quarta-feira, 18 de março de 2009

A pergunta que não quer calar ( 2 ) : existe ou não vida em Marte?


No dia 16 de janeiro deste ano postei neste blog uma matéria com o mesmo título desta que posto hoje e na qual falava sobre uma reportagem que acompanhei na TV Alterosa. Nela, um senhor de 86 anos,chamado Plínio, residente em Governador Valadares-MG(Brasil), revelava a história de uma abdução que ele teria sofrido há 10 anos.

Ele contou que ia para casa, caminhando pelo pico do Ibituruna, famoso ponto turístico de Valadares, quando deparou-se com uma nave espacial pousada em um matagal ao lado da estrada. Segundo ele, dois seres, de cerca de 2 metros de altura, saíram da nave e, de cima de uma escada que não tocava o chão, fizeram-lhe um sinal para que se aproximasse deles.

Ele disse que a nave era bonita e luxuosa e que o teria levado até Marte. Lá, ele teria sido colocado nu sobre uma mesa, onde fora submetido a exames pelos supostos marcianos.

O mais curioso dessa história é que esse senhor, que estava indo para casa no alto do pico do Ibituruna, em Valadares, no Vale do Rio Doce, teria ficado desaparecido por vários dias sem que ninguém soubesse onde ele estava. E só reapareceu dias depois, quando foi encontrado no meio do mato, em Montes Claros, cidade distante mais de 700 km do local onde fora abduzido.

O idoso teria sido localizado por moradores da região, que chamaram a polícia. Os policiais, inclusive, chegaram a fazer um retrato falado dos supostos habitantes de Marte.

Folclore ou não, imaginação fértil ou não desse senhor, a verdade é que a ciência a cada dia avança mais em direção à possibilidade de confirmar a existência de vida em Marte.

É que pesquisadores divulgaram mais informações sobre novas interpretações de dados e fotografias enviados à Terra pela sonda espacial Phoenix, que se encontra em Marte desde maio de 2008. O assunto foi destaque na imprensa mundial nesta quarta-feira e você poderá ler aqui a matéria produzida pela Agência de notícias EFE, em Washington, Estados Unidos e divulgada também pela Folha Online.



Cientistas dizem: Água de Marte é salgada.


Pesquisadores disseram, nessa terça-feira (17), que a água em forma líquida descoberta junto à sonda espacial Phoenix, em Marte, é salgada e poderia estar presente em outros lugares do planeta.


"Há muitas provas que mostram que a água salgada pode ser comum em Marte", disse o geocientista brasileiro Nilton Rennó, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas, Oceânicas e Espaciais da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.


Rennó, que integra o grupo de cientistas encarregado das operações da Phoenix, afirma que esta é a primeira vez que foi detectada e fotografada água líquida fora da Terra.


"A água líquida é um ingrediente essencial para a vida. Essa descoberta tem implicações importantes para muitas áreas, incluindo a possibilidade de haver vida em Marte", disse.



Os cientistas achavam que a água existia no planeta apenas em forma de gelo ou vapor, devido às condições de temperatura e pressão. Mas, em agosto de 2008, Rennó interpretou as imagens da sonda como sendo de líquido. A alta concentração de sais é o que permitiria à água marciana ser líquida em baixas temperaturas.



A Phoenix chegou a Marte em maio de 2008, e transmitiu dados à Terra até o início de novembro. Os cientistas, no entanto, seguem analisando as informações obtidas pela sonda.

Nenhum comentário: