sirio.

Unknown disse...

Olá Deborah Rajao,boa tarde, tudo bem com você minha amiga?
Aqui ta tudo bem, aqui é a marisa do BAIRRO PARAISO, estou aqui na casa do GIOVANNI, aqui vai mais umas receitas pra contribuição pro seu programa:

>COSTELINHA COM MANDIOCA
1kg e meio de costelinha de porco cortada em pedaços
3 colheres de sopa de manteiga
200 gr de bacon picado
3 dentes de alho picado
1kg de mandioca cozida
sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO
Em uma panela deixe a costelinha de porco na manteiga ate dourar bem. Escorra em papel toalha e reserve. Em outra panela frite o bacon ate ficar sequinho, acrescente o alho e frite até dourar. Adicione a mandioca cozida em pedaços e misture bem. Adicione a costelinha reservada tempere com sal e pimenta do reino e misture tranfira pra uma travessa e sirva em seguida acompanhada com arroz branco e tutu de feijao.
DICA: Pra deixar a costelinha mais dourada adicione uma colher de chá de açucar na costelinha na hora de fritar.

Um abraço e um beijo no coraçao da sua amiga MARISA DOS REIS CARVALHO do BAIRRO PARAISO,
Do giovanni e da karina!!

Anônimo disse...

Marisa, Giovanni e Karina.
Obrigada pelo carinho de vocês.

Marisa, vou ler sua receita nesta segunda-feira. Obrigada mais uma vez.Vc sabe quetambém lhe tenho muito carinho e que é uma ouvinte especial.

Um beijo pra vocês três e obrigada pela visita ao blog.
Déborah

Anônimo disse...

Bom dia Deborah,
Um abraço e um beijo pra vc e pra toda sua equipe que trabalha com vc ai na radio, tudo de bom saude e paz!!

Aqui vai algumas receitas que adoro;

>BRIGADEIRO DE CAFÉ

*1 lata de leite condensado
*1 colher (sopa) de chocolate em pó
*1 xicara(chá)de café forte coado
*1 colher (sopa) de manteiga
*2 xicaras (cha)de chocolate granulado

PREPARO: Em uma panela, leve ao fogo medio o leite condensado, o chocolate em pó, o café e a manteiga, mexendo ate desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, transfirapara uma travessa e deixe esfriar. Modele bollinhas, passe pelo granulado e coloque em forminhas de papel. Sirva em seguida.

>PUDIM DE MILHO

*3 espigas de milho
*2 xicaras (cha) de leite
*1 lata de leite condensado
*1 xicara (cha) de leite de coco
*3 ovos
*1 xicara (cha) de acucar

PREPARO: Com uma faca afiada, corte o milho rente a espiga. No liquidificador, bata o milho com o leite, passe por uma peneira e despeje em uma tigela.Descarte o bagaço. Junte o leite condensado, o leite de coco e os ovos, misturando bem. Leve ao fogo o acucar ate caramelizar e coloque em uma forma de buraco no meio de 20 cm de diametro. Despeje a mistura de milho e leve ao forno medio, pre-aquecido, em banho maria, por 20 minutos. Leve a geladeira ate firmar, desenforme e sirva.

>MEDALHAO DE FRANGO

*6 file de peito de frango
*Sal e pimenta a gosto
*6 fatias de presunto
*6 fatias de queijo mussarela
*1 cenoura grande em fatias
*6 vagens lavadas sem as pontas
*200g de bacon fatiado

PREPARO: Coloque os files entre 2 folhas de plastico e bata com um martelo de carne delicadamente para que fiquem na mesma espessura. Tempere com sal e pimenta. Coloque uma fatia de presunto, queijo, uma tira de cenoura e uma vagem. Enrole como rocambole sobre as fatias de bacon e prenda com palitos. Doure rapidamente em frigideira bem quente e leve ao forno medio, pre-aquecido, coberto com papel aluminio por 20 minutos. Aguarde 5 minutos, fatie e sirva acompanhado de arroz a graga e farofa.

Marisa dos Reis Carvalho
BAIRRO PARAISO

Anônimo disse...

Bom dia Deborah,
Um abraço e um beijo pra vc e pra toda sua equipe que trabalha com vc ai na radio, tudo de bom saude e paz!!

Aí vai mais algumas receitas pro su programa.
Tudo de bom e até mais!!!
MARISA DOS REIS CARVALHO
BAIRRO PARAISO


BOLO CETIM

Ingredientes:

Para a massa:

3 ovos
1 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de suco de limão

Para o recheio:
4 gemas
200 g de chocolate meio amargo, bem picado
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água (120 ml)
1 colher (sopa) de manteiga


Confecção:
Pré-aqueça o forno a 200º C (quente).
Prepare a massa: Coloque no liquidificador todos os ingredientes.
Bata até obter uma mistura lisa.
Divida-a em duas formas de 21 cm de diâmetro, untadas com manteiga. Leve ao forno
pré-aquecido e asse por 30 minutos ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo.
Retire do forno, deixe amornar e desenforme.
Prepare a cobertura: Coloque as gemas e o chocolate picado no liquidificador e reserve.
Leve ao fogo uma panela com o açúcar e a água e cozinhe até o ponto de fio.
Ligue o liquidificador e despeje a calda, caindo em fio.
Junte a manteiga e bata até ficar um creme liso.
Coloque um dos bolos num prato e espalhe uma parte do creme.
Cubra com o outro bolo e espalhe o creme restante.
Se desejar, reserve um pouco de creme, coloque-o num saco de confeitar e decore o bolo.


BOLO DE BANANA COM NOZES
Ingredientes:
4 bananas nanicas picadas
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Margarina e farinha de trigo para untar
Açúcar e canela em pó para polvilhar

Preparo: No liquidificador, bata 3 bananas, os ovos, o açúcar, o óleo e a canela até ficar homogêneo. Despeje em uma vasilha, junte a banana restante, as nozes, a farinha e o fermento, aos poucos, misturando com uma colher de pau. Coloque um uma fôrma untada e enfarinhada e elve ao forno médio, pré-aquecido, por 40 minutos. Desenforme ainda morno e polvilhe com açúcar e canela. Decore como desejar e sirva.

Unknown disse...

Olá Deborah, tudo bom ?
Comigo tudo otimo, aqui vai mais algumas receitas pro seu programa.
Te desejo muito sucesso e toda felicidade do mundo.
Aí vai mais algumas receitas

BOLO DE CAÇAROLA ITALIANA

INGREDIENTES

2 e 1/2 xicaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 e 1/2 xicaras (chá) de açúcar
1/2 xicara (chá) de óleo de milho
1 xicara (chá) de leite
4 ovos inteiros

MODO DE PREPARO;

Na tigela da batedeira, bata os ovos
com o açúcar por cinco minutos. Então acrescente o óleo
em fio e o restantes dos ingredientes,continuando a
bater por mais cinco minutos.
Despeje a massa em fôrma de anel, untada e enfarinhada
e leve para assar em forno médio até dourar
(teste com palito).
Desenforme somente depois de frio.


BOLO DE ABACAXI COM CARAMELO E AMEIXA

Ingredientes:

- 4 unidade(s) de ovo
- 1 xícara(s) (chá) de margarina Qualy
- 1 xícara(s) (chá) de leite
- 10 gotas de suco de limão
- 5 xícara(s) (chá) de açúcar
- 3 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
- 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
- 1 colher(es) (sopa) de água
- quanto baste de abacaxi em rodelas
- quanto baste de ameixa preta

MODO DE PREPARO

Caramelar uma forma com 2 xícaras açúcar e a colher de água.
Quando estiver derretido, forrar com rodelas de abacaxi (sem talo),
colocando uma ameixa ao centro das rodelas. Reserve enquanto prepara o bolo.
Bata os ovos, a margarina, o leite e as gotinhas de suco de limão. À parte,
peneire as 3 xícaras de açúcar restantes com a farinha de trigo e o fermento.
Junte à mistura batida, misture e coloque na forma caramelada e forrada de abacaxi.
Leve ao forno pré-aquecido até assar. Retire quando pronto e deixe esfriar.
Para desenformar, leve a forma ao fogo baixo até ver que o caramelo derreteu e o
bolo soltou da forma. Desenforme.

Uma otima tarde e tudo de bom pra voce, da sua grande fã
MARISA DOS REIAS CARVALHO
BAIRRO PARAISO
BELO HORIZONTE

Unknown disse...

Olá DEBORAH, aqui é a MARISA do bairro PARAISO, tudo bem ?
Aí vai mais algumas receitas pro seu programa.
Um abraço pra você e para todos da sua produção
FICA COM DEUS!!!

Bolo gelado de fubá com creme de banana

# 1 xícara (chá) de fubá
# 1 colher (sopa) de farinha de trigo
# 1 colher (sopa) de fermento em pó
# 4 xícaras (chá) de leite
# 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
# 2 xícaras (chá) de açúcar
# 3 ovos
# 1 pitada de sal
# Margarina e farinha de trigo para untar

Creme:
# 1 xícara (chá) de açúcar
# 4 bananas cortadas em rodelas
# 1/2 xícara (chá) de leite

1. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador
2. Despeje o conteúdo da massa em uma assadeira média untada e leve ao forno médio por 35 minutos
3. Em uma panela, coloque o açúcar e deixe derreter até ficar dourado, junte as bananas e cozinhe por 5 minutos
4. Junte o leite, aos poucos, sempre misturando com cuidado para as fatias de banana não desmancharem
5. Deixe ferver por 5 minutos e desligue o fogo
6. Desenforme o bolo e jogue o creme por cima
7. Leve à geladeira por 2 horas


Bolo Mesclado

Massa:
# 5 ovos claras separadas
# 2 xícaras de chá de açúcar
# 2 xícaras de chá de farinha de trigo
# 1 xícara de chá de leite fervendo
# 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Recheio:
# 3 gemas
# 1 lata de leite condesado
# 1 lata de creme de leite
# 1/2 l de leite
# 2 colheres de sopa de maizena

Cobertura branca:
# 3 claras em neve
# 2 xícaras de açúcar
# 1 xícara de chá de água
# 10 gotas de baunilha
# Cobertura de chocolate:
# 3 colheres de sopa de chocolate em pó
# 2 colheres de sopa de margarina
# 2 colheres de sopa de leite

1. Massa:Bata as claras em neve firme
2. Vá colocando uma a uma as gemas, coloque o açúcar, a farinha de trigo, o fermento
3. por último o leite fervendo
4. Leve ao forno numa assadeira grande redonda untada e polvilhada com farinha
5. de trigo

1. Recheio:Bata no liquidificador todos os ingredientes
2. Depois coloque numa panela e leve ao fogo, até virar um mingau

1. Cobertura branca:Bata as claras em neve com as 10 gotas de baunilha
2. Reserve
3. Coloque no fogo as 2 xícaras de açúcar com 1 xícara de água
4. Deixe ferver ate ficar uma calda
5. Misture essa calda as claras em neve na batedeira, bata um pouco

1. Cobertura de chocolate:Coloque numa panela as 3 colheres de chocolate em pó,
mais as 2 colheres de margarina, as 2 colheres de leite
2. Deixe no fogo até a margarina desmanchar
3. Quando o bolo ficar pronto corte no meio coloque o recheio, a cobertura branca em cima,
e a cobertura de chocolate em cima da branca, mas faça movimentos circulares pra ficar mesclado

Délvio Utsch disse...

Deborah amo essa sua riqueza de detalhes, versátil e atual. Gostaria de lhe convidar para fazer parte do nosso quadro de colunistas do PortalCMD, seria uma grande honra tê-la no site da comunidade Conceicionense.
Um forte abraço
Délvio Utsch

Déborah Rajão disse...

Oi, Délvio, agradeço muito suas palavras. Nem sei se as mereço mas fico lisonjeada. Obrigada também por ser leitor e agora seguidor deste blog.

Quanto ao PortalCMD, para mim seria um prazer ter uma coluna lá.

Gostaria apenas de ter mais detalhes, como seria isso, para saber como poderíamos viabilizar essa parceria.

Um grande abraço.
Déborah

Unknown disse...

Olá Deborah Rajão, tudo bem?
Aqui é a marisa do bairro Paraiso e estou lhe enviando receitas novas pra você.SAÚDE E SUCESSO

FAROFA MINEIRA DA VÓ

>Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo
3 lingüiças calabresas ou paios cortado em fatias
1 cebola grande cortada em tiras
2 dentes de alho
200g de presunto picado
3 ovos
1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
3 xícaras (chá) de farinha de mandioca
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara (chá) de salsa picada

>Modo de Preparo
Aqueça o óleo e doure a lingüiça, a cebola e o alho. Acrescente o presunto e refogue por 2 minutos. Abra espaços no fundo da panela e quebre os ovos nesses espaços. Deixe os ovos firmarem por 1 minuto. Misture delicadamente, misturando os ovos e as gemas. Adicione as azeitonas, a farinha, o sal e a pimenta-do-reino e cozinhe por 5 minutos. Cubra com a salsa e sirva em seguida.


PAVÊ DE FRANGO
# 3 peitos de frango desfiado
# 1 lata de milho verde
# 150 g de azeitonas verdes fatiadas
# 300 g de mussarela fatiada
# 1 lata de creme de leite sem o soro
# 1 pacote de queijo ralado
# 4 xícaras de cha de leite
# 3 colheres de sopa de maizena
# Tomate, cebola, alho, cheiro verde, caldo de galinha e sal a gosto (para refogar o frango desfiado).

MODO DE PREPARO
1. Faça um creme com o leite, maizena e sal a gosto
2. Retire do fogo e misture a margarina, o queijo ralado e o creme de leite, forre um pirex com o creme
3. Refogue o frango desfiado com os temperos
4. Desligue o fogo e misture a azeitona
5. Cubra o creme do pirex com o refogado e espalhe o milho verde sobre o frango, coloque a mussarela e salpique queijo ralado
6. Leve ao forno até borbulhar

BOLO SALGADO DE BACALHAU
# 400 g de bacalhau demolhado de véspera
# 1 kg de batata
# 3 colheres de azeite
# 1 dente de alho picado
# 1 cebola média picada
# 1/2 xícara de salsinha picada
# 1 colher de margarina
# 2 ovos
# 1/2 xícara de queijo ralado
# Sal e pimenta do reino moída a gosto

MODO DE PREPARO
1. Cozinhe o bacalhau em água por 15 minutos
2. Escorra e lasque-o
3. Cozinhe as batatas inteiras e com casca em água abundante e sal até que uma faca não encontre resistência quando inserida nas batatas
4. Deixe esfriar um pouco, descasque e esprema
5. Aqueça o azeite numa panela grande e doure o alho e a cebola
6. Junte as lascas de bacalhau e mexa por 2 minutos
7. Acrescente a salsinha e apague o fogo
8. Misture o purê de batatas, a margarina, os ovos, o queijo e tempere com sal e pimenta
9. Passe a mistura para uma fôrma untada com margarina e leve para assar em forno pré-aquecido a (180°c) por 20 minutos
10. Espere que esfrie um pouco e desinforme

Unknown disse...

Deborah, lhe peço um favor para que ajude na divulgação de um abaixo assinado em favor do 3° jornal mais antigo do país,Monitor Campista(175 anos) e que acaba de anunciar seu último número, neste domingo.Jornal esse ,que contou a história de nossa cidade e do Brasil através dos Diários Associados. O link é : http://www.petitiononline.com/mc2009/petition.html
Grato por sua colaboração.