domingo, 16 de outubro de 2011

De cama e mesa




Todas as noites, tenho o costume de fazer um chá para tomar antes de dormir. Essa é uma prática que já se tornou indispensável para que eu tenha uma noite de ótimo sono e lindos sonhos.

Tenho o costume de fazer chás de erva doce ou capim cidreira, geralmente de saquinho. Também uso muito o  hortelã e manjericão frescos, que compro  no sacolão e que são os meus preferidos. O de hortelã eu adoro preparar e tomar acompanhado de um bom pedaço de chocolate amargo e o de manjericão eu gosto de beber enquanto degusto um biscoitinho ou um pão integral com geléía e requeijão.

Os chás são maravilhosos, pois fazem bem para o corpo, mente e alma. Eles relaxam e ajudam a limpar o nosso organismo e são usados para a cura de várias doenças.

Quando compro o manjericão ou  hortelã, lavo bem os galhos com suas folhas e depois os coloco em um copo com água limpa. Dessa forma, mantenho as folhas sempre frescas e verdinhas. Mas é importante lembrar de trocar a água do copo diariamente.para que as ervas se mantenham frescas por vários dias.

O uso do manjericão como calmante e sonífero natural, eu descobri por acaso, fazendo um teste com algumas folhas que acabara de comprar e, desde então, nunca mais parei de usar.

Portanto, deixo aqui essa dica para quem sofre de insônia: Use o chá de manjericão. Para preparar, basta ferver a água e colocar as folhas, deixá-las em infusão por cerca de 10 minutos e depois tomar.

E agora, conheça um pouco mais sobre essa erva  considerada mágica :




MANJERICÃO



  • Nome Científico: Ocimum basilicum
  • Nome Popular: Manjericão, alfavaca, alfavaca-de-jardim, alfavaca-doce, basilicão, basílico, manjericão-de-molho, manjericão-doce, manjericão-grande, erva-real, alfavaca-cheirosa, alfavaca-d’américa, manjericão-branco, manjericão-de-folha-larga
  • Família: Lamiaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Índia
  • Ciclo de Vida: Perene
  • Composição: cálcio e vitaminas A e B2

O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, sendo, inclusive, considerado sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deusVishnu. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários.

O manjericão apresenta caule ereto e ramificado, e atinge cerca de 0,5 a 1 metro de altura. Suas folhas são delicadas, ovaladas, pubescentes e de cor verde-brilhante. As inflorescências são do tipo espiga e compostas por flores brancas, lilases ou avermelhadas. Sua polinização é cruzada e os frutos são do tipo aquênio, de coloração preto-azulada. Ocorrem mais de 60 variedades diferentes de manjericão, com variações na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma.

Além do sabor especial que a erva garante aos pratos em que é acrescentada, também é aplicada terapeuticamente como, por exemplo, em infusões para gargarejos contra dores de garganta; em bochechos para cicatrizar aftas; em tosses, resfriados ou crises de bronquite e como sedativo suave, que ajuda a combater dores de cabeça, enxaqueca e gastrite.
No caso de problemas de garganta pode usá-lo como gargarejo e também tomá-lo como chá.
e também é bom para quem tem problemas de colesterol.

O manjericão também ajuda a evitar o estresse.

O manjericão e a culinária

Todos nos conhecemos os benefícios do manjericão na culinária. .Eu amo a pizza Marguerita com bastante manjericão. Em um bom molho de tomate também não pode faltar essa erva maravilhosa.

Você pode congelar o manjericão para conservá-lo na geladeira, caso não tenha uma planta fresca para fazer aquele molho pesto, ou mesmo um molho de tomate.

E no caso de você utilizar a erva seca, compre em pequenas quantidades e consuma rapidamente.

Nenhum comentário: