sábado, 1 de janeiro de 2011

Boa sorte, presidenta!



Política



Dilma Rousseff recebe de Lula a faixa de presidente em cerimônia no Palácio do Planalto; veja



Fiquei imensamente orgulhosa ao assistir hoje à posse da primeira mulher presidenta do Brasil! 

Sinto-me esperançosa e acredito que, com Dilma, teremos um país cada vez mais justo e menos desigual.

Tenho certeza que ela vai governar com competência, firmeza mas, sobretudo com alma feminina, privilégio de quem tem a missão de gerar e preservar a vida.

Por tudo isso, sinto-me extremamente confiante que Dilma continuará o belo trabalho realizado pelo presidente Lula e o Brasil se tornará cada vez mais um país de todos e para todos. 

 Parabéns, Dilma! Boa sorte, presidenta!



Leia agora um resumo do discurso emocionante proferido hoje pela presidenta Dilma durante a posse em Brasília, neste sábado. 

Dilma diz que combate à pobreza será luta "mais obstinada" de seu governo
BBCbrasil.com

Em seu primeiro discurso como presidente do Brasil, a petista Dilma Rousseff afirmou que “a luta mais obstinada” de seu governo será a erradicação da miséria no país. O pronunciamento foi feito no Congresso Nacional no início da tarde deste sábado, logo após Dilma ter sido empossada como a primeira mulher presidente do Brasil.


“A luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos. Uma expressiva melhora ocorreu nos dois mandatos do presidente Lula, mas ainda existe a pobreza a envergonhar e a impedir a nossa afirmação plena como povo desenvolvido”, disse Dilma.

Antes, em cerimônia no Congresso Nacional, Dilma e seu vice, Michel Temer, prestaram juramento à Constituição e foram declarados empossados pelo presidente do Senado, José Sarney. Além de Dilma, Temer e Sarney, compunham a mesa o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cesar Peluzo, e outros congressistas.

Mulher 

Primeira mulher presidente, Dilma afirmou que a sua eleição “dignificava cada mulher brasileira”. “(A eleição) vem abrir portas para que muitas mulheres possam ser presidentas, e para que, no dia de hoje, todas as mulheres brasileiras sintam orgulho de ser mulher”, disse Dilma.

No discurso, a petista também elogiou seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. “Sob sua liderança, o povo brasileiro fez travessia para outra margem de nossa história. Minha missão é consolidar essa passagem”.

Segundo a presidente, o governo Lula, no qual atuou como ministra desde 2003, reduziu “uma histórica dívida social, resgatando milhões de brasileiros da tragédia da miséria e ajudando milhares a alcançar a classe média”. “Mas num país com a complexidade do nosso é preciso querer mais, inovar mais, buscar novos caminhos”, disse. 

Liberdade e estabilidade 


A presidente também disse ter um compromisso “inegociável com a garantia plena das liberdades individuais, da liberdade de culto e de religião, da liberdade de imprensa e de opinião”. “Reafirmo que prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras. Quem, como eu e tantos outros da minha geração, lutamos contra o arbítrio e a censura, somos naturalmente amantes da mais plena democracia e da defesa intransigente dos direitos humanos.”

Dilma disse ainda que a redução das desigualdades de renda e regionais ocorreria por meio do crescimento econômico e prometeu manter a estabilidade econômica e combater a inflação. “Isso significa, reitero, manter a estabilidade econômica como valor absoluto. Já faz parte de nossa cultura recente a convicção de que a inflação desorganiza a economia e degrada a renda do trabalhador. Não permitiremos, sob nenhuma hipótese, que esta praga volte a corroer nosso tecido econômico e a castigar as famílias mais pobres.”



Um comentário:

Anônimo disse...

Boa sorte, presidenta! Parabéns pela cobertura. Abraços. Dayrell.