terça-feira, 24 de março de 2009

Bhtrans promete iniciar intervenções que vão garantir mais segurança para pedestres na Avenida Raja Gabaglia.


Na última sexta-feira, dia 20 de março, recebi um representante da Bhtrans no programa Revista da Tarde, que apresento de segunda a sexta-feira, na Rádio Inconfidência AM 880, pelas ondas curtas de 49 metros 6010 klz e que pode ser acessado no www.inconfidencia.com.br.

Foi uma entrevista proveitosa e que me deixou esperançosa com relação à solução dos vários problemas de trânsito enfrentados pelos pedestres na altura do número 1750 da Raja Gabaglia e que foram apresentados por mim neste blog. Vou explicar por que fiquei animada com a conversa.

No dia 14 de março, sábado atrasado, postei aqui uma matéria com o seguinte título: Pedestres precisam e querem mais segurança na Raja Gabaglia, onde denunciava a insegurança enfrentada no dia-a-dia pelos transeuntes que atravessam diariamente e várias vezes ao dia, essa que é uma das mais movimentadas e perigosas avenidas da capital mineira.

Após a publicação da reportagem, na segunda-feira, dia 16, liguei para a assessoria de imprensa da Empresa de Trânsito de Belo Horizonte, falei sobre a matéria do blog e pedi para que fizessem a gentileza de conseguir um representante da empresa para dar uma entrevista no Revista da Tarde sobre os vários problemas apontados. á
Na terça-feira, dia 17 de março, publiquei um novo artigo onde anunciava que a Bhtrans tinha sido convidada a falar no Revista da Tarde sobre o assunto.

Na sexta-feira , dia 20 de março, a assessoria comunicou a participação do Diretor de Ação Regional e de Operação da Bhtrans, Edson Amorim de Paula, no quadro Trânsito em Revista do Revista da Tarde. E assim aconteceu.

Durante a entrevista, que foi ao ar às 13 horas, Edson Amorim admitiu que o cruzamento na altura do número 1785 da avenida Raja Gabaglia é realmente complicado, que a sinalização é de alta complexidade, que o trânsito é carregado, que não existe sistema viário alternativo na região e que é realmente necessária uma manutenção urgente no local .

Perguntei a ele se existe a possibilidade de se construir naquele ponto uma passarela, reivindicação antiga e que foi aprovada pelos moradores no Orçamento Participativo e ele disse que essa seria a última solução, embora não esteja descartada. Edson explicou que o projeto de uma passarela apresenta vários inconvenientes, entre eles a construção de rampas de até 80 metros de altura.

Entretanto, o diretor da Bhtrans prometeu iniciar intervenções no local a partir da próxima semana. Ele garantiu que vai recuperar a pintura das faixas de pedestre, aumentar o tempo dos semáforos para travessia de transeuntes e disciplinar o uso dos passeios que não podem ser invadidos pelos veículos. Amorim também acenou com a possibilidade de instalação de um outro semáforo de pedestres na região.

Perguntei a ele qual deve ser o papel do cidadão com relação ao trânsito e ele disse que o cidadão pode e deve ajudar a organizar o sistema de tráfego em BH e fazer denúncias e sugestões através do telefone da Bhtrans, 32776500, que funciona 24 horas por dia ou procurar diretamente a Comissão Regional de Transporte e Trânsito em qualquer uma das 9 administrações regionais da capital mineira.

Gostaria de agradecer a Bhtrans por ter nos atendido prontamente e pela disposição em solucionar o mais rápido possível os problemas aqui apresentados. A comunidade que vive ou trabalha na Avenida Raja Gabaglia agradece também.

Com certeza, muitas vidas serão salvas com essas intervenções prometidas e que esperamos sejam realmente iniciadas o mais rápido possível.

Quando as obras começarem, voltaremos falar sobre o assunto neste blog.
.

Nenhum comentário: