sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cuidado com as chapinhas!


Uma jovem de 21 anos morreu após receber uma descarga elétrica de uma chapinha de alisar cabelo, nessa quarta-feira , em Petrolina, estado de Pernambuco. Segundo o perito criminal que analisou o local, havia água no chão do quarto e a vítima foi encontrada vestindo apenas roupas íntimas.

A suspeita é que a jovem havia acabado de sair do banho e se trocava quando foi atingida pela descarga elétrica. Ela tinha ferimentos na mão esquerda, que teriam sido provocados pelo choque.

Um caso idêntico a esse aconteceu também no estado de Pernambuco, na cidade de Paulista em agosto de 2009, quando uma menina de apenas 12 anos morreu ao receber uma descarga elétrica também de uma chapinha de alisar cabelo.

Ao ler essas notícias fiquei assustada, pois todos nós, principalmente mulheres, temos o costume quase diário de usar secadores de cabelo ou aparelhos semelhantes no banheiro. E pelo visto isso pode significar um grande risco de vida.

Portanto, todo cuidado é pouco ao manusear eletrodomésticos.

Para que fiquemos atentos e aprendamos a evitar esse tipo de acidente, que é quase sempre fatal, seguem aqui algumas dicas importantes:

A orientação é que nenhum eletrodoméstico deve ser usado no banheiro ou cozinha e, caso seja necessário usar algum aparelho, ele deve ser mantido distante da pia.

Nunca utilize chapinhas ou secador de cabelo no banheiro ou próximo a ambientes com água.

Quanto ao uso de calçados com solado de borracha e luvas, eles são eficientes para pequenos choques, mas não são isolantes perfeitos. Por isso, evite sempre o contato com a água e, na rua, se encontrar um fio de alta tensão, nem pense em tocar, chame o Corpo de Bombeiros.

Se você não tem qualificação para a manutenção de aparelhos elétricos, não tente consertar rádios, chuveiros ou qualquer equipamento.

Ao manusear aparelhos elétricos, mesmo usando calçados com solado de borracha, não toque outra pessoa descalça ou um cachorro. Eles seriam condutores de energia e você pode levar um choque.

Cuidado com eletrodomésticos em mau estado de conservação, a exemplo de ventiladores e geladeiras, que podem causar choque e curto-circuito.

Se o seu equipamento tiver plugue de três pinos, certifique-se de que há tomadas adequadas para sua ligação à rede elétrica.

Sempre desligue os equipamentos quando for limpar ou guardar.

Nenhum comentário: