segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PMDB vai comandar o Congresso Nacional

Não poderia deixar de postar aqui a principal matéria política do dia: foram eleitos hoje, respectivamente, para a presidência do Senado e da Câmara Federal, o senador José Sarney(PMDB-AP) e o deputado federal Michel Temer(PMDB-SP). Dessa forma, o PMDB se fortalece e terá seu apoio valorizado em 2010.

Sobre este assunto, leia esta matéria da Folha Online, em Brasília


Fortalecido no Congresso, o apoio do PMDB será decisivo para eleger o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. O partido --dono das maiores bancadas na Câmara e no Senado-- já havia se cacifado nas eleições municipais de outubro, quando elegeu o maior número de prefeitos do país.

Ao eleger hoje os presidentes do Senado e da Câmara --José Sarney (AP) e Michel Temer (SP), respectivamente--, o PMDB se consolida no papel da "noiva" cobiçada nas alianças partidárias que serão fechadas para as eleições de 2010.

Sarney, por exemplo, declarou publicamente sua preferência pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Esse apoio público e antecipado, entretanto, não define a parceria do PMDB nas eleições de 2010. É que o PMDB é um partido dividido.

A ala liderada pelo presidente do Diretório Estadual do PMDB-SP, Orestes Quércia, caminha pelo apoio ao governador José Serra (PSDB).

O ex-ministro José Dirceu escreveu em seu blog que a eleição de Sarney poderia fortalecer o grupo que trabalhará pela eleição de Dilma. "Tudo indica que o objetivo não é só eleger Sarney para presidente --inclusive para lhe fortalecer frente às derrotas no Maranhão-- e Renan Calheiros (PMDB-AL) para líder, com o forte argumento de que sua eleição fortalece o grupo peemedebista que apoiaria em 2010 a candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, e a aliança com o presidente Lula."
=========================================================
Enquanto isso, a Ministra Dilma Rousseff considerou que a conquista do comando da Câmara dos Deputados e do Senado pelo PMDB significa vitória para a base do governo. A avaliação foi feita após a cerimônia de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional
=========================================================

É isso aí. As cartas para as eleições 2010 estão começando a serem colocadas nas mesas. Literalmente.

Nenhum comentário: