domingo, 13 de setembro de 2009

Filho de prefeito cassado vence as eleições em Conceição do Mato Dentro mas pode não tomar posse

Terminou por volta das 8 horas da noite, a apuração dos votos das eleições extemporâneas, realizadas em Conceição do Mato Dentro neste domingo. Venceu o candidato Breno Costa Júnior, filho do prefeito cassado Breno Costa. Por ter concorrido sub judice, Breno Costa Júnior e seu vice Geraldo Pereira Campos podem não tomar posse, até que o caso seja julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de MG.

Veja aqui a matéria do TRE-MG sobre o assunto:

"Foi realizada neste domingo a eleição extemporânea para escolha do novo prefeito e do novo vice de Conceição do Mato Dentro. O candidato Breno José de Araújo Costa Júnior (DEM), da Coligação “Reconstruindo Conceição" (DEM/PR/PC do B), concorreu sub-judice, pois teve seu registro negado pelo TRE. Ele foi considerado inelegível por ser filho do prefeito do município, que continuou no cargo até a última sexta-feira. Por estar com a candidatura sub-judice, os votos dados a ele, seguindo as normas do TSE, foram considerados nulos, até que haja, por parte da Justiça Eleitoral, uma decisão definitiva acerca do indeferimento da candidatura. Se tivesse sua votação computada como válida, a chapa de Breno Costa Júnior e Geraldo Pereira Campos (vice/PR) teria 5.263 votos.

Já a candidata da Coligação "Construção Coletiva" (PP/PDT/PTB/PMDB/PPS/PTC/PV/PSDB), Flávia Mariza Magalhães Saldanha Costa (PMDB) teve 4.223 votos. Seu vice é Francisco Levy Guerra da Silva (PTC).

Os votos brancos foram 176 (1,72 %) e os nulos, contando com os votos de Breno Júnior, 5.816 (56,94%). Do eleitorado apto no município (13.964), compareceram às urnas 10.215 eleitores (abstenção de 26,85%) e a votação ocorreu sem contratempos. A totalização foi encerrada às 19h55min h. Não foi necessária a troca de nenhuma das 49 urnas eletrônicas utilizadas na eleição. A proclamação dos eleitos deve aguardar a definição do registro da candidatura de Breno Costa Júnior.

As novas eleições na cidade são conseqüência da cassação (por rejeição de contas públicas), em maio deste ano, pelo TSE, dos registros das candidaturas a prefeito e vice de Breno Araújo Costa (DEM) e Geraldo Campos (PR), eleitos em 2008".

5 comentários:

Anônimo disse...

Acho pouco provável que o resultado das eleições de ontém (13.09) seja válido. Num ato de total imprudência e desrespeito ao povo conceicionense o prefeito CASSADO, Breno Costa, não quis utilizar do beneficio legal e substituir o seu filho Breno Jr, por outro candidato nas últimas 24 (vinte e quatro horas) antes do início da votação, ou seja, até às 08:00 da manhã do sábado (12.09).Assim, com base em decisões jurídicas parecidas, o recurso apresentado pelo candidato Breno Jr junto TSE, muito provavelmente será rejeitado, este assunto é pacífico de entendimento, não somente no tocante ao tribunal superior eleitoral, mas também na instância máxima de nosso país, o STF, e o pior de tudo, o prefeito CASSADO e seu filho candidato, sabiam disto a todo instante, desde o momento do registro de sua candidatura......por imprudência, falta de respeito com os eleitores e vaidade política preferiram concorrer assim mesmo, numa eleição que brevemente será decretada inválida....
É triste.......
Parabéns Deborah, pela democracia do espaço....

Unknown disse...

Está ai, bem claro para que quiser ler!Dois candidatos com sua candidatura interferidas pelo tre.Eu acho isso uma vergonha para Conceição, uma cidade de paz, de cultura,e de pessoas de bem.Conceição mais uma vez estar sujeita ha novas eleições, ah mais ataques, e mais poluição sonora que virá provavelmente com mais uma eleiçao.Repito o que disse no meu outro comentario"Se os politicos de nossa cidade querem mesmo o bem para ela" Porque fazem isto?Porque deixam a cituaçao chegar ah esse ponto?
EU como cidadao conceicionense me cinto envergonhado quando penso que terei nao so eu mais toda a cidade e aqueles que ah visitam, como aconteceu com a Deborah quando vei visitar sua cidade natal e ter que passar pelo extras que ela passou.
Eu ainda não voto, mais tenho a concietizaçao que política se faz com:Respeito entres os adversários, respeito com os eleitores e todas que vivem na cidade.
Se algum candiato ver este comentario porfavor reflita mais no que esta fazendo, e pretendendo fazer durante sua campnha e seu mandato.
Muito obrigado, Vitor 13 anos
(Desculpe os erros de português)

Narly disse...

E as histórias de Odorico se perpetuam...

Anônimo disse...

Muito pertinente este Blog, parabéns Deborah Rajão, mesmo não a conhecendo pessoalmente, não poderia esperar algo "jornalistico" tão imparcial vindo de uma profissional que eu acompanho desde a Bom Jesus FM......e, quanto as historias de Odorico de perpetuarem, creio que não, acima de tudo isto, está lá no alto da colina, o nosso milagroso Bom Jesus de Matosinho, e á a ELE que rogo todos os dias para que CMD viva dias melhores, com o povo verdadeiramente lúcido em quem votar para administrar de forma idonea e honesta a nossa querida Conceição, o que não é o caso desta última eleição de domingo passado, mais uma vez o povo estava alienado.
Parabéns Vitor, continue assim opinando e discutindo a política como gente grande, quem sabe num futuro proximo vc não será um de nossos representantes.....
beijos

Gercilene disse...

Meu BOM jesus oque aconteceu com o povo de minha cidade?ONDE ESTA O BONSENÇO?Nasci nesta cidade de boa gente, onde aprendi que ser onesto è o caminho certo a seguir. Que pena que hoje fora de minha cidade eu tenha que ouvir tais abisurdos como essas eleiçoes e o que è pior, como pode um povo tao carente de justiça social como o nosso se deixar enrredar por esses representantes. Que pena que nosso povo nao saiba o valor q tem cada um deles ,e que nao se levante e faça algo para salvar a dignidade de nossa terra! Debora parabens pelo seu blog. VC è uma otima jornalista.