sábado, 28 de março de 2009

Participe, você também, da Hora do Planeta, neste sábado!


Hoje, as pessoas do mundo inteiro estão convocadas a apagarem as luzes por uma hora.

Esta é a idéia do movimento 'Hora do Planeta', promovido pela 1ª vez no Brasil pela Organização Não Governamental WWF-Brasil, que convida o mundo todo a mostrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas, por meio de um ato simbólico: apagar as luzes por 60 minutos. O objetivo é chamar a atenção para o tema ambiental e fazer as pessoas pensarem sobre como podem ajudar.

Conhecido mundialmente como 'Earth Hour', a 'Hora do Planeta' será promovida no Brasil pela 1ª vez pelo WWF-Brasil e conta com a adesão e apoio do Rio de Janeiro , a primeira cidade brasileira a aderir à iniciativa. No mundo, mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram que irão aderir.

A Hora do Planeta está prevista para iniciar às 20h30 e vai até as 21h30 deste sábado e pretende ter mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo apagando as luzes por uma hora.
Este movimento vem acontecendo desde 2007, quando contoou com a participação de mais de 2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália.

Já em 2008, o movimento teve 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

No Brasil, este ano, o governo do Estado de São Paulo já se comprometeu em apagar as luzes da Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, Estádio do Pacaembu, Teatro Municipal, Obelisco e Parque do Ibirapuera. Além dos monumentos públicos, instituições da cidade como o Edifício Copan, o Instituto Butantan e o MAM (Museu de Arte Moderna) já anunciaram a sua participação na Hora do Planeta e apagarão as suas luzes externas no próximo dia 28 de março, bem como prédios comerciais como World Trade Center, o Sheraton Hotel e a sede da Vivo, todos na região da avenida Berrini.

Em Belo Horizonte, as luzes do Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas Gerais e a sede do Sistema Estadual de Meio Ambiente, no Centro, estarão apagadas, assim como a sede central da Prefeitura, na Avenida Afonso Pena, além do prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Igrejinha da Pampulha.

O Rio de Janeiro garantiu que que vai desligar as luzes dos principais cartões-postais da 'Cidade Maravilhosa', tais como Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana.

Já em Brasília, serão apagadas as luzes dos principais ícones da capital federal como Congresso Nacional, Catedral, Esplanada dos Ministérios, entre outros.

Em Porto Alegre, a prefeitura do município confirmou que a estátua do Laçador e a Usina do Gasômetro serão os ícones gaúchos que também ficarão no escuro.

Em Curitiba, os ícones da cidade que serão apagados são: Teatro do Paiol, Fonte dos Anjos, Torre da Biodiversidade, Estufa do Jardim Botânico, Linha Verde - Monumento de bambu, as fontes das praças Santos Andrade e Generoso Marques, portais de Santa Felicidade e Polonês, pista de atletismo da praça Osvaldo Cruz, e concha polivalente da Praça Ouvidor Pardinho.

Manaus prometeu que irá apagar as luzes da fachada e interior do Teatro Amazonas, na cidade de Manaus, um importante ícone do norte do país, e do Largo São Sebastião.

Cadastre-se já no site 'Hora do Planeta' e participe também deste movimento.

Nenhum comentário: