domingo, 29 de março de 2009

Receita do Ouvinte: Quibe Revista da Tarde


Na última sexta-feira, estava trabalhando na Rádio Inconfidência, pela manhã, quando recebi a visita de um ouvinte assíduo do Revista da Tarde, o imortal Roosevelt Highlander, morador do bairro Barreiro, em BH e que sempre colabora com o nosso programa enviando receitas maravilhosas para o quadro Receita do ouvinte.

O Highlander é detentor de um acervo de cerca de 25 mil receitas que ele vem colecionando ao longo da vida, dentre essas, algumas inventadas por ele mesmo.

Na sexta-feira, ele chegou com uma sacolinha na mão e dentro dela estava uma vasilha plástica com deliciosos quibes preparados exclusivamente para mim.

Mas não eram simples quibes comuns, e sim, quibes, cuja receita fora inventada por ele mesmo, em homenagem ao Revista da Tarde, programa que apresento diariamente na Rádio Inconfidência AM 880 e ondas curtas de 49metros 6010KLZ e que pode ser acessado também pelo www.inconfidencia.com.br.

Ao abrir o pote, no Departamento de jornalismo, todos, que lá estavam, comentaram sobre o cheiro maravilhoso que exalara dos quitutes e tomara conta do ambiente. Alguns colegas não resistiram e provaram a deliciosa guloseima, inventada e elaborada com tanto carinho pelo Highlander, o Imortal.

Confesso, que nesse dia, optei por almoçar vários desses deliciosos quibes, cuja receita tenho o prazer de compartilhar também com você, que acompanha este blog.


Quibe Revista da Tarde

Ingredientes

-500g de arroz cozido e frio ( preferência feito um dia antes, o chamado arroz dormido)

-250gr de trigo para quibe

-400ml de água fervente

-4 tabletes de caldo próprio para arroz branco

-sal a gosto

-1 saquinho de sazon para arroz branco

-1 cebola grande picada

-1/2 molho de salsinha e cebolinha

-1 clara de ovo

Modo de preparar

1) Coloque o trigo de molho na água fervida e quente com os 4 tabletes de caldo para arroz dissolvidos nela e deixe por 2 horas.

2) Após esse tempo, junte o arroz, a salsinha e a cebolinha ao trigo e passe essa mistura em uma máquina manual de moer carne ou batata ou, então, use um processador.

3) Adicione a essa massa, o saquinho de sazon, a clara, o sal e amasse bem.

4) Leve para geladeira e deixe por 1 hora.

5) Retire da geladeira e faça bolinhas de 60 gramas cada.

6) Com o dedo médio faça um buraco em cada bolinha e vá alargando sem deixar que ela fure as laterais.

7) Coloque o recheio, feche a abertura e modele em forma de um quibe.

8) Frite no máximo 3 quibes de cada vez, sem mexer muito, para eles não racharem.

Para rechear você pode usar carne moída, carne seca, bacalhau ou peito de frango refogados e também adicionar queijo catupiri ou requeijão cremoso.
=======================================================

Obrigada, mais uma vez, Highlander, pela sua colaboração e, sobretudo, pelo seu carinho e amizade.

Um comentário:

Unknown disse...

A única receita que posso enviar.. é a melhor forma de comer esse quibe!