quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Insuportável o calor que assola a capital mineira nesta quarta-feira.



Esta quarta-feira de cinzas foi o dia mais quente em Belo Horizonte nos últimos 12 anos, durante o mês de fevereiro, segundo alguns institutos de meteorologia. Os termômetros marcaram 34,3ºC, um a mais que na terça-feira de carnaval, quando a temperatura chegou a 33,3ºC.

A onda de calor é resultado de uma massa de ar quente que está sobre a região desde a segunda quinzena de janeiro. Ela ganhou força em razão da ausência de chuva significativa.

Na tarde desta quarta-feira caiu uma chuva fraca em Belo Horizonte que fez aumentar ainda mais a sensação térmica.

Segundo os meteorologistas, este mês de fevereiro já é o mais quente da história na capital mineira, que sempre se destacou por suas temperaturas agradáveis e seu ar fresco.

A previsão para os próximos dias na Grande BH, Sul de Minas, Zona da Mata e Triângulo Mineiro é de céu parcialmente nublado durante o dia e ocorrências de chuvas isoladas no fim da tarde.

Nesses locais, os institutos de meteorologia não descartam a possibilidade de chuva de granizo. Já as regiões Leste e Nordeste devem continuar com dias de muito calor, registrando temperaturas entre 37º e 39º.

Diante deste quadro inevitável, o jeito é hidratar, tomar duchas rápidas ao longo do dia, apelar para os ventiladores e torcer para que durante a noite a temperatura fique mais amena para que possamos dormir em paz...Amém.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia Deborah.

Além das prováveis alterações climáticas, existe a teoria das "ilhas de calor". O concreto impermeabiliza grandes áreas e reflete a radiação solar, emitindo mais calor.

Felicidades em sua jornada!