quinta-feira, 25 de junho de 2009

Blog do Pannunzio apresenta o escândalo da Rádio Itatiaia no Senado Federal

O jornalista Fábio Panunzio, especialista em cobertura da política nacional, traz em seu blog várias reportagens sobre o envolvimento da Rádio Itatiaia, sediada em Belo Horizonte-MG, no escândalo de corrupção no Senado Federal.

Divulgarei as matérias dele neste blog, para que você possa conhecer o esquema montado de desvio de dinheiro público, envolvendo ministro e senadores, com o objetivo de beneficiar a Rádio Itatiaia e alguns de seus funcionários e familiares.

Fiquei indignada com as denúncias. E com certeza, você também ficará ao ler esta série de reportagens escritas pelo competente jornalista Fábio Panunzio. Estas reportagens e outras mais sobre os escândalos no Senado Federal, podem ser lidas no blog dele : http://www.pannunzio.com.br/



ESCÂNDALOS NO SENADO: A IMPRENSA TAMBÉM VAI SAIR ARRANHADA

Ao menos três jornalistas que trabalham para veículos de comunicação privados tiveram seus nomes identificados na relação de atos suplementares do Senado. Dois deles foram nomeados por atos secretos e pelo menos um continua recebendo sem prestar nenhum tipo de serviço.
Um desses jornalistas, um fotógrafo nacionalmente conhecido, está "lotado" no Conselho Editorial do Senado. Não há registro de que tenha participado de uma reunião sequer desse conselho ou prestado qualquer tipo de serviço ao órgão. O salário está ao redor de R$ 10 mil. As outras duas foram nomeadas para os gabinentes dos senadores mineiros Eduardo Azeredo e Hélio Costa, atual ministro das Comunicações. Ambas trabalham como correspondentes de uma rede de rádio mineira. A relação, nesse caso, parece beneficar mais a empresa, que se valeria dos favores desses políticos para "complementar salários" de sua equipe, do que as jornalistas.
A omissão dos nomes desses profissionais acontece porque ainda não foi possível contatá-los para que esclareçam as nomeações. A divulgação será feita assim que eles tiverem a oportunidade de explicar a natureza do serviço que prestam aos senadores mencionados e ao Conselho Editorial do Senado.

EX-REPÓRTER DA RÁDIO ITATIAIA DIZ QUE ERA FANTASMA INVOLUNTÁRIA DO GABINETE DE HÉLIO COSTA NO SENADO

A jornalista Leid Carvalho confirmou que esteve lotada no gabinete do senador Hélio Costa enquanto atuava como correspondente da Rádio Itatiaia em Brasília, conforme noticiou em primeira mão este Blog. Ela me contou agora há pouco que jamais prestou qualquer tipo de serviço para Hélio Costa. "Eu mantinha com o senador uma relação normal, de repórter e fonte", diz a jornalista, que hoje é sócia de duas emissoras no interior de Minas Gerais.
De acordo com Leid Carvalho, a nomeação para o gabinete do atual Ministro das Comunicações no Senado foi feita por ordem da diretoria da Rádio Itatiaia. Sem dar detalhes, ela afirmou que a emissora foi quem providenciou inclusive a parte burocrática. "Eles tinham todos os meus documentos lá". A ordem, segundo ela, partiu de um dos diretores da rede de rádio, que Leid preferiu não nominar.
"Eu sabia que havia alguma coisa muito errada. Foi por isso que decidi pedir demissão e sair de Brasília", afirma Leid. "Sempre tive uma pulga atrás da orelha. Sabia que uma hora isso viria a público". É a primeira vez, desde que surgiram denúncias de nomeações por atos secretos, que aparece uma suspeita de que empresas privadas com influência política regional podem estar sendo beneficiadas por nomeações irregulares.
O Blog tentou, mas não conseguiu, localizar o ministro da Comunicações neste domingo. Hélio Costa não é o único parlamentar mineiro que nomeou jornalistas que atuam como repórteres políticos em Brasília. Outra profissional da mesma rede aparece entre os nomeados do gabinete do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

OUTRA REPÓRTER DA ITATIAIA É FANTASMA NO SENADOA repórter Gabriela Speziali, correspondente de Brasília para a Rádio Itatiaia, também tem um emprego no Senado da República. Ela está lotada no Gabinete do senador Wellington Salgado (PMDB-MG) desde o fim do ano passado.

O ato de número 2652 foi publicado no dia 02 de dezembro, período que coincide com a contratação da jornalista pela rede de emissora de rádio de Minas Gerais.

No gabinete de Wellington, que é suplente do ministro das Comunicações, Hélio Costa, ninguém sabe quem é Gabriela -- "Gabriela o quê?", pergunta a secretária de gabinete. "Não é daqui não".
O senador Wellington Salgado, em entrevista concedida a este Blog, disse no começo da tarde que nunca teve assessor de imprensa e nem assessores encarregados do serviço de rádio do gabinete.

Procurada pelo Blog, Gabriela Speziali confirmou que estava lotada no gabinete do parlamentar e pediu cinco minutos para voltar a falar com a reportagem. O tempo passou e ela não retornou.

Agora, nem atender o telefone ela atende mais.

Também tentamos contato por diversas vezes com a diretoria de jornalismo da Rádio Itatiaia mas, até agora, ninguém se pronunciou sobre o assunto.

REPÓRTER DA ITATIAIA NÃO ACEITA RÓTULO DE "FANTASMA"

A repórter Gabriela Speziali, da Rádio Itatiaia, não aceita ser rotulada como fantasma. "Eu trabalho muito. Já vivi em vários países", diz a jornalista, indignada com a manchete deste Blog.
Gabriela foi nomeada para o gabinete do senador Wellington Salgado no dia 2 de Dezembro passado, dois meses depois de chegar a Brasília. Desde então acumula as funções de correspondente e assessora parlamentar, em situação análoga à de todos os seus colegas na sucursal brasiliense da rede de rádio mineira.
"Você não pode me confundir. Há pessoas e pessoas" , diz, em tom indignado, fazendo uma comparação entre o caso dela e o da jornalista Leid Carvalho, ex-correspondente da mesma emissora que admitiu jamais ter prestados serviços ao senador Hélio costa.

A equipe do Blog tentou contatar a repórter durante a tarde de hoje. Foram disparados vários telefonemas. Duas vezes ela atendeu. A mim, pediu quinze minutos, dizendo que ligaria de volta.
A pergunta era clara: o que você faz no gabinente do senador Wellington Salgado ?
A repórter Fernanda Muylaert repetiu a mesma tentativa seis vezes. Gabriela ficou de retonar em cinco minutos e parou de atender aos telefonemas. Conseguimos estabelecer contato com ela depois de quase duas horas.

As explicações fornecidas pela correspondente mudaram conforme as conversas avançavam. Primeiro, ela me disse que trabalhava como assessora de imprensa do senador. Depois, falou que fazia gravações de peças de rádio. Confrontada com a informação de que o próprio senador havia negado ter, desde sempre, assessoria de imprensa ou um profissional encarregado do veículo rádio, a versão foi mudando.

"Eu faço textos em formas de release que alimentam um bancos de dados", assegura Gabriela. Pergunto se os releases são publicados em algum lugar. "Não", diz ela, categoricamente. "É um material produzido para a campanha". Campanha de quem ? Ao que se saiba, Wellington não é candidato -- é candidato a suplente de Hélio Costa, de que sem ufana de ter patrocinado a última campanha que, por vias trasnversas, o transformou em senador da República.

Pergunto à minha colega porque ninguém a conhece no gabinete onde está lotada. "Eu não cumpro expediente. Pra ser assessora não tem que bater ponto", diz ela. É um argumento razoável, com o qual concordo. Não precisa ir regularmente. Mas a ponto de ninguém ter a menor noção de quem é ela, que hipoteticamente trabalha no tal gabinete há mais de meio ano ?

A próxima indagação é sobre a rotina que justifica o salário de assessora parlamentar. "Quantas horas por dia você se ocupa de atividades do gabinete ?". Gabriela nào tem uma resposta pronta. Pergunto, então, se todos os dias ela dedica algum tempo à função. "Todo dia, não. Mas eu tenho uma rotina de trabalho", diz ela.

Gabriela está preocupada e eu entendo sua ansiedade. Deve ser uma jovem repórter com muitos predicados. Não duvido de que ela trabalhe muito, como declara. Deve ser uma pessoa valorosa em busca de uma oportunidade séria na Capital da República. Oportunidade que ainda não encontrou. É muto difícil entender releases que não são publicados, versões que vão se adaptando aos argumentos da contradita, explicações que não parecem plausíveis diante do contexto inquestionável que dá conta de que todos os correspondentes de uma mesma cadeia de rádio estão sujeitos aos mesmos vícios éticos.

Mas estas podem ser conclusões apressadas. Enviei a Gabriela um questionário que ela se dispôs a responder. Comprometi-me a publicar na íntegra as respostas. E assim será. Não acho que ela esteja desprovida de qualquer qualidade que diga respeito ao caráter, ao respeito pela própria profissão, nada disso. Acho apenas que ela é vítima de uma condição muito parecida com a dos jornalistas do anos 50, que ganhavam uma miséria e tinham a autorização expressa dos patrões para encontrar outro meio de vida.
Nesse caso, jornalistas são vítimas. Mesmo quando aparentemente adquirem vantagens.



MULHER DO DIRETOR DE JORNALISMO DA ITATIAIA ESTÁ NA FOLHA DO SENADO
A mulher do diretor de jornalismo da Rádio Itatiaia também está lotada no gabinete do senador Wellington Salgado (PMDB-MG). Sônia Maria Ferreira Doti, que mora em Belo Horizonte, foi "contratada" no dia primeiro de fevereiro de 2003 pelo então senador Hélio Costa. Permaneceu no "emprego" quando Wellington Salgado assumiu a vaga do titular, em julho de 2005. E lá está até hoje. O nome da "servidora", comissionada como assistente parlamentar, aparece no Portal da Transparência, que desde ontem lista todos os funcionários do Senado.

Ninguém a conhece no gabinete. Desde as 8 horas da manhã desta quinta-feira o Blog está tentando localizar a servidora. Na primeira ligação, um homem chamado Antônio disse que não havia nenhuma Sônia Maria naquele gabinete. Logo depois, uma das secretárias, ao ser indagada sobre uma assessora chamada Sônia Maria, passou o número de um telefone celular. O número, que começa com o prefixo 61-9968, pertence realmente a uma Sônia. Mas se trata de uma homônima de Sônia Maria Ferreira Doti. Já no fim da manhã três outras servidoras, que declararam conhecê-la, não souberam dizer a idade nem a cor do cabelo de Sônia Maria.

Tentamos um contato com o ministro Hélio Costa às 9 horas por meio da assessoria de imprensa. A assessora, que estava ao lado do ministro em um evento em São Paulo, ficou de retonar a ligação. Passadas mais de quatro horas isso ainda não aconteceu. O Blog também vem tentando contatar o jornalista Mácio Doti desde domingo passado. Márcio não retornou nenhuma das ligações. Somente na manhã de hoje foram disparados cinco telefonemas. Mais uma vez não houve resposta.

A nomeação da esposa do diretor de jornalismo da Itatiaia é a quarta a relacionar funcionários da maior rede de rádios de Minas Gerais a políticos daquele estado. A correspondente Aparecida Ferreira admitiu que presta serviço ao senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), informação confirmada pelo gabinente. A jornalista Leid Carvalho, que foi repórter política em Brasília até o ano passado, admitiu que foi lotada no gabinete do atual Ministro das Comunicações no Senado, embora não prestasse nenhum tipo de serviço. A repórter Gabriela Speziali, em Brasília há oito meses, também aparece na relação de funcionários de Wellington Salgado.

Segundo Leid Carvalho, a emissora foi que providenciou a indicação e cuidou dos trâmites burocráticos para a posse no cargo público. A revelação da ex-repórter fez emergir a suspeita de que há um esquema em que políticos complementam, com dinheiro público, salários miseráveis que a emissora paga a seus repórteres. A se confirmar, esse esquema gerou uma indústria de sinecuras que vincula inexoravelmente jornalistas políticos e parlamentares com mandato federal, comprometendo a informação que é levada ao público.

O Blog conseguiu contato com o senador Wellington Salgado agora há pouco. Ele confirmou que Sônia está lotada no gabinete, mas se recusou a dizer o local onde ela prestaria serviço. "Ela faz os nossos contatos políticos, a nossa agenda, a assessoria e faz bem. Contratei ela para a função que exercia. Ela já vinha (do tempo do Hélio Costa) e eu continuei", disse o parlamentar.
Wellington Salgado não quis, no entanto, revelar se sabia do vínculo de parentesco entre a "funcionária" e o chefe de jornalismo da cadeia mineira. "Não tem condições (...) procurar saber quam é o marido, quem é o amante, quem é a mulher, quem é o contato", afirmou. O senador também não quis responder qual a formação acadêmica ou profissional da "assessora".

Márcio Doti também foi assessor de imprensa da prefeitura de Nova Lima ao mesmo tempo em que dirigia o jornalismo da Itatiaia. Ao sair, deixou uma filha em sua vaga, que já não trabalha mais para a prefeitura do município.

Todas as pessoas citadas nesta reportagem foram exaustivamente procuradas pelo Blog. Está resguardado o direito de manifestação dos que até agora não foram localizados.
Escrever comentário (4 Comentários)

Última atualização ( Qui, 25 de Junho de 2009 14:58 )


ESCRITO POR FÁBIO PANNUNZIO QUI, 25 DE JUNHO DE 2009 11:21


FORA DO ARÉ impressionante o silêncio da imprensa de Minas Gerais sobre as denúncias que vêm sendo apresentadas neste Blog. Nenhum veículo de comunicação, apesar da repercussão do assunto na internet, tocou no assunto. O público da Rádio Itatiaia permenece sem qualquer explicação.

No site da emissora, o destaque é para a quebra do recorde histórico de audiência. O último post diz que "a Rádio Itatiaia superou, mais uma vez, seus próprios recordes: dados referentes a maio de 2009, fornecidos pelo IBOPE, demonstram mais um crecimento sucessivo da audiência da emissora em Minas Gerais. Em maio de 2009, a Itatiaia atingiu a impressionante marca de 1.807.126 ouvintes!".

O sindicato dos jornalistas, a FENAJ, os veículos concorrentes, ninguém se manifesta. Será que em Minas Gerais sinecura para jornalistas é socialmente recomendável ?

Escrever comentário (0 Comentários)

Última atualização ( Qui, 25 de Junho de 2009 16:58 )


ESCRITO POR FÁBIO PANNUNZIO QUI, 25 DE JUNHO DE 2009 14:23
===============

PRESIDENTE DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DE MG CONDENA PRÁTICAS DA ITATIAIA
O presidente do Sindicatos dos Jornalistas de Minas Gerais, Aloísio Morais Martins, repudiou hoje as práticas da Rádio Itatiaia que vêm sendo denunciadas por este Blog. Aloísio ainda não se reuniu com os demais diretores para discutir o problema. Mas, afirmou, na seção de comentários do Blog , que "pessoalmente - já que a questão ainda não foi discutida com a diretoria do Sindicato -, logicamente repudio a iniciativa tomada pela Rádio Itatiaia, com a conivência ou não do profissional de jornalismo".

Segundo ele, o respeito à ética é objeto de preocupação constante por parte do sindicato. "As coisas hoje estão melhores. No passado, chegamos a identificar um mesmo jornalista com nove empregos", disse ele ontem, por telefone. Ainda sobre a Itatiaia, Martins afirmou que "o caso é uma afronta à ética e ao bom jornalismo. Práticas como essa devem ser expostas e condenadas por todos para que se dê um fim a elas. Tenho certeza de que esta também é a posição dos demais membros da diretoria do Sindicato".

Escrito por Fábio Pannunzio Sex, 26 de Junho de 2009 14:02

Nenhum comentário: