quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Resoluções de Ano Novo: fazer ou não fazer?



Você é do tipo que faz uma listinha com metas a serem cumpridas toda vez que chega um novo ano? Pois saiba que fazer resoluções de ano novo nem sempre é uma atitude que traz benefícios. Pelo menos é o que diz uma reportagem divulgada pela BBC. Leia a matéria abaixo e saiba mais sobre o assunto:


Resoluções de Ano Novo podem fazer mal

O tradicional hábito de fazer uma lista de resoluções para o Ano Novo pode fazer mais mal do que bem, advertiu uma ONG britânica para saúde mental.

Segundo a Mind, resoluções que se concentram em imperfeições físicas, como perder peso, criam uma auto-imagem negativa.

E se os planos não se materializarem, podem despertar sentimentos de fracasso e inadequação, de acordo com a ONG.

O diretor-executivo da organização, Paul Farmer, disse que se concentrar em problemas ou questões que causam insegurança pode trazer uma sensação de desespero, baixa auto-estima e até uma leve depressão.

"Nós nos punimos pelo que percebemos como falhas e estabelecemos objetivos irreais para mudar o nosso comportamento. Então, não é de surpreender que, quando deixamos de manter as resoluções, acabamos nos sentindo pior do que quando começamos", disse ele.

"Em 2009, ao invés de adotar uma resolução de Ano Novo, pense de maneira positiva sobre o ano que começa e no que você pode conquistar."

Ao invés de resoluções facilmente violáveis, a ONG sugeriu alguns passos para uma melhoria geral da saúde mental em 2009. Abaixo, as recomendações:

Ser ativo, pois exercício libera endorfinas (substâncias químicas naturais do organismo e que despertam uma sensação de euforia e bem-estar) e até uma caminhada leve traz benefícios à saúde mental.

Abraçar a ecologia, uma vez que evidências mostram que uma ligação com a natureza pode melhorar o humor.

Aprender alguma coisa nova, pois isso vai manter a mente estimulada e fomentar a confiança.

Ajudar a comunidade, que pode trazer satisfação tanto para quem faz a colaboração quanto para quem a recebe.
(fonte:BBC)

Pois é, amigo leitor, amiga leitora, se você é do tipo que acredita que as resoluções são mesmo importantes e inclusive já fez a sua listinha com várias metas a serem cumpridas em 2010, saiba agora como realizá-las. E boa sorte para você:

Estudo revela como cumprir com sucesso resoluções de ano novo

Um estudo feito por um psicólogo de uma universidade britânica, divulgado no jornal britânico "The Guardian", revelou o que as pessoas devem fazer se querem concretizar suas resoluções de ano novo.

Segundo a pesquisa, liderada pelo psicólogo Richard Wiseman, da University of Hertfordshire, a maioria das pessoas não consegue cumprir suas resoluções de ano novo por usar estratégias que não funcionam para tentar alcançar seus objetivos.

Mas mudar essas estratégias, optando por exemplo por dividir o objetivo final em uma série de pequenos objetivos e se dar uma recompensa a cada passo, aumenta as chances de sucesso, diz o estudo.

Wiseman disse que as técnicas mais bem-sucedidas tendem a ser aquelas onde a pessoa faz um plano e tenta ajudar a si própria no alcance do seu objetivo.


Auto-ajud
a

Os pesquisadores que trabalharam com Wiseman perguntaram a 700 pessoas quais tinham sido suas estratégias para conseguir colocar em prática suas resoluções para o ano seguinte.

Os tipos de resolução tomadas variavam entre perder peso, desistir de fumar, conseguir um diploma ou começar um relacionamento melhor.

Esse grupo, para tentar alcançar seus objetivos, optou por reprimir desejos, fantasiar sobre o sucesso, adotar um modelo como referência ou simplesmente apostar em sua própria determinação.

Segundo Wiseman, esse tipo de abordagem, frequentemente recomendada em literatura de auto-ajuda, não funciona e pode até ser danoso.

"Se você está tentando perder peso, não basta colocar uma foto de uma modelo na porta da geladeira ou fantasiar sobre ser magro", disse o psicólogo ao The Guardian.

"E, muitas vezes, não conseguir realizar suas ambições é prejudicial porque pode privar as pessoas de seu sentido de autocontrole."

Segredo do Sucesso

Aqueles que conseguiram colocar em prática suas resoluções, além de dividir o objetivo final em passos menores e dar a si próprios recompensas, usaram estratégias como compartilhar seus planos com amigos, focar a atenção nos benefícios alcançados e anotar seus progressos em um diário.

(fonte: BBC)


Seja qual for o seu estilo, se opta ou não por fazer resoluções e traçar metas, eu desejo que você consiga realizar todos os seus sonhos neste ano que nasce. Que ele seja repleto de realizações, paz, amor, saúde e dinheiro. Que 2010 seja um ano maravilhoso para você e todos que você ama. E espero que continuemos juntinhos aqui neste blog.

Um beijo grande e tudo de bom.

Déborah Rajão

Observação: Esta postagem foi sugerida pelo leitor e seguidor deste blog, Jorge Purgly, que também é blogueiro , responsável pelo www.purgly.blogspot.com.

Ele usou a ferramenta Skribit para fazer sua sugestão. Você também pode fazer o mesmo. Use o skribit, instalado abaixo do "Quem sou eu", para sugerir matérias que gostaria de ver neste blog.

Obrigada, Purgly, pela sugestão. Um abraço pra você e feliz 2010.



Nenhum comentário: