quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Gracias a la vida!

Hoje quero fazer uma homenagem especial à grande cantora argentina Mercedes Sosa, que está hospitalizada há 12 dias no Sanatório de La Trinidad, hospital de Buenos Aires, devido ao agravamento de um problema hepático e respira com ajuda de aparelhos.

A voz grave, bela e forte de Mercedes Sosa marcou muito a minha juventude. Para nós, jovens dos anos 80, além de uma grande artista, ela representava força, garra e carisma.

Considerada uma das mais importantes cantoras populares do continente, Mercedes teria desenvolvido, segundo o comunicado do hospital, uma "disfunção renal progressiva", que agravou seu estado de saúde. Em março deste ano, Mercedes já havia sido internada, para tratar um quadro de pneumonia e desidratação, e em 2003, um problema cardíaco a afastou da carreira durante alguns meses.

''La Negra'', como a chamam com carinho seus fãs, vive atualmente um de seus melhores momentos, fruto do álbum ''Cantora 1'', indicado a três prêmios Grammy Latino 2009, mas que teve sua turnê de shows interrompida no início de setembro último, devido aos problemas de saúde de Mercedes.

Aos 74 anos, Mercedes é uma das mais representativas artistas da América Latina e intérprete de clássicos do cancioneiro argentino, como "Será posible el sur?'' e ''Amigos míos''. Conhecida militante de esquerda, foi peronista na juventude, ferrenha opositora do ex-presidente Carlos Menem nos anos 90 e entusiasmada eleitora do ex-presidente Néstor Kirchner e de sua mulher, Cristina Kirchner.

A música que eu mais curtia ouví-la interpretar e que também era a mais cantada nas rodas de viola tão comuns nos anos 80, quando reuníamos os amigos para conversar e soltar a voz, era Gracias a La Vida, cuja letra foi escrita pela compositora, cantora, artista plástica e ceramista chilena, Violeta Parra.

Para mim, Mercedes Sosa, será sempre lembrada pela forte energia que transmite através de suas interpretações, uma verdadeira reverência à vida, à liberdade e à justiça social.

Com vocês, Mercedes Sosa, interpretando com sua voz de contralto belíssima, Gracias a La Vida:

Nenhum comentário: