segunda-feira, 25 de maio de 2009

Refrigerantes: saiba por que é melhor evitá-los.



Eles têm sabor de festa e são adorados principalmente pelas crianças. Muitas pessoas bebem diariamente esses líquidos e algumas são até mesmo viciadas e chegam a substituir a água por eles. Falo dos refrigerantes, que nem sempre são tão inofensivos como parecem.


Para você ter uma idéia, em apenas uma semana, foram divulgados dois estudos que apontam os riscos que essas bebidas podem representar para a saúde humana, como você vai ler a seguir:

Sete refrigerantes têm substância cancerígena

Uma pesquisa realizada com 24 refrigerantes pela Pro Teste --Associação Brasileira de Defesa do Consumidor-- verificou que 7 tipos da bebida contêm benzeno, substância potencialmente cancerígena.

O benzeno surge da reação do ácido benzoico com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância", diz.

A química Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e integrante da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, diz que o composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.

O fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer --há organismos mais e menos suscetíveis. "Mas não somos um tubo de ensaio para saber se resistimos ou não, e não há limites seguros de tolerância. O ideal, então, é não consumir", diz Arcuri.

O benzeno está presente no ambiente, decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Na indústria, é matéria-prima de produtos como detergente, borracha sintética e náilon.

O efeito do benzeno é lento mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.

Refrigerante em excesso pode prejudicar os músculos.

As pessoas que bebem muito refrigerante diariamente podem ter sérios problemas musculares e até cardíacos devido à queda do nível de potássio no sangue, revela um estudo publicado pelo "International Journal of Clinical Practice".

A ingestão exagerada dessa bebida reduz o nível da substância no sangue, o que provoca transtornos do ritmo cardíaco --que podem até matar, destaca o doutor Moses Elisaf, da Universidade de Ioannina, na Grécia.

Antes de chegar a esse extremo, a redução do potássio provoca debilidade muscular, palpitações e enjoos.

O estudo foi realizado com pessoas que bebiam entre dois e nove litros diários de refrigerante, incluindo mulheres grávidas internadas.

Uma gestante que bebia três litros de refrigerante por dia apresentava cansaço, perda de apetite e vômitos, enquanto outra, que consumia até sete litros diários (antes da internação), sofria de debilidade muscular.

Após deixar de beber refrigerante e tomar potássio, as duas pacientes se recuperaram, destaca o estudo.

A redução do potássio é provocada por três componentes muito presentes em certos refrigerantes: glicose, frutose e cafeína.




Outros estudos apontam que os refrigerantes causam danos irreversíveis também para a estrutura superficial dos dentes, tanto do esmalte como da dentina.


Portanto, diante de tudo isso, o melhor é optar pelos sucos saudáveis ou mesmo pelo mais divino dos líquidos que é a nossa bendita água.

Um comentário:

Missao disse...

Uma CONTRIBUIÇÃO para PREVENÇÃO de PROBLEMAS no FUTURO

A ÁGUA, também, precisa ser utilizada com SABEDORIA – uma boa quantidade ao acordar contribui muito para a eliminação das TOXINAS formadas no Organismo Humano, mas daí para frente beba o necessário para matar a SEDE.

Muita ÁGUA recomendado pelos Profissionais da Área da Saúde não é recomendável porque ela leva para a URINA as TOXINAS, mas leva muitas outras substâncias importantes causando desequilíbrios que prejudicam o correto funcionamento da Máquina Biológica do Ser Humano.

O Refrigerante, também, funciona de forma similar a água, portanto o excesso é prejudicial. Aqui não considerei outros aspectos, como o que segue.

Alguns Refrigerantes (descubra quais os refrigerantes – eles já foram questionados, mas não deu em nada ... ) que contém como um Aditivo Acidulante, o Ácido Fosfórico, o uso excessivo (vício), também, também produz desequilíbrios que podem afetar a estrutura óssea, dentição (deformação da arca dentária), entre outros.

Todos os Refrigerantes utilizam Aditivos Acidulantes, Aromatizantes, entre outros, que na maioria das vezes são sintéticos.

Se seu Filho (a) é VICIADO em qualquer REFRIGERANTES faça de tudo para eliminar esse VÍCIO porque com o passar do tempo os PROBLEMAS vão ocorrer e ser TARDE ... Há RELATOS que VALEM muito mais que muitas PESQUISAS que mostram apenas uma FACE da MOEDA.

Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

MISSAO TANIZAKI
Fiscal Federal Agropecuário
Bacharel em Química
missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
Equipe BR do AGUAPÉ
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR