quarta-feira, 13 de maio de 2009

Bhtrans inicia intervenções na Raja Gabaglia



A Empresa de Transporte e Trãnsito de Belo Horizonte-Bhtrans iniciou, no final da semana passada, as intervenções na Avenida Raja Gabaglia, para garantir mais segurança aos pedestres.

No dia 14 de março último, postei neste blog uma matéria com o seguinte título: Pedestres precisam e querem mais segurança na Raja Gabaglia, onde denunciava a insegurança enfrentada no dia-a-dia pelos transeuntes que atravessam diariamente e várias vezes ao dia, essa que é uma das mais movimentadas e perigosas avenidas da capital mineira.


Após a publicação da matéria, na segunda-feira, dia 16, liguei para a assessoria de imprensa da Empresa de Trânsito de Belo Horizonte, falei sobre a matéria do blog e pedi para que fizessem a gentileza de conseguir um representante da empresa para dar uma entrevista no Revista da Tarde sobre os vários problemas apontados.


Na terça-feira, dia 17 de março, publiquei um novo artigo onde anunciava que a Bhtrans tinha sido convidada a falar no Revista da Tarde sobre o assunto.


Na sexta-feira, dia 20 de março, a assessoria comunicou a participação do Diretor de Ação Regional e de Operação da Bhtrans, Edson Amorim de Paula, no quadro Trânsito em Revista do Revista da Tarde.


E assim aconteceu.Durante a entrevista, que foi ao ar às 13 horas, Edson Amorim admitiu que o cruzamento na altura do número 1785 da avenida Raja Gabaglia é realmente complicado, que a sinalização é de alta complexidade, que o trânsito é carregado, que não existe sistema viário alternativo na região e que é realmente necessária uma manutenção urgente no local .


Perguntei a ele se existia a possibilidade de se construir naquele ponto uma passarela, reivindicação antiga e que foi aprovada pelos moradores no Orçamento Participativo e ele disse que essa seria a última solução, embora não esteja descartada. Edson explicou que o projeto de uma passarela apresenta vários inconvenientes, entre eles a construção de rampas de até 80 metros de altura.


Entretanto, o diretor da Bhtrans prometeu iniciar intervenções no local e garantiu recuperar a pintura das faixas de pedestre, aumentar o tempo dos semáforos para travessia de transeuntes e disciplinar o uso dos passeios que não podem ser invadidos pelos veículos. Amorim também acenou com a possibilidade de instalação de um outro semáforo de pedestres na região.

E na última semana, a BHtrans começou a atender nossas reivindicações e realizou a pintura das faixas de pedestre no cruzamento da Avenida Raja Gabaglia, com Rua Gentios.

Além de escrever no blog a matéria cobrando uma solução para o problema e de entrevistar o diretor da Bhtrans sobre o assunto, também enviei um email à Bhtrans pedindo uma solução para os problemas apresentados. E nessa terça-feira, dia 13 de maio, a Bhtrans enviou-me a seguinte resposta:

"Prezado (a) Sr(a),
Em resposta ao protocolo n.o 603092009 - Informamos que foi elaborado o Projeto Operacional 16H-033/09M para manutenção de sinalização horizontal existente no trecho. Informamos ainda que está sendo desenvolvido o projeto para melhoria da segurança nas travessias de pedestre na Av. Raja Gabaglia próximo a rua Gentios.
Atenciosamente, Gerência de Informação - BHTRANS (1786). "

Gostaria de agradecer à Bhtrans, através do seu diretor de Ação Regional e de Operação, Edson Amorim de Paula, pelo início das obras, que com certeza, já estão surtindo efeito, uma vez que, com a nova pintura das faixas de pedestre, os veículos passaram a respeitar o espaço de travessia dos transeuntes, o que garante mais segurança a todos.

Esperamos, a partir de agora, que as demais intervenções reivindicadas, como alteração no tempo dos semáforos, instalação de novos semáforos na região e a organização do estacionamento de veículos sobre os passeios sejam realizadas o mais rapidamente possível.


Veja agora como eram e como ficaram as faixas de pedestre depois de pintadas:




Nenhum comentário: