sexta-feira, 22 de outubro de 2010

AMÉRICA LATINA: UM ENCONTRO NECESSÁRIO

foto: George Abner




Ainda dá tempo de participar do projeto AMÉRICA LATINA: UM ENCONTRO NECESSÁRIO que acontece até o próximo domingo, dia 24 de outubro,  em Pedro Leopoldo-MG, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O evento teve início no dia 25 de setembro e desde então, vários países latino-americanos participam de extensa agenda cultural, com oficinas, mostra de cinema, mesas redondas e espetáculos musicais.

O encontro contribui com a integração político-cultural do Brasil aos demais países do continente, representados por Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Peru, Uruguai e Venezuela.

Entre as discussões, há uma série de questionamentos: por que nações tão próximas mantêm-se tão distantes nas relações culturais e políticas? A realidade cultural dos países latino-americanos é bastante diversificada. Cada nação exibe profundos traços culturais, mas aproximam-se sob diversos aspectos, da alegria à receptividade dos povos.

Compreendendo as artes como formas de transmissão de idéias e provocadoras de interações entre pessoas, o AMERICA LATINA reunirá música, cinema, fotografia e debates, demonstrando um recorte da diversidade cultural latino-americana, aproximando o público brasileiro dessas identidades e estimulando o sentimento de unidade entre os povos do continente.

A discussão sobre a unidade é destacada em dois momentos: no debate sobre a Amazônia, a ser realizado no sábado, 23, e no encontro musical dos dias 22, 23 e 24 de outubro. A maior floresta do mundo se estende por nove países e, recentemente, motivou sérias questões diplomáticas, como as atividades de grupos militares, pesquisas internacionais, conflitos por definição de fronteiras, problemática ambiental e questões internas, como a demarcação de terras indígenas.

Cinema


A importância do cinema na construção do imaginário latino-americano também é tema
de debate. O Brasil é um grande consumidor do cinema estadunidense, em que questões
importantes da América Latina são retratadas de forma superficial, ou pejorativa. Para aproximar o cinema latino-americano da realidade brasileira, será realizada uma mostra de filmes e documentários, ao longo de sete dias, no Cine Marajá.

Programação musical

Os encontros musicais procuram fazer um recorte da canção latino-americana preocupada com as questões sociais e políticas do continente. A programação apresenta artistas como a chilena Tita Parra, o venezuelano Jose Alejandro Delgado e o boliviano Luis Rico, que dividirão o palco com os brasileiros Chico César, Nilson Chaves, Pereira da Viola, Dércio Marques, grupo Tarancón e, também, Surlatino e Unión Latina, formados por músicos brasileiros e latino americanos do Uruguai, Colômbia e Peru.


Conheça a Programação para os dias finais do encontro:

Mesas Redondas
Amazônia Latina: Interesses e soberania
Data: 23/10
Horário: 9h às 12h30
Local: Cina Marajá

A imagem da América Latina no cinema
Data: 24/10
Horário: 9h às 12h30
Local: Cine Marajá

Mostra de cinema
Cultura, História, Meio Ambiente, Memória e
Música
Local: Cine Marajá
Data: 16 a 21 de outubro
+ confirmar horários no local ou no livro de
programação

Shows
Sexta, 22/10
Surlatino (Brasil, Bolívia e Peru)
Tita Parra (Chile) + Tarancón (Brasil)
Unión Latina (Brasil, cuba, Colômbia, Uruguai)
Horário: 18h às 22h
Local: Praça da Estação

Sábado, 23/10
Pereira da Viola (Brasil)
Dércio Marques (Brasil)
Luis Rico (Bolívia)
Horário: 18h às 22h
Local: Praça da Estação

Domingo, 24/10
Nilson Chaves (Brasil)
Jose Alejandro (Venezuela)
Chico César (Brasil)
Horário: 18h às 22h
Local: Praça da Estação

Nenhum comentário: