quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Coma devagar e perca peso.


Um certo dia encontrei uma jornalista que conhecia há muito tempo e percebi que ela estava bem mais magra do que sempre fora. Como as mulheres quase nunca resistem em fazer perguntas umas às outras quando o assunto é relacionado à vaidade, boa forma, saúde, casamento, amores entre outras "cositas" mais, logo perguntei a ela: - o que você fez para emagrecer tanto? E ela respondeu-me prontamente: - Passei a comer devagar. Perdi 10 quilos mastigando melhor os alimentos!

Fiquei surpresa, pois nunca imaginara que alguém poderia perder tantos quilos apenas através de uma melhor mastigação. Também fiquei encantada com a possibilidade de poder emagrecer sem grandes sacrifícios. Por isso, depois dessa conversa, passei a observar mais meu modo de comer e a controlar, dentro do possível, a pressa, na hora de me alimentar.

E hoje, muito tempo depois desse papo com minha colega jornalista e de ler várias dicas de nutricionistas sobre os benefícios de uma boa mastigação, deparei-me com uma matéria na internet sobre o assunto, publicada nesta quinta-feira. A reportagem mostra um estudo, realizado recentemente por cientistas americanos, que comprova justamente essa teoria: quanto mais mastigamos os alimentos menos calorias ingerimos e consequentemente, emagrecemos.

Se você quer saber por que isso acontece, leia a matéria abaixo, que acredito eu, possa até mesmo servir de incentivo para uma mudança de hábito para todos que se alimentam com pressa, sem se preocupar com a mastigação correta.

E com certeza, os benefícios para quem aderir à prática, serão vários, pois, além de perder uns quilinhos, também aprenderá a apreciar melhor o sabor dos alimentos, garantirá uma melhor digestão e terá um prazer muito maior na hora de se alimentar. Portanto, vale a pena começar desde já a comer devagar!

Pesquisa comprova que quem come mais rápido ingere mais calorias.

ANAHAD O'CONNOR
do New York Times


As mães sempre pedem aos filhos na mesa de jantar que tenham calma e mastiguem bem a comida. Aparentemente, elas têm um motivo para isso. Pesquisadores descobriram evidências, ao longo dos anos, que quando as pessoas devoram os alimentos acabam consumindo mais calorias do que quando se alimentam num ritmo mais lento. Um motivo é o efeito da ingestão mais rápida sobre hormônios.

Num estudo publicado no mês passado, cientistas descobriram que quando um grupo de participantes recebia uma porção idêntica de sorvete em diferentes ocasiões, eles liberavam mais hormônios que davam a sensação de saciedade quando tomavam o sorvete em 30 minutos, em vez de 15. Os cientistas coletaram amostras de sangue e mediram a insulina e os hormônios do trato intestinal antes, durante e depois do sorvete. Eles descobriram que dois hormônios que sinalizam a sensação de saciedade, ou de estar cheio mostraram uma resposta mais pronunciada quando os participantes tomaram o sorvete mais devagar.

A sensação de saciedade leva a comer menos, como sugeriu outro estudo publicado no "The Journal of the American Dietetic Association" em 2008. Nesse estudo, os participantes relataram maior saciedade e consumiram aproximadamente 10% menos calorias quando comeram devagar, em comparação a quando simplesmente engoliram os alimentos. Em outro estudo, com 3 mil participantes, publicado no The British Medical Journal, as pessoas que informaram comer rapidamente e comer até se sentirem cheias tiveram risco três vezes maior de estarem acima do peso em comparação a outras pessoas.

Em outras palavras, os especialistas afirmam que diminuir o ritmo e saborear mais os alimentos é bom e não dói. Comer mais devagar pode aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a ingestão de calorias.

Nenhum comentário: