terça-feira, 20 de julho de 2010

Festival de Inverno promete movimentar Diamantina-MG, patrimônio histórico da humanidade.


                                                                                                             Déborah Rajão
                         


Começa nesta terça, em Diamantina, o 42º Festival de Inverno da UFMG, cuja programação prossegue até dia 29 e será integralmente realizada na bela cidade histórica mineira. O tema deste ano é Projeções – capturas e processos, com destaque para o cinema. Serão discutidos os diversos aspectos da representação da imagem. Oficinas, debates e eventos vão estimular a reflexão sobre a hegemonia da imagem – marca da cultura do século 21. A proposta é transdisciplinar: discutir o tema sob o enfoque de várias ciências e linguagens artísticas.

Em Diamantina, a extensa programação vai incluir encontros com artistas e pensadores. Sábado, o arquiteto Agnaldo Faria desembarca em Diamantina para falar sobre Processos curatoriais e a Bienal de São Paulo. O compositor, cantor e poeta Arnaldo Antunes faz performance no domingo. Dia 26, será a vez de o documentarista Eduardo Coutinho discutir o cinema atual. O ator e diretor Paulo José vai abordar o teatro e televisão feitos no país, além da produção cinematográfica. Dia 28, o percussionista Naná Vasconcelos põe a música no centro dos debates.

CASA DA GLÓRIA

O Festival de Inverno será aberto hoje, às 18h, no auditório do Instituto Casa da Glória. Às 19h30, o Grupo Malandrinho apresentará o show Os bambas do choro, interpretando peças de Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo. Subirão ao palco os músicos diamantinenses Emerson Pinto (sopros), Felipe Leonardo (cavaquinho), Gleydson Lenner (percussão) e Luis Carlos Rocha (violão).

Às 21h, o Festival de Inverno promove evento especial. Na Igreja de São Francisco de Assis, o cantor e compositor Saldanha Rolim, o poeta Gonzaga Medeiros e o padre Nereu farão recital em homenagem a São Francisco de Assis. Canções, poemas reforçarão a mensagem ecológica e espiritual do protetor dos animais e do meio ambiente. Textos do próprio santo serão lidos.

PROGRAMÇÃO

TERÇA
18h – Abertura. Auditório do Instituto Casa da Glória
19h30 – Show do Grupo Malandrinho. Teatro do Instituto Casa da Glória.
21h – O padre, o poeta e o cantador. Igreja de São Francisco de Assis.

QUARTA
11h – Histórias de cordel, com Murion Cia. de Teatro. Rua do Bonfim.
15h30 – Histórias de cordel. Pátio do
Abrigo do Pão de Santo Antônio.
17h30 – Lançamento dos livros Retra-
tos erráticos, de Régis Gonçalves, e Cadernos de Amorímpar, de Lucia Castello Branco, Gabriel Sanna e Maria José Boaventura. Exibição do documentário Língua de brincar. Casa da Glória.
18h – Abertura da exposição Verticali
dade – Esculturas experimentais, de Petit Georges. Casa de Chica da Silva.
18h30 – Filme Nelson Gonçalves, de
Elizeu Ewald. Teatro Santa Izabel.
21h – Show Luz do meu ser, de Ivo Pe-
reira. Instituto Casa da Glória.

QUINTA
14h – Histórias de cordel, de Murion Cia. de Teatro. Distrito de Guinda.
15h30 – Aula aberta O ator na rua, de Ricardo Puccetti. Rua do Bonfim.
16h30 – Histórias de cordel. Distrito de Sopa.
17h30 – Abertura da exposição Cubro descubro, de Abel Monasterolo. Galeria do Teatro Santa Izabel.
18h30 – Exibição dos filmes A luta, Gabinete das figuras variadas e Guará, ladrão de estrelas, de Fábio Carvalho. Teatro Santa Izabel.
19h30 – A ver estrelas, com Nós Cegos Grupo de Teatro. Instituto Casa da Glória
21h30 – Projeto Viva viola. Com Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias. Praça Doutor Prado.


fonte:www.uai.com.br

Nenhum comentário: