sexta-feira, 15 de abril de 2011

Aproveite: Chocolate faz bem para saúde e os ovos de Páscoa estão mais baratos em BH



A Páscoa está chegando e a data é uma ótima desculpa para os amantes do chocolate se lambuzarem dessa guloseima, que além de deliciosa, faz muito bem para a saúde, conforme  mostram pesquisas recentes:

Chocolate pode conter mais antioxidantes que suco de frutas, diz pesquisa

Uma nova pesquisa sugere que produtos com cacau, principal ingrediente do chocolate, podem ter mais antioxidantes do que sucos de frutas consideradas boas para a saúde justamente por serem ricas em antioxidantes.
Cientistas vêm atribuindo aos antioxidantes - como os flavanoides, substância da classe dos polifenóis - um grande número de benefícios à saúde, entre eles a prevenção de males cardíacos, de alterações no sistema nervoso e até mesmo do surgimento de rugas.
No estudo, pesquisadores do Centro para Saúde e Nutrição da Hershey, uma companhia americana fabricante de chocolates, analisaram e compararam a capacidade antioxidante, o conteúdo total de polifenóis e o conteúdo total de flavonoides de sucos e pós de frutas, cacau em pó natural, chocolate amargo (com maior porcentagem de cacau do que o chocolate ao leite) e um pó industrializado para fazer chocolate quente.
As frutas incluídas no estudo foram açaí, romã, oxicoco (cranberry) e mirtilo (blueberry), chamadas de "superfrutas" devido às suas capacidades antioxidantes.
Debra Miller, uma das líderes da pesquisa, afirmou que, com base no valor nutritivo verificado no estudo, "as sementes de cacau devem ser consideradas uma 'superfruta' e produtos derivados do extrato de semente de cacau, como pó de cacau e chocolate escuro, como 'superalimentos'".
A pesquisa foi divulgada na publicação especializada Chemistry Central Journal.
Chocolate quente
A análise demonstrou que a capacidade antioxidante do cacau em pó foi maior do que as dos pós de mirtilo, oxicoco e de romã, na comparação por grama.
Em relação ao chocolate amargo, a análise não mostrou uma capacidade antioxidante ou presença de polifenóis significativamente maior do que a do pó de romã, mas ela foi maior do que a de todos os outros pós testados.
Mas no chocolate amargo, como no caso do pó de cacau, a presença de flavonoides foi maior do que todos os pós de frutas e o achocolatado.
Na comparação com sucos de frutas, o chocolate amargo e bebidas feitas com o pó de cacau natural mostraram ter maior total de flavanoides. No total, o chocolate só perdeu em capacidade antioxidante e total de polifenois para o suco de romã.
Os cientistas também notaram que o achocolatado fabricado para fazer chocolate quente não tem tantos benefícios oxidantes.
O problema com esses pós é que eles passam por um processo de alcalinização para suavizar o sabor do cacau. Mas, neste processo, os compostos de polifenóis são destruídos.
"Os produtos feitos com cacau alcalinizado têm valores baixos de atividade antioxidante, conteúdo total de polifenóis e conteúdo total de flavonoides", afirma o estudo. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC. 

Uma outra boa notícia é que os preços dos ovos de Páscoa, estão em baixa na capital mineira:

Preço dos ovos de Páscoa cai 13,27% em Belo Horizonte no mês de março


O Procon Assembleia de Minas Gerais divulgou pesquisa realizada em 12 estabelecimentos da capital mineira que revelou redução de 13,27% no preço médio dos ovos de Páscoa entre os mêses de março e abril.

Os ovos da Nestlé apresentaram redução de 26,80%, o preço dos ovos da marca Garoto caíram 3,75%, da Lacta tiveram queda de 10,55% e da Ferrero Rocher de 5,01%. Confira ainda os produtos que sofreram maiores reduções a elevações de preço em Belo Horizonte. 



A pesquisa mostrou ainda que, de um estabelecimento para outro, os produto têm significativa variação de preço. As maiores diferenças foram:



De acordo com o levantamento, das quatro marcas pesquisadas, três apresentaram alteração no peso. Foram pesquisados 35 produtos da Nestlé, sendo que três tiveram aumento na gramatura com variação de 6 a 20 gramas. Foram pesquisados 28 produtos na Garoto, sendo que seis tiveram alteração, com reduções de 15 a 70 gramas.

Foram pesquisados ainda 40 produtos na Lacta, sendo que 11 tiveram alterações, com reduções de peso de 6 a 95 gramas. E na Ferrero Rocher, dos 15 produtos pesquisados, nenhum sofreu alteração.



O Procon alerta ainda que os consumidores não deixem as compras de Páscoa para última hora, já que os produtos de chocolate podem ficar mais caros nas vésperas.

Nenhum comentário: