quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Um presente de liberdade

Veja que legal esta notícia que demonstra que o futuro está se transformando em presente mais rapidamente do que poderíamos supor e de uma forma tão suave que às vezes nem percebemos ou mesmo damos o devido valor aos avanços tecnológicos construídos pelo homem em sua trajetória na terra.

Leia a matéria abaixo e comprove que o futuro realmente chegou e se transformou em presente. Um presente que pode significar liberdade de ir e vir para várias pessoas:


UFMG apresenta carro autônomo

Nesta quinta-feira, às 14 horas, no estacionamento do Mineirão (entrada pela avenida Abrahão Caram), alunos e professores da Escola de Engenharia fizeram demonstração do carro autônomo desenvolvido na UFMG.Criado pelo Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento de Veículos Autônomos (GPDA) da UFMG, vinculado à Escola de Engenharia, o carro se locomove apenas por comandos computacionais.

Basta que o motorista programe a rota desejada – sistema GPS – e aguarde a execução do comando. Ações básicas como acelerar, frear e virar o volante do veículo também são executadas por sistemas de automação, que podem ser realizadas por comandos de voz ou joystick – como em vídeo games.

De acordo com coordenador do projeto, professor Guilherme Augusto Silva Pereira, do Departamento de Engenharia Elétrica, além do processo de adaptação física do veículo, todos os softwares que dirigem o carro também foram desenvolvidos pela UFMG.

Outra novidade do veículo autônomo é a instalação de uma câmera na parte superior do automóvel, capaz de substituir a visão humana. “Ela detecta buracos, quebra-molas e outras adversidades que aparecem nas pistas”, revela. Após detectar os problemas, o veículo consegue ainda programar as soluções como desviar, frear ou até mudar a rota inicial.

Para os pesquisadores, muito além de um modelo inovador, o projeto visa atender pessoas com dificuldades físicas para operar um veículo comum. “Um motorista com pouca força nos pés, por exemplo, poderá dirigir um carro utilizando um joystick”, afirma Guilherme.

O projeto, iniciado no final de 2007, tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG)

Veja o vídeo:



Nenhum comentário: