sábado, 30 de maio de 2009

Conheça as convidadas do Prosa de Mulher que abordou a melhor idade.





Eu quero agradecer a participação de todas as convidadas que participaram do Prosa de Mulher deste sábado, dia 30 de maio de 2009: Dona Geralda, fundadora da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável-Asmare; Vilma Araújo, especialista em idosos, psicóloga e gerontóloga e Mariel Nogueira da Gama Pinto Paturle. médica psiquiatra, psicoterapeuta e tanatóloga.

O debate foi muito rico. Falamos sobre a necessidade de se contruir e ampliar as políticas públicas voltadas para o idoso, a importãncia de se manter feliz ao longo da vida e o que fazer para garantir a qualidade de vida ao envelhecer, sobre como enfrentar a perda de entes queridos e também conhecemos um pouco da história de vida da Dona Geralda, que começou a catar papel aos 8 anos de idade e que depois se transformou em um ícone da preservação ambiental, ao criar a Asmare.

O programa também contou com a participação ao vivo de vários ouvintes, que deram sua opinião sobre o que é preciso fazer para ser um idoso feliz.

Veja agora os bastidores de mais este Prosa de Mulher:

Dona Geralda- Déborah Rajão-Vilma Araújo- Mariel Paturle















sexta-feira, 29 de maio de 2009

A vida na melhor idade.


A vida na melhor idade será o tema do Prosa de Mulher deste sábado, dia 30 de maio de 2009.


O programa vai debater os significados do envelhecimento, como superar a perda de entes queridos e vai apresentar a história de vida de pessoas como Dona Geralda, fundadora da Asmare-Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável.


Além de Dona Geralda, também participam do bate-papo a especialista em idosos, psicóloga e filósofa Vilma Araújo e a médica psiquiatra, psicoterapeuta e tanatóloga Mariel Nogueira da Gama Pinto Partule.


O Prosa de Mulher é apresentado por mim e vai ao ar todos os sábados, das 12h às 14h, na Rádio Inconfidência AM 880. Você também pode ouví-lo pelas ondas curtas de 49metros 6010 KLZ ou pelo http://www.inconfidencia.com.br/.


Desde já agradeço a sua audiência.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Receita do ouvinte: guloseimas típicas de festa junina.


O mês de junho se inicia na próxima semana e com ele a temporada de festas movidas a muita quadrilha, quentão, canjica e doces maravilhosos.

Para que você possa fazer em sua casa alguns dos tradicionais doces típicos desta época do ano, postarei neste blog algumas receitas enviadas pelo Roosevelt Highlander, o Imortal, morador do Barreiro, em BH e ouvinte do Revista da Tarde ( programa que apresento na Rádio Inconfidência AM 880 e Ondas Curtas de 49metros 6010 KLZ e que pode ser acessado também através do www.inconfidencia.com.br).

O Revista da Tarde vai ao ar de segunda a sexta-feira e a partir do dia primeiro de junho, próxima segunda-feira, o programa ganha novo horário: 13 às 15 horas. Você é meu convidado para acompanhar o Revista da Tarde.

Aproveito para agradecer mais uma vez ao Highlander pela sua colaboração e pelas suas maravilhosas e práticas receitas que ele sempre envia para o quadro Receita do Ouvinte e que compartilho também com você, leitor deste blog:

Caçarola de milho

Ingredientes
2 copos de farinha de milho
1 copo de açúcar
1 copo de queijo ralado
1 copo mal cheio de óleo
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sobre mesa de canela em pó

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Coloque em uma forma redonda untada com margarina.
Asse em forno quente por 25 minutos, aproximadamente.
Retire do forno e deixe aromar. Desenforme e corte as fatias em forma de um triângulo.

PS: Nessa quarta-feira eu testei a receita da Caçarola de Milho e adorei. Ela é saborosa, ótima para ser degustada e acompanhada por um café bem forte. Para comê-la, você pode também passar sobre a fatia uma camada de geléia de goiaba e adicionar um fatia de queijo minas. Com certeza, você vai amar e repetir a dose!

Docinho de batata-doce

Ingredientes
1 kg de batata-doce
canela em rama
1/2 kg de açúcar( aproximadamente)

Modo de fazer
Cozinhe a batata. Retire a casca e passe no espremedor ainda quente.
Junte o açúcar, a canela e leve ao fogo, mexendo sem parar com
uma colher de pau até aparecer o fundo da panela.
Coloque o doce em colheradas sobre um tabuleiro untado com manteiga.
Leve ao sol para secar, coberto por um pano.

Cajuzinho

Ingredientes
250g de amendoim torrado e moído
1/2 xícara de chá de açúcar refinado
3 colheres de sopa de nescau ou achocolatado
2 gemas
4 colheres de chá de leite
açúcar refinado para empanar
amendoim para enfeitar

Modo fazer
Junte os cinco primeiros ingredientes e vá colocando o leite aos poucos,
misturando e sovando bem a massa, até que fique uma massa homogênea.
Faça os cajuzinhos , passe no açúcar refinado e enfeite com cada um com amendoim .
Coloque em forminha de papel, e sirva.

Cocada de coco fresco

Ingredientes
4 xícaras de chá de açúcar
4 xícaras de chá de água
600gr de coco ralado fresco
2 xícaras de chá de leite condensado

Faça uma calda a ponto de fio não muito grosso.
Abaixar o fogo.
Colocar o coco, misturar bem e colocar o leite condensado,
Quando estiver soltando do fundo da panela, tire e deixe esfriar. (Esta fica uma cocada de colher.)

Para uma cocada de corte, deixe ficar mais tempo até sentir que o doce está
soltando por completo do fundo da panela.
Unte uma forma com manteiga, deixe esfriar bem e corte em forma de um losângulo
ou a gosto.

Desejo que o seu mês de junho seja maravilhoso e que você se delicie com essas várias guloseimas típicas desta época do ano. Tudo de bom e boas festas!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Parabéns, felicidades e a nossa saudade!


Morávamos há apenas um mês nos Estados Unidos quando me engravidei dela. Fomos para lá com o objetivo de fugir da inflação exorbitante e incontrolável que então se instalara no Brasil, no ano de 1988 e, principalmente, em busca de novas vivências , conhecimento e de fazer um pé-de-meia, coisa impossível de se conseguir aqui no Brasil, tamanho o caos econômico a que todos éramos submetidos .

Meu marido e eu éramos jovens, cheios de força e energia para ir à luta e repletos de vontade de viver coisas diferentes, conhecer outras culturas e aprender um pouco de inglês.

Foi realmente uma experiência maravilhosa, da qual muito me orgulho, principalmente pelos mais importantes frutos que dela colhemos: dois filhos lindos nascidos na “América” e que trouxeram muita alegria para todos nós.

Quando descobrimos que estava grávida dela foi uma surpresa, pois acabáramos de chegar àquele país e nossa nova vida apenas se esboçava. A notícia da gravidez, entretanto, só nos fortaleceu e nos deu mais garra para ir à luta e nos estabelecer o mais rapidamente possível, mesmo diante de muitas barreiras, principalmente a da língua.

Estar grávida pela primeira vez foi, para mim, a realização de um sonho feminino cultivado desde quando brincava com as bonecas que ganhava de presente nos diversos Natais de minha infância .

Vivenciei minha gravidez com muita alegria e, a cada centímetro que a barriga crescia, sentia-me mais realizada como mulher. A sensação de que me tornaria mãe dentro de poucos meses foi, sem dúvida, a mais excitante e gratificante experiência de toda minha vida.

No dia 27 de maio de 1989 ela nasceu. Era um sábado, 1 hora da tarde, horário americano de verão. Ela nasceu na pequena cidade de Milford, estado de Massachussets, de parto natural e sem anestesia. Pesava 3,2 quilos, media 52 centímetros, era linda e saudável.

Desde que colocou a cabecinha para fora de mim, se mostrou tão esperta e ágil que as duas enfermeiras que estavam a postos, cada uma segurando duas das quatro pontas de um lençol quadrado em frente à mesa de parto, quase não conseguiram apará-la, tamanha a rapidez e impulso com que ela se lançou para a vida e ganhou o mundo, ou melhor, o mundo a ganhou de presente.

Após o parto, senti-me em contato direto com o divino, em paz, com a sensação de missão cumprida com a natureza e muito feliz por ter minha filha nos braços. Parecia que flutuava sobre nuvens de floquinhos brancos e delicados por vários dias seguidos desde o nascimento dela, que também foi uma grande força para amenizar a imensa saudade que sentíamos de nossas famílias que ficaram aqui no Brasil.

Quando tinha 2 anos e 3 meses, viemos para o Brasil, e um irmãozinho, de apenas 1 mês de idade, também a acompanhava.

Dezenove anos depois ela retornou ao país onde nasceu. E lá se encontra há um ano.

Quando ela se foi, ficou em meu coração a sensação de ninho vazio. No dia em que ela partiu, chorei todas as lágrimas que haviam em meu corpo possíveis de serem choradas por uma mãe que vê sua filhinha partindo . Chorei muito, pois sentia que mais uma parte do cordão umbilical que me unia a ela estava sendo cortado naquele instante, de forma irreversível.

Mas, hoje, me sinto feliz e orgulhosa ao vê-la, tão jovem, assumindo sozinha a própria vida, caminhando com as próprias pernas e escrevendo com o próprio suor a sua história.

E nesta quarta-feira, a minha filha completa 20 anos e eu quero desejar à minha pequena toda a felicidade possível de existir no mundo e no universo.

Não é possível mensurar o amor que lhe temos, Catarina.

É impossível medir a saudade que sentimos de você.

Queria dizer que lhe amamos muito, que você está sempre presente em nossos corações, em todos os instantes e que estamos torcendo por sua felicidade e realização.

Conte sempre conosco. Parabéns! Que você seja sempre feliz e realize todos os seus sonhos!

A você o nosso carinho, beijos, afeto e todo o nosso amor.

Mamy, papi e brothers.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Refrigerantes: saiba por que é melhor evitá-los.



Eles têm sabor de festa e são adorados principalmente pelas crianças. Muitas pessoas bebem diariamente esses líquidos e algumas são até mesmo viciadas e chegam a substituir a água por eles. Falo dos refrigerantes, que nem sempre são tão inofensivos como parecem.


Para você ter uma idéia, em apenas uma semana, foram divulgados dois estudos que apontam os riscos que essas bebidas podem representar para a saúde humana, como você vai ler a seguir:

Sete refrigerantes têm substância cancerígena

Uma pesquisa realizada com 24 refrigerantes pela Pro Teste --Associação Brasileira de Defesa do Consumidor-- verificou que 7 tipos da bebida contêm benzeno, substância potencialmente cancerígena.

O benzeno surge da reação do ácido benzoico com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância", diz.

A química Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e integrante da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, diz que o composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.

O fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer --há organismos mais e menos suscetíveis. "Mas não somos um tubo de ensaio para saber se resistimos ou não, e não há limites seguros de tolerância. O ideal, então, é não consumir", diz Arcuri.

O benzeno está presente no ambiente, decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Na indústria, é matéria-prima de produtos como detergente, borracha sintética e náilon.

O efeito do benzeno é lento mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.

Refrigerante em excesso pode prejudicar os músculos.

As pessoas que bebem muito refrigerante diariamente podem ter sérios problemas musculares e até cardíacos devido à queda do nível de potássio no sangue, revela um estudo publicado pelo "International Journal of Clinical Practice".

A ingestão exagerada dessa bebida reduz o nível da substância no sangue, o que provoca transtornos do ritmo cardíaco --que podem até matar, destaca o doutor Moses Elisaf, da Universidade de Ioannina, na Grécia.

Antes de chegar a esse extremo, a redução do potássio provoca debilidade muscular, palpitações e enjoos.

O estudo foi realizado com pessoas que bebiam entre dois e nove litros diários de refrigerante, incluindo mulheres grávidas internadas.

Uma gestante que bebia três litros de refrigerante por dia apresentava cansaço, perda de apetite e vômitos, enquanto outra, que consumia até sete litros diários (antes da internação), sofria de debilidade muscular.

Após deixar de beber refrigerante e tomar potássio, as duas pacientes se recuperaram, destaca o estudo.

A redução do potássio é provocada por três componentes muito presentes em certos refrigerantes: glicose, frutose e cafeína.




Outros estudos apontam que os refrigerantes causam danos irreversíveis também para a estrutura superficial dos dentes, tanto do esmalte como da dentina.


Portanto, diante de tudo isso, o melhor é optar pelos sucos saudáveis ou mesmo pelo mais divino dos líquidos que é a nossa bendita água.

sábado, 23 de maio de 2009

Veja os bastidores do Prosa de Mulher que abordou a Elegância Feminina


O que é uma mulher elegante para você?

Aquela que segue a moda, que só usa roupa bonita e sapatos de grifes, tem o cabelo bem cortado, o corpo bem feito, esguio, ou aquela que mantém uma postura inteligente diante do desafio que é viver, que tem personalidade e consegue desempenhar seu papel de mulher com alegria, coragem e sem perder la ternura jamais?

E foi esse tema que o Prosa de Mulher deste sábado, dia 23 de maio de 2009, abordou.

O bate-papo foi maravilhoso, agradável e enriquecedor e contou com a participação das seguintes convidadas: a diretora da Faculdade CIMO – Centro Integrado de Moda Giselda Moreira Garcia, a corretora de moda Miriam Alves da Costa, a nutricionista especializada em nutrição clínica Aline Naves e a jornalista da Rádio Inconfidência Aline Louise Moreira.

A principal mensagem que ficou da prosa de hoje foi a reflexão de que uma mulher elegante é aquela que se cuida, se arruma, se ama, tem personalidade, se faz respeitar e tem atitude, acima de tudo.

Agradeço todas as convidadas pela participação. Foi muito bom tê-las comigo no ar. A nossa prosa foi realmente proveitosa.

Veja aqui as fotos dos bastidores de mais essa Prosa de Mulher:

Sentadas da esquerda para direita: Aline Naves, Míriam Alves e Giselda Moreira . Em pé: Déborah Rajão .


Sentadas: Aline Naves, Míriam Alves e Giselda Moreira. Em pé:Aline Louise




Aline Louise, Aline Naves, Déborah Rajão, Míriam alves e Giselda Moreira

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Para emagrecer não é preciso sofrer.


Quem é que não sonha com uma silhueta esbelta, livre daquelas indesejadas gordurinhas que só servem para atrapalhar na hora de vestir aquela roupa linda, de colocar um biquíni e de se olhar no espelho...

Além da questão estética, o excesso de peso é um desencadeador de doenças como: diabetes, problemas no coração, hipertensão, câncer, entre várias outras.

Infelizmente, em nosso país, cresce a cada dia o número de pessoas acima do peso ideal. Se antes o Brasil sofria com a desnutrição, hoje sofre com o excesso de peso da população.

A obesidade vem se tornando uma epidemia, um problema de saúde pública no Brasil. Aqui, 38 milhões de pessoas adultas com mais de 20 anos de idade estão acima do peso ideal e, desse total, 10,8 milhões são consideradas obesas. Portanto, é preciso que todos nós fiquemos atentos para evitar o ganho excessivo de peso.

Mas, será que é mesmo difícil perder peso? Muitas pessoas acham que para emagrecer é preciso passar fome, pular refeições, comer pouco e sofrer muito. No entanto, é justamente o contrário, conforme mostra esta reportagem abaixo, publicada recentemente pelo www.yahoo.guiadasemana.com.br:

“Para emagrecer, não é preciso sofrer. Muito menos passar fome. Na busca pelo corpo perfeito, muitas mulheres passaram a comer poucas vezes ao dia, o que termina sendo compensado em grandes quantidades. Mas dividir a alimentação em pequenas refeições diárias, com intervalos regulares de 3 horas, traz muitos benefícios para a saúde e o corpo. "Além de proporcionar uma maior variedade de nutrientes e uma melhor absorção deles, esse hábito também ajuda a manter o metabolismo acelerado, evitando o ganho de peso", explica a nutricionista Priscila Di Ciero.

"É praticamente impossível conseguir tudo o que você precisa com apenas três refeições", ela continua. "O volume e a mistura são tão grandes que a biodisponibilidade (o quanto seu organismo absorve dos nutrientes) é muito baixa". Além disso, passar longos períodos sem comer faz com que seu corpo passe a estocar gordura, como se estivesse criando reservas para possíveis situações de escassez.

"É um mito acreditar que pular refeições ajuda a emagrecer", comenta Priscila. "Nessas situações, o corpo começa a queimar proteína, ou seja, você está perdendo massa muscular e água". Ficar muito tempo sem comer também provoca hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), que causa sensações de mal-estar, tontura e fraqueza, além de dores-de-cabeça.

Quem se alimenta de forma saudável em períodos curtos, acaba tendo menos fome e uma sensação maior de saciedade, o que além de benefícios para a saúde, contribui para a perda de peso. "Não adianta comer várias vezes ao dia um bombomzinho", diz a nutricionista. Além do café da manhã, do almoço e do jantar, deve-se incluir lanches intermediários na dieta, com alimentos leves e nutritivos.

Confira as orientações da nutricionista sobre o que comer em cada refeição:

Café da manhã: carboidratos integrais (pão, torrada, cereais, aveia, granola), fruta (in natura ou suco) e uma proteína magra (leite ou iogurte desnatados, queijo branco). Para beber, um suco natural, leite desnatado ou bebida à base de soja.

Almoço e jantar: carboidrato (arroz ou massa integral), proteína vegetal (feijão, lentilha, grão-de-bico, soja), proteína animal (para quem come carne, um bife, frango (sem pele, pois tem muito colesterol) ou peixe, sempre grelhados, cozidos ou assados, sem a gordura aparente) e o grupo dos reguladores (saladas cruas, folha verde cozida ou refogada e legumes variados - grelhados, cozidos ou no vapor).

Lanches nos intervalos: castanhas, torrada integral, geléia de fruta, frutas in natura, barrinha de cereais, iogurte e queijo magros; para beber, chá de ervas, sucos de frutas ou bebidas de soja.”

Dica: Para mudar os hábitos, deve-se começar diminuindo a quantidade do que se come nas refeições principais. Naturalmente, você vai sentir fome um tempo depois. Por isso, introduza um pequeno lanche no seu cardápio diário, até o corpo ir se ajustando e isso se tornar automático.

www.yahoo.guiadasemana.com.br

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Saiba o que é ser uma mulher elegante no Prosa de Mulher.


A elegância feminina será o tema do Prosa de Mulher deste sábado, dia 23 de maio. O programa, apresentado por mim, vai ao ar a partir do meio-dia até as duas da tarde, na Rádio Inconfidência AM 880 e Ondas Curtas de 49metros 6010 KLZ e também pode ser acompanhado pelo www.inconfidencia.com.br.

Participam desta terceira edição do Prosa de Mulher: a diretora da Faculdade CIMO – Centro Integrado de Moda, Giselda Moreira Garcia; a corretora de moda, Miriam Alves da Costa; a nutricionista especializada em nutrição clínica, Aline Naves e a jornalista da Rádio Inconfidência Aline Louise Moreira, que também é cabeleireira.

Durante duas horas vamos abordar assuntos sobre moda, cuidados com os cabelos e com o corpo, dietas emagrecedoras, nutrição e muito mais.

Você é meu convidado para ouvir e participar desse bate-papo gostoso e descontraído.

Prosa de Mulher! O programa mais feminino do Rádio, que as mulheres vão adorar e os homens também!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Filé à Parmegiana do Lucas: o mais saboroso do mundo.


Nesse final de semana fiz uma viagem no tempo e voltei à decada de 80, início da minha juventude, à época em que era solteira, estudava jornalismo na PUC e trabalhava na extinta Minascaixa.

30 anos depois continua vivo um dos principais ícones da juventude daquela época, que era o local onde sempre nos reuníamos com os amigos para conversar e comer um delicioso Filé à Parmegiana.

Falo da Cantina do Lucas, inaugurada em 1962 e que funciona no mesmo lugar, desde então, ou seja, dentro da galeria do tradicional reduto da boemia belorizontina, o Edifício Maleta, na avenida Augusto de Lima, 233, no centro de Belo Horizonte-MG.

A Cantina do Lucas não mudou em nada. Mesmos móveis, mesma decoração e até os garçons são quase todos os mesmos, competentes, gentis e sorridentes. E também continua a mesma delícia, o tradicional e saboroso Filé à Parmegiana, que ouso afirmar, sem dúvida, é o melhor que existe no mundo.

A viagem foi completa, pois contei com a companhia de pessoas maravilhosas que são meus compadres Dani e Basho, além do maridão JFJR.

Nada melhor do que uma boa prosa para acompanhar o maravilhoso Filé à Parmegiana.

Viva para sempre a Cantina do Lucas! Essa eu indico!

domingo, 17 de maio de 2009

Veja os bastidores do Prosa de Mulher que discutiu a sexualidade feminina



Eu quero agradecer a participação de todas as convidadas do Prosa de Mulher desse sábado, dia 16: a sexóloga, psicóloga, hipnoterapeuta e psicanalista, Sônia Eustáquia Fonseca; a poeta e editora do Mural Mulheres Emergentes, Tânia Diniz; a psicóloga, gerente da Casa Benvinda de Apoio à Mulher, Daniele Aparecida Costa Caldas e a jornalista e produtora-executiva da Rádio Inconfidência, Carolina Borgo.

O programa, que foi ao ar do meio-dia até as 2 da tarde, na Rádio Inconfidência AM 880 e Ondas Curtas de 49metros 6010 KLZ e pela internet no www.inconfidencia.com.br, foi um sucesso e muito esclarecedor. Foram duas horas de muita conversa, que tenho certeza, ajudou muito a tirar dúvidas do ouvinte acerca da sexualidade feminina em seus variados aspectos.

Obrigada mais uma vez a todas as convidadas. Foi ótimo tê-las comigo duas horas no ar! Foi muito rico o nosso bate-papo. Valeu!

Veja, agora, algumas fotos do Prosa de Mulher desse sábado, 16 de maio de 2009:



Daniele Costa Chagas-Gerente do Centro Benvinda de Apoio à Mulher

Carolina Borgo-Jornalista da Rádio Inconfidência

Tânia Diniz- Poeta, contista, editora do Jornal Mulheres Emergentes


Sônia Eustáquia Fonseca-Psicóloga,hipnoterapeuta, sexóloga e psicanalista

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sexualidade será o tema do Prosa de Mulher neste sábado!


A sexualidade e seus variados aspectos será o tema principal do programa Prosa de Mulher, que apresentarei neste sábado, dia 16 de maio, a partir do meio-dia até as 2 da tarde, na Rádio Inconfidência AM 880 e Ondas Curtas de 49metros 6010 KLZ. O programa também poderá ser acompanhado através do www.inconfidencia.com.br.

Participarão desta segunda edição do Prosa de Mulher: a sexóloga, psicóloga, hipnoterapeuta e psicanalista, Sônia Eustáquia Fonseca; a poeta e editora do Mural Mulheres Emergentes, Tânia Diniz; a psicóloga, gerente da Casa Benvinda de Apoio à Mulher, Daniele Aparecida Costa Caldas e a jornalista e produtora-executiva da Rádio Inconfidência, Carolina Borgo.

Você é meu convidado para ouvir e participar do programa, ligando para o 031-32983440 ou 32983441. Conto com a sua audiência!

Prosa de Mulher: o programa mais feminino do rádio, que as mulheres vão adorar... e os homens também!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Bhtrans inicia intervenções na Raja Gabaglia



A Empresa de Transporte e Trãnsito de Belo Horizonte-Bhtrans iniciou, no final da semana passada, as intervenções na Avenida Raja Gabaglia, para garantir mais segurança aos pedestres.

No dia 14 de março último, postei neste blog uma matéria com o seguinte título: Pedestres precisam e querem mais segurança na Raja Gabaglia, onde denunciava a insegurança enfrentada no dia-a-dia pelos transeuntes que atravessam diariamente e várias vezes ao dia, essa que é uma das mais movimentadas e perigosas avenidas da capital mineira.


Após a publicação da matéria, na segunda-feira, dia 16, liguei para a assessoria de imprensa da Empresa de Trânsito de Belo Horizonte, falei sobre a matéria do blog e pedi para que fizessem a gentileza de conseguir um representante da empresa para dar uma entrevista no Revista da Tarde sobre os vários problemas apontados.


Na terça-feira, dia 17 de março, publiquei um novo artigo onde anunciava que a Bhtrans tinha sido convidada a falar no Revista da Tarde sobre o assunto.


Na sexta-feira, dia 20 de março, a assessoria comunicou a participação do Diretor de Ação Regional e de Operação da Bhtrans, Edson Amorim de Paula, no quadro Trânsito em Revista do Revista da Tarde.


E assim aconteceu.Durante a entrevista, que foi ao ar às 13 horas, Edson Amorim admitiu que o cruzamento na altura do número 1785 da avenida Raja Gabaglia é realmente complicado, que a sinalização é de alta complexidade, que o trânsito é carregado, que não existe sistema viário alternativo na região e que é realmente necessária uma manutenção urgente no local .


Perguntei a ele se existia a possibilidade de se construir naquele ponto uma passarela, reivindicação antiga e que foi aprovada pelos moradores no Orçamento Participativo e ele disse que essa seria a última solução, embora não esteja descartada. Edson explicou que o projeto de uma passarela apresenta vários inconvenientes, entre eles a construção de rampas de até 80 metros de altura.


Entretanto, o diretor da Bhtrans prometeu iniciar intervenções no local e garantiu recuperar a pintura das faixas de pedestre, aumentar o tempo dos semáforos para travessia de transeuntes e disciplinar o uso dos passeios que não podem ser invadidos pelos veículos. Amorim também acenou com a possibilidade de instalação de um outro semáforo de pedestres na região.

E na última semana, a BHtrans começou a atender nossas reivindicações e realizou a pintura das faixas de pedestre no cruzamento da Avenida Raja Gabaglia, com Rua Gentios.

Além de escrever no blog a matéria cobrando uma solução para o problema e de entrevistar o diretor da Bhtrans sobre o assunto, também enviei um email à Bhtrans pedindo uma solução para os problemas apresentados. E nessa terça-feira, dia 13 de maio, a Bhtrans enviou-me a seguinte resposta:

"Prezado (a) Sr(a),
Em resposta ao protocolo n.o 603092009 - Informamos que foi elaborado o Projeto Operacional 16H-033/09M para manutenção de sinalização horizontal existente no trecho. Informamos ainda que está sendo desenvolvido o projeto para melhoria da segurança nas travessias de pedestre na Av. Raja Gabaglia próximo a rua Gentios.
Atenciosamente, Gerência de Informação - BHTRANS (1786). "

Gostaria de agradecer à Bhtrans, através do seu diretor de Ação Regional e de Operação, Edson Amorim de Paula, pelo início das obras, que com certeza, já estão surtindo efeito, uma vez que, com a nova pintura das faixas de pedestre, os veículos passaram a respeitar o espaço de travessia dos transeuntes, o que garante mais segurança a todos.

Esperamos, a partir de agora, que as demais intervenções reivindicadas, como alteração no tempo dos semáforos, instalação de novos semáforos na região e a organização do estacionamento de veículos sobre os passeios sejam realizadas o mais rapidamente possível.


Veja agora como eram e como ficaram as faixas de pedestre depois de pintadas:




segunda-feira, 11 de maio de 2009

Reclamar demais pode ser doença!


Para algumas pessoas o tempo está sempre fechado. Mesmo se o sol estiver brilhando no céu, elas olham e acham que uma tempestade está prestes a cair.

Se faz frio elas reclamam. Se faz calor, reclamam também. Se chove dizem que odeiam a chuva e se não chove reclamam que o tempo está seco demais.

Afinal, será que não existe nada neste mundo que possa agradar essas pessoas? Será que está tudo errado no mundo ou o problema está no mundo interior delas?

Conviver com esse tipo de ser humano sempre insatisfeito, que só têm prazer na hora de reclamar é uma tarefa difícil e cansativa.

Mas, será que pessoas assim reclamam mesmo por prazer ou sofrem de alguma doença e precisam de ajuda e tratamento?

Especialistas afirmam que os reclamões podem sofrer de uma doença chamada distimia e que precisam ser tratados.

De acordo com Rita Khater, psicóloga da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) "o reclamão tende a generalizar todas as circunstâncias. O problema está na maneira como ele interpreta a realidade. Pode ter baixa autoestima e sentimento de rejeição. Assim, reclama demais. As relações acabam ficando comprometidas”. Para Rita, o melhor modo de combater o problema é a terapia. "Reclamar demais é um comportamento inadequado. Merece ser tratado", ela afirma.

Para Geraldo Possendoro, professor de medicina comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), os reclamões podem ter esse comportamento como um traço de personalidade. "São pessoas muito dogmáticas, absolutistas e pouco flexíveis. Isso acaba trazendo infelicidade".

Lamentações constantes podem ser, porém, sinal de doença: a distimia. "Trata-se de uma depressão leve e crônica. Distímicos são pessoas pouco esperançosas, que sofrem e se queixam muito. São normalmente rotuladas como pessimistas", pontua o especialista. Nesse caso, só a terapia não resolve. "O tratamento inclui antidepressivos", de acordo com Possendoro.

Portanto, se você vive reclamando de tudo, não perca tempo, procure um especialista e um tratamento. E assim, quem sabe, a vida não vai ficar mais colorida e divertida para você? Vale a pena tentar...e parar de reclamar!

Fonte: www.folha.com.br

sábado, 9 de maio de 2009

Prosa de Mulher estreia com muita conversa e alegria.

Hoje foi a estreia do Prosa de Mulher, apresentado por mim na Rádio Inconfidência Am880, ondas curtas de 49 metros 6010klz e pela internet no www.inconfidencia.com.br, sempre aos sábados, a partir do meio-dia até as 2 horas da tarde.

O programa de hoje contou com a participação das seguintes convidadas: a empresária e presidente da Associação das Caminhantes da Estrada Real, Elizabeth Pimenta e das jornalistas Roberta Zampetti, apresentadora do programa Brasil das Gerais,que vai ao ar de 7 às 8 da noite, na Rede Minas de Televisão; Daniella Zupo, que apresenta o programa Viamundo, de segunda a sexta, do meio-dia a 1 da tarde, na Inconfidência FM 100,9 e Rose de Oliveira, assessora de imprensa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais- Epamig.

O programa foi muito bacana e a prosa foi realmente boa. Falamos, e muito, sobre assuntos variados como maternidade, relacionamentos amorosos, educação de filhos, profissão, política, economia e ouvimos músicas de qualidade escolhidas pelas convidadas.

Quero agradecer muito a participação dessas mulheres e profissionais maravilhosas que abrilhantaram a nossa estreia. Obrigada mesmo, foi ótimo tê-las comigo nesse primeiro programa que representou o ponta-pé inicial de um projeto, que espero, tenha vindo para ficar.

E no próximo sábado teremos mais Prosa de Mulher. Se você perdeu o programa de hoje, não deixe de acompanhar a próxima edição e desde já, agradeço a sua audiência.



Rose-Bete-Déborah-Daniela-Roberta




Paulo César Furtado-Operador de Áudio e Tarciana Freitas-Assistente de estúdio

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Para viver sem "AIS", use florais, uai!


Depois que comecei a usá-los a minha vida mudou. E muito. E para melhor. Depois que comecei a usá-los adquiri mais calma interior, mais equilíbrio, fiquei menos ansiosa e consequentemente, mais feliz também.

Falo dos florais, reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde-OMS como uma terapia complementar para ajudar as pessoas na manutenção de uma melhor qualidade de vida.

Os florais são tomados em poucas gotinhas, que têm se mostrado eficazes e não apresentam contra-indicações, efeitos colaterais ou interações medicamentosas com produtos alopáticos, homeopáticos ou com outras substâncias, alimentos ou bebidas.

Podemos nos beneficiar da terapia floral nos mais variados momentos e em diversas circunstâncias, desde o primeiro instante da vida até o último suspiro. Não há restrições quanto ao tempo de uso dos florais. Os mesmos são indicados para os mais variados distúrbios mentais, emocionais e comportamentais.

Existem essências florais para conferir equilíbrio ao indivíduo em diversas situações, quando acometidos por carência afetiva, ciúmes, mágoas, baixa auto-estima, sentimento de inferioridade, narcisismo, dificuldades de relacionamento, autoritarismo, dificuldade de aprendizagem, pessimismo, ruminação mental, indecisões, pesadelos, medos diversos, descontrole emocional, impulsividade, letargia, impaciência etc.

Os florais agem equilibrando os pensamentos e as emoções e, em consequência disso, seus efeitos se tornam visíveis no âmbito comportamental. Trata-se de um efeito que se apresenta de forma gradativa. Em razão da sua atuação nos corpos mais sutis(mental e emocional), os florais funcionam como excelente preventivo de males que poderiam se instalar no campo orgânico/físico.

Os florais agem em nossas potencialidades latentes. De certa forma poderíamos dizer que não são eles que curam mas, sim, que acionam o nosso poder de autocura, fazendo manifestar em nós virtudes que estavam adormecidas.

Os benefícios da terapia floral acontecem independentemente da credibilidade ou sugestionabilidade de quem os utiliza. Prova disso está em sua larga ação na veterinária, em recém-nascidos, deficientes mentais e em pessoas em estado de coma.

O mais legal do floral é que a pessoa pode escolher as essências que ela acha que irão ajudá-la. Ela pode se auto-prescrever de acordo com suas próprias demandas. Para isso, eu sugiro que os interessados entrem no site www.floraisdeminas.com.br para conhecer mais sobre a terapia floral, as essências e suas diversas funções.

Eu fiz uso por cerca de 4 meses de florais com as essências Feminallis e Calmin, que tratam os efeitos da TPM e do Climatério e usei também Levitate e Solanis, que servem para controlar ansiedade, a gula e ajudam na reeducação alimentar também. Todas elas são "Florais de Minas". Além dos Florais de Minas, existem os de Bach, Australiano, Californiano, Filhas de Gaia, entre outros.

Hoje não sinto mais necessidade de continuar a usá-los, pois já me sinto livre de todos os sintomas que antes me incomodavam.

E nesta quinta-feira, eu trouxe para você, uma reportagem que também fala dos florais, especificamente de essências que vão ajudar os motoristas a enfrentar, com tranquilidade e equilíbrio, o trânsito cada vez mais caótico das grandes cidades.

Trata-se de uma reportagem divulgada pelo www.yahoo.com.br, que vale a pena conferir:

"Descobertos nos anos 1930 pelo médico inglês Edward Bach, os florais são essências extraídas de determinados tipos de flores e usados para equilibrar o emocional. Não contêm química ou princípio ativo – como na fitoterapia ou alopatia. Por isso, não causam efeito colateral e podem ser uma opção de tratamento para desequilíbrios causados pelo trânsito.

“As essências transformam estados mentais e emocionais negativos em positivos. Elas não modificam nossa personalidade, apenas a equilibram”, explica a terapeuta floral, Simone Filkauskas Sequeira, professora dos Cursos de Terapia Floral de Bach, do Instituto Ahau de Terapeutas Especializados.

O princípio atuante nos florais, explica Simone, é o que médico intitulou de “Lei dos Opostos”, isto é, a essência deve possuir uma vibração, ou virtude, oposta à emoção que se quer tratar.“Se você tem medo, seu floral deve conter a vibração da coragem, se sente depressão, a essência correspondente trará como virtude oposta a alegria de viver”.

Tirando as emoções do acostamento

É possível lidar bem com as situações estressantes do trânsito? Há onze anos trabalhando com florais e acostumada a atender pacientes cujo trânsito é a principal queixa, a terapeuta é otimista. “O fato de não conseguirmos reflete que algo não está bem internamente. Se a pessoa está em equilíbrio e bem consigo mesma, será fácil ter autocontrole e lidar com as situações difíceis e desafiadoras do dia-a-dia”.

No processo de reequilíbrio provocado pelo floral, explica a terapeuta, a pessoa pode pensar que a essência está fazendo efeito contrário, já que a coloca em contato mais direto com a emoção. “Os florais atuam de forma sutil, mas profunda. Se a pessoa está negando algum sentimento, se está acumulando raiva ou ‘engoliu muitos sapos’, o floral fará emergir esse sentimento como num processo de purificação”, diz.

6 essências florais para recauchutar
Na perspectiva do doutor Bach é preciso tratar “os doentes e não a doença”, por isso, duas pessoas com o mesmo problema podem ser tratadas com essências diferentes. Para os sintomas clássicos do trânsito, entretanto, Simone indica algumas essências que podem auxiliar o motorista a ficar bem mesmo “no mais aterrorizante congestionamento”.

CHERRY PLUM – Esse floral traz autocontrole. É ideal para as pessoas que se irritam facilmente no trânsito, agem de maneira descontrolada, impulsiva e, devido à dificuldade de se controlar, acabam agindo sem pensar: xingam, buzinam, dão fechadas, saem do carro para brigar ou agredir algum outro motorista física ou verbalmente.

IMPATIENS – Este floral também é uma " benção" para os congestionamentos de hoje em dia, pois traz paciência. Muito indicado para pessoas que não suportam esperar, para quem se irrita ao ficar preso no trânsito, atrás de um carro que dirige muito vagarosamente ou se tiver qualquer tipo de obstáculo na estrada que o forcem a esperar. Esse tipo de pessoa possui um ritmo de vida acelerado, precisam se movimentar. Por isso, se tiverem que ficar parados ficam profundamente incomodados. Muito indicado para aqueles motoristas que “costuram" no transito, invadem outras pistas e correm o risco de sofrer um acidente grave e ainda colocar em risco a vida de outras pessoas.

HOLLY – Para os motoristas que costumam sentir muita raiva, que acaba gerando agressividade. Uma característica comum nesses casos é o desejo de vingança, como o de perseguir o carro que deu uma fechada, furar o pneu do carro que estacionou na vaga desejada e assim por diante. Este floral traz o sentimento de que tudo ocorre da melhor forma possível. Trabalha a raiva, transformando-a em aceitação.

MIMULUS – Indicado para os que têm medo de dirigir e, por isso, ficam muito tensos quando estão ao volante. O floral traz coragem.

CLEMATIS – Floral para as pessoas distraídas, que não prestam muito a atenção ao seu redor. Passam o sinal vermelho sem perceber, provocam batidas e acidentes por pura distração. Esse floral traz centramento e atenção no que estamos fazendo.

RESCUE – É o floral emergencial que resgata o equilíbrio em situações de tensão, medo, ansiedade e nervosismo. Para ser usado quando ocorre uma batida, um acidente ou qualquer acontecimento em que nos desequilibramos e precisamos nos " centrar" novamente para resolvermos a situação que nos encontramos. Bom para se ter na bolsa, na pasta ou no próprio carro.

Os florais podem ser adquiridos em farmácias de manipulação. Recomenda-se tomar quatro gotas, quatro vezes ao dia. Limpando as velhas emoções, você pode surpreender-se com uma nova paisagem de si mesmo. Permita-se".

___________________________________________
Instituto Ahau de Terapeutas Especializados
http://www.ahau.org/

Fontes: www.yahoo.com.br e www.floraisdeminas.com.br

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Você é meu convidado para ouvir: Prosa de Mulher, o novo programa da Inconfidência AM880


No próximo sábado, dia 09 de maio, estarei comandando mais um programa na Rádio Inconfidência AM880, cujo nome é Prosa de Mulher.

O programa irá ao ar aos sábados, do meio-dia às 2 da tarde e vai contar semp com a participação de mulheres convidadas, com as quais vou prosear e debater assuntos variados de política, economia, comportamento, sexo, relacionamento, sempre sob a ótica do feminino

Esse projeto é um sonho antigo que realizo agora com muito orgulho e com a esperança de que os homens também o apreciem e aprendam com o Prosa de Mulher, que promete ser um programa revelador da alma feminina.

Para esta primeira edição, foram convidadas a empresária e presidente da Associação das Caminhantes da Estrada Real, Elizabeth Pimenta e as jornalistas Roberta Zampetti, apresentadora do programa Brasil das Gerais, na Rede Minas de Televisão; Daniella Zupo, apresentadora do Viamundo, na Rádio Inconfidência FM 100,9 e Rose Oliveira, assessora de imprensa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais-Epamig.

Além de muita conversa, o Prosa de Mulher também apresentará uma programação musical feita pelas convidadas e contará com a participação dos ouvintes, que poderão fazer perguntas às entrevistadas .

Você também é meu convidado para acompanhar o Prosa de Mulher, o programa mais feminino do Rádio. Conto com a sua audiência.

O Prosa de Mulher também poderá ser ouvido pelas ondas curtas de 49 metros 6010klz e pela internet no www.inconfidencia.com.br(clicar no link da AM880).

terça-feira, 5 de maio de 2009

Comer para espantar a tristeza!


Rir, cantar e dançar são atividades que comprovadamente ajudam a espantar os males da alma e até mesmo do corpo.

Não é em vão que existe o dito popular: quem canta seus males espanta... E eu completo: quem dança...seus males espanta também.... e segundo os cientistas... quem ri, espanta até mesmo doenças, pois fortalece o sistema imunológico das pessoas. Portanto, vamos rir, cantar e dançar... para espantar a tristeza!( vide postagem Sorria,meu bem, sorria)

Mas que tal comer também para mandar catar coquinho a depressão, o mau humor entre outros males da alma?

É isso mesmo: estudos científicos comprovaram recentemente que os alimentos também podem ajudar a melhorar o estado de espírito das pessoas. Leia esta reportagem e aprenda a espantar a tristeza se utilizando de um dos maiores prazeres da vida que é comer:

Alimentos para afastar a tristeza

Apesar de não haver um consenso entre os especialistas, o fato é que vários trabalhos científicos têm apontado o poder de certos alimentos para espantar a tristeza, combater a depressão e a ansiedade e ainda melhorar o humor. Alguns destes alimentos ajudam a melhorar o humor e até a combater a depressão porque estimulam a produção e a liberação de neurotransmissores, substâncias que transmitem impulsos nervosos ao cérebro e são responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer. A produção e a liberação desses neurotransmissores podem ser comprometidas por alguns fatores como distúrbios fisiológicos e deficiências nutricionais.

Os três principais neurotransmissores relacionados com o humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. A serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, proporciona ação sedativa e calmante. Já a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição. A produção de serotonina é dependente da ingestão de alimentos fontes de triptofano - aminoácido precursor da serotonina - e de carboidratos. Já a dopamina e a noradrenalina são produzidas com o auxílio da tirosina, outro aminoácido importante na nossa alimentação. Vitaminas do complexo B e alguns minerais também estão envolvidos na modulação do humor.

Pratos do bom humor

Nossos níveis cerebrais dependem da ingestão de alimentos ricos em triptofano e de carboidratos. O triptofano, uma vez no cérebro, aumenta a produção do neurotransmissor.

Dietas ricas em carboidratos podem ser utilizadas como coadjuvantes no tratamento de melhora do humor. Isso ocorre principalmente em pacientes que durante o episódio depressivo perderam peso consideravelmente. Mas, mesmo com a relação entre carboidratos e humor comprovada, o consumo dos alimentos deve ser equilibrado e orientado por um profissional de Nutrição, para evitar o ganho de peso excessivo.

Quando falamos em carboidratos, devemos ter cuidado com o consumo excessivo de doces, que a princípio pode favorecer uma melhora de humor, e depois, agravar um quadro de tristeza. Quando comemos açúcar, o nível de glicose no sangue aumenta rapidamente e, com isso, o pâncreas produz mais insulina do que o normal. Em excesso, a insulina acaba retirando mais açúcar do sangue do que deveria - provocando assim, hipoglicemia, que reduz a tolerância do organismo aos fatores que geram estresse. Uma alimentação pobre em nutrientes e cheia de açúcar, a longo prazo, tende a deixar a pessoa deprimida e cansada, pois o organismo se desgasta para metabolizar os alimentos e não tem a reposição dos nutrientes, que são o seu combustível.

Assim como o triptofano e os carboidratos, outros nutrientes também contribuem para manter o pique. Um deles é a vitamina B6, encontrada em boas doses nos cereais integrais, na semente de gergelim, na banana e no atum. Ela é integrante de uma enzima importante, que participa da produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina e, conseqüentemente, ajuda a melhorar o humor.

Bom humor também precisa de uma ingestão adequada de selênio. Não podemos deixar faltar castanhas, nozes, amêndoas, trigo integral e peixes. Para se ter uma idéia, uma castanha-do-pará fornece 100 microgramas de selênio. A recomendação diária é de 55 por dia.

O folato ou ácido fólico também é uma potente vitamina antidepressiva. Encontrado no espinafre, no feijão branco, na laranja, no aspargo, na maçã e na soja. Sua deficiência no organismo tem sido associada à depressão em diversos estudos científicos. De uma maneira geral, podemos dizer que para manter o alto astral é importante seguir uma dieta equilibrada, rica em carboidratos, proteínas, alimentos fonte de triptofano e tirosina, vitaminas e minerais. Não podem faltar cereias integrais, leguminosas (grão de bico, ervilhas e feijões), oleaginosas, carnes magras, peixes, ovos, leite, queijos magros, tofu, frutas e legumes. A ingestão adequada destes nutrientes nos garante níveis adequados de neurotransmissores no organismo, proporcionando o controle do humor.

Não existem alimentos ou nutrientes milagrosos, que alteram o nosso humor, sozinhos. Existe, sim, um conjunto de nutrientes e a opção de seguirmos um plano nutricional apropriado para favorecer o bom humor. Vale ressaltar também que muitas situações fisiológicas podem complicar a liberação e a produção dos neurotransmissores, mesmo quando o indivíduo segue uma alimentação adequada.


Dr. Eduardo Gomes é médico geriatra, especializado em terapia ortomolecular. Dirige a rede de Clínicas Anna Aslan: http://www.annaaslan.com.br

Fonte:www.minhavida.com.br

sábado, 2 de maio de 2009

Xô: saia do armário!


Na minha casa, aparece sempre em um dos armários onde guardo os alimentos , um determinado tipo de inseto, umas borboletinhas, que na verdade são as insuportáveis traças que atacam principalmente a farinha de trigo que sempre compro em grande quantidade para produzir pão. É que em minha casa existe o costume, que já dura cerca de 20 anos, de , no final de semana, fabricar o pão nosso que consumimos a cada dia e com muito prazer, por sinal.

Para impedir o ataque desses invasores, meu marido, o principal padeiro da casa, tem colocado os sacos de trigo dentro de outros vários de plástico, para tentar evitar que essas repugnantes traças não invadam a praia dos humanos.

Além disso, ele sempre borrifa água sanitária na proporção de 50% para 50% de água sobre as prateleiras para desinfetar e tentar expulsar essas pragas literalmente pragas.

Esses procedimentos ajudam mas, não conseguem espantar de vez essas nada simpáticas borboletas que insistem em sobrevoar minha cozinha quando abro a porta do armário e que me irritam profundamente.

São três as espécies da traça da farinha e cacau, cujo nome científico é Ephestia spp. :

1-E. elutella a traça mais comum na maioria dos cereais e produtos processados.
2-E. kunniella que ataca a farinha de trigo.
3- E. cautella que prefere o cacau.

Embora uma ou outra espécie tenha preferência por determinado substrato, hoje em dia as diferentes espécies podem ser encontradas em qualquer substrato ou cereais. Suas características corporais também são muito parecidas, tendo coloração acinzentada com estrias transversais e de tonalidades diferentes que auxiliam na distinção das espécies. Os adultos não se alimentam e apresentam maior intensidade de vôo no crepúsculo e ao alvorecer.

As larvas apresentam grande mobilidade e produzem fios de seda intensamente, formando massas de teias nos produtos que infestam. Apresentam capacidade de penetração em embalagens.

Por querer acabar para sempre com essas traças na minha cozinha, andei pesquisando na internet algumas dicas sobre produtos naturais caseiros para o controle de pragas urbanas em geral, que eu compartilho agora com vocês:


Repelindo visitantes indesejados

"Em geral não é difícil afastar insetos e parasitas de forma eficaz e não agressiva. Basta apenas utilizar produtos que nós gostamos mas, eles não.

Para afastar os insetos e os maus cheiros numa casa, colocar debaixo dos tapetes e carpetes: alecrim, cavalinha, erva-cidreira, tanaceto, funcho, hortelã, macela, manjericão, manjerona, margaridas, pinheiro, poejo, primavera, rosa, salva, satureja-das-montanhas, tomilho, violeta de cheiro...

FORMIGAS
Colocar ou pendurar ramos de poejo, arruda ou tanaceto. De vez em quando agitar as folhas para o cheiro se libertar; estas ervas não matam as formigas mas, afastam-nas.
Colocar ramos de menta ou gotas de óleo essencial de menta nos locais onde as formigas passam.
Lavar com uma mistura de vinagre e água todos os locais e objetos onde aparecem formigas.
Cortar um limão bolorento em pedaços pequenos e coloca-los nos locais onde passam os bichos.
Espalhar cravinhos pela casa, dentro dos armários e dentro do açucareiro.
Cascas de tangerina e limão, ramos de salsa e folhas de louro também são repelentes naturais.
Espalhar farinha de trigo (branca) ou borra de café pelos locais onde as formigas passam também as afasta.

GORGULHO ou CARUNCHO
Utilizar folhas de louro nos recipientes de farinha, arroz, legumes secos, etc.

MOSCAS e MOSQUITOS
Colocar penduradas em jarras ou vasos as seguintes ervas em molhos: sabugueiro, alfazema, hortelã, hortelã-pimenta, artemísia, poejo, arruda e abrótano.
Pendurar pedaços de raiz pegajosa da énula-campana nas portas, janelas, etc.
Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente.
Queimar um pau de incenso também ajuda a afastar as moscas.

PULGAS e TRAÇAS
Para afastar pulgas, traças e outros insetos, espalhar sobre o chão da casa, à porta de casa ou à volta as seguintes ervas: abrotanos, alecrim, aspérula-odorífera, cálamo-aromático, cavalinha, cidreira, tanaceto, funcho, hortelã-pimenta, lúpulo, macela, manjericão, manjerona, margaridas, pinheiro, poejo, rosas, salva, tomilho, arruda, violetas e erva-ulmeiro. Usar as ervas que conseguir encontrar e colocá-las misturadas pelo chão.

Uma infusão de arruda e poejo é ótima para lavar os animais domésticos, pois repele as pulgas e é inofensiva para os bichos.

Para evitar que os cães tenham pulgas: aplicar 2 colheres de sopa de alecrim fervidas num litro de água.

PIOLHOS
Fazer chá de arruda (40g de folhas num litro de água) e aplicar no cabelo, de maneira que todo o cabelo fique molhado.
Colocar uma toalha para envolver e deixar por cerca de meia-hora. Depois lavar com sabão azul ou com um xampu natural. À noite, preparar a seguinte loção: por ao lume um litro de água com um pouco de arruda, quando ferver juntar um caroço de abacate ralado e deixar ferver 5 minutos. Coar, deixar arrefecer e aplicar na cabeça, friccionando bem o couro cabeludo.

Outra forma eficaz é pegar uma boa porção de sal de cozinha refinado, molhá-lo até formar uma pasta e aplicar na cabeça da pessoa infectada. Deixar por várias horas (por exemplo, durante toda a noite).
Depois, lavar normalmente a cabeça. Repetir a aplicação a cada três dias, até eclodirem todas as lêndeas.

RATOS
Ramos de hortelã e tanaceto pendurados ou colocadas num local onde se suspeite que passam os ratos.
Com os ramos de arruda também se faz um ótimo repelente contra ratos.
Outra forma de apanhar ratos sem crueldade nem morte consiste no seguinte:

- Arranjar um tubo de papel higiênico e fazer dois vincos no sentido do comprimento de maneira a obter um túnel com os lados planos
- Por uma guloseima ao fundo do tubo
- Arranjar um balde alto
- Colocar o tubo mal equilibrado na ponta de uma mesa ou balcão com a guloseima diretamente sobre o balde
- O rato correrá através do túnel e cairá no balde
- Libertar o animal bastante longe da sua casa.

VESPAS
Para afastar vespas, queimar folhas secas de trevo cervino".


Fontes:www.centrovegetariano.org.br e www.protectapragas.com.br

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Crise e desemprego provocam violência em vários países no Dia do Trabalho



Parabéns a todos os trabalhadores que fazem o mundo acontecer, mesmo tendo, na maioria das vezes, sua força de trabalho explorada, mesmo não sendo valorizados como merecem, mesmo, às vezes, não tendo mais o próprio trabalho que tanto dignifica o homem e lhe garante a sobrevivência...

Veja agora como foi comemorado o Dia do Trabalho no mundo, que vive hoje uma onda de desemprego em decorrência da crise econômica que atinge todos os países:

Crise, desemprego e violência marcam o Dia do Trabalho no mundo

"A crise econômica e o desemprego marcaram as manifestações dos trabalhadores e sindicatos durante o 1º de Maio no mundo, com incidentes violentos em diversos países.

Segundo o site do jornal espanhol "El País", milhares de pessoas saíram às ruas nas principais cidades europeias, em uma manifestação do temor coletivo em relação ao ritmo acelerado das demissões e ante o panorama econômico nada otimista que previsto tanto para este ano quanto para o próximo. Em países como Espanha e França, as manifestações foram pacíficas --mas direcionadas por uma grande pressão quanto à situação do desemprego.

Na América Latina, também houve manifestações que terminaram em confrontos com a polícia. O Brasil, por sua vez, não registrou nenhum incidente ou tensão no decorrer do dia.

No México, não aconteceram manifestações devido ao temor da gripe suína.

Os principais incidentes aconteceram em Caracas, na Venezuela, onde a polícia lançou gás lacrimogêneo nos participantes da passeata convocada pela oposição ao presidente Hugo Chávez.

Em Portugal, a agressão ao candidato do Partido Socialista às eleições europeias, Vital Moreira, e a falsa ameaça de bomba na manifestação convocada em Lisboa por um sindicato marcaram as comemorações do Dia do Trabalhador.

Vital Moreira foi empurrado e insultado por um grupo de pessoas durante a manifestação convocada pela Confederação Geral de Trabalhadores do país (CGTP), mas não sofreu nenhum ferimento.

Além disso, a marcha organizada pela União Geral de Trabalhadores (UGT) teve que ser interrompida por cerca de 40 minutos devido a uma falsa ameaça de bomba, que supostamente estava escondida numa mala nas proximidades do local em que os trabalhadores se concentrariam.

No entanto, os incidentes não impediram que milhares de pessoas saíssem às ruas em defesa do emprego, da melhora dos salários e de condições dignas de trabalho.

Em Istambul, na Turquia, também houve confrontos entre manifestantes de esquerda que tentavam ir até a praça de Taksim, no centro da cidade, e a polícia --que utilizou gás lacrimogêneo e água em mangueiras de pressão.
Houve diversos presos e feridos, mas, até o fechamento da reportagem, não foi dado um número específico a respeito.

Na França, o Dia do Trabalho foi celebrado com menos violência, mas com grande tensão. Os oito maiores sindicatos se uniram, pela primeira vez na história no chamado "G8 sindical", para fazer um grande protesto em Paris.

De acordo com os sindicalistas, 160 mil pessoas saíram às ruas em protesto contra a política do governo e os empresários que, segundo eles, se aproveitam da crise.

Na Espanha, da mesma forma, dezenas de milhares de pessoas foram às ruas para expressar rejeição a qualquer iniciativa de apoio às demissões ou cortes de salários e benefício


Na Alemanha, os incidentes ocorreram em manifestações neonazistas convocadas em Berlim, Mainz, Ulm e Hamburgo pelo Partido Nacional Democrático Alemão (NPD), quando dezenas de milhares de manifestantes de esquerda tentaram impedir que eles desfilassem no Dia do Trabalho.

Em Berlim, a polícia recorreu aos canhões de água para separar as colunas, depois que grupos isolados de jovens jogaram garrafas e pedras contra a passeata neonazista. O incidente terminou com 12 presos e dezenas de feridos.

Em Hamburgo, de acordo com as autoridades, três policiais foram feridos. No bairro da esquerda radical Schanzenviertel, radicais quebraram a fachada de um banco, e incendiaram vários contentores de lixo.

Em Cuba, o Dia do Trabalho em Havana foi marcado pela louvação do socialismo.

O governo celebrou a data com um desfile capitaneado pelo presidente Raúl Castro, na Praça da Revolução de Havana, em que se reiterou o compromisso com o socialismo, no ano que marca o 50º aniversário da revolução.

Dezenas de milhares de cubanos repetiram a tradicional marcha do Dia dos Trabalhadores com cartazes de apoio ao governo e slogans conclamando a "trabalhar e ser mais eficientes".

Em Porto Rico, milhares de pessoas participaram de uma passeata em protesto contra um plano que pode suprimir mais de 30 mil funcionários dos seus postos de trabalho. Não há registros de incidentes

No Paraguai, milhares de trabalhadores se manifestaram nas ruas principais de Assunção, no Paraguai, a fim de recordar ao presidente e ex-bispo Fernando Lugo a sua respectiva promessa de reformar o país.

Na Colômbia, as centrais operárias e de aposentados mobilizaram milhares de trabalhadores com palavras de ordem contra o desemprego e a possibilidade de reeleição do presidente Álvaro Uribe. O alcance de uma saída negociada para o conflito armado que o país vive também foi defendido nas marchas comemorativas do Dia do Trabalho.

Durante o evento vários jovens apedrejaram carros da polícia que acompanhavam a manifestação."

Fonte: www.folha.com.br