quinta-feira, 30 de abril de 2009

Não deixe de assistir: Guarde nos olhos II



Sempre considerei preocupante o projeto de mineração que está sendo instalado em Conceição do Mato Dentro pela MMX e a multinacional australiana Anglo Ferrous, voltado para a extração de ouro e ferro em larga escala na Serra do Espinhaço, Reserva da Biosfera, no município de Conceição do Mato Dentro-MG.

Confesso que torci muito para que a concessão da licença ambiental, pelo Governo Mineiro, fosse negada à empresa e que o projeto fosse abortado, mesmo sabendo que isso era improvável, já que interesses financeiros bilionários estavam em jogo.

E hoje o que vemos é o projeto avançando mato a dentro, revelando os primeiros sinais de uma destruição iminente e incontrolável que afeta principalmente os moradores do pequeno distrito de São Sebastião do Bom Sucesso, mais conhecido como Sapo, localizado a 18 quilômetros da sede e que possui como principais atrativos naturais a Serra do Sapo, Cachoeira Passa Sete e Água Quente.

Nesta semana, foi lançado um vídeo realizado por Rodrigo Valle, chamado Guarde nos Olhos II, que revela o início das consequencias ambientais e sociais danosas que esse projeto de exploração mineral da MMX/Anglo Ferrous traz para a região de Conceição do Mato Dentro, principalmente para a população nativa e carente. Pessoas que, além de não serem ouvidas, também são desrespeitadas em seus direitos, e que estão sendo expulsas de sua própria terra, como mostra o filme que vocês verão a seguir:

Um comentário:

Anônimo disse...

Pra culminar ...

Leia meu perfil no orkut(miro portilho)para que tenha nocao do que e' vivenciar estar Mato Dentro.
Bjs
Delmiro