terça-feira, 4 de maio de 2010

Como enfrentar o vulcão e conquistar o Reino


Hoje resolvi viajar um pouco na Geografia com seus mapas e locais longínquos, aos quais só podemos chegar de três formas: voando, navegando ou pensando.

De avião está muito complicado chegar por onde há poucos instantes estava eu a viajar diante do Mapa Mundi. Para chegar até lá voando teríamos que enfrentar o vulcão da Islândia que insiste em continuar cuspindo labaredas de fogo e fumaça no espaço aéreo dessa região, como mostra a matéria abaixo:


Vulcão fecha espaço aéreo de Escócia e Irlanda do Norte

Agência Estado- -04.05.2010

"A Autoridade de Aviação Civil da Grã-Bretanha informou que vai fechar os espaços aéreos da Escócia e da Irlanda do Norte nesta quarta-feira, às 7h (horário local, 3h em Brasília), por causa dos níveis de cinzas vulcânicas provenientes da Islândia. O vulcão islandês está em erupção há três semanas e a mudança dos ventos ameaça os espaços aéreos britânico e irlandês pela primeira vez em duas semanas. A Irlanda e a Irlanda do Norte fecharam seus espaços aéreos por várias horas nesta terça-feira, mas as operações foram retomadas mais tarde.

A agência de aviação advertiu nesta terça-feira que os padrões de ventos sugerem que a nuvem de cinzas poderia forçar o fechamento de aeroportos na Inglaterra e no País de Gales mais tarde, ainda na quarta-feira. Por enquanto, não foram divulgadas estimativas sobre o horário no qual os espaços aéreos da Escócia e da Irlanda do Norte devem reabrir."


Já que não podemos nem devemos enfrentar o vulcão nas asas de um avião, resta-nos viajar através de nossos pensamentos e imagens construídos com a ajuda dos livros, internet, fotografias, relatos e notícias.

Portanto, viajemos através das ondas mentais que bombardeiam nosso cérebro sempre que sonhamos, já que não podemos caminhar de verdade por trilhas e estradas de outros povos.

Se alternativas não há, crie-mo-las. Portanto, leiamos.

Aproveito para deixar aqui a seguinte dica: que todas as pessoas que intencionam viajar para a Europa, que adiem o projeto por agora. Evitem fazer isso pois, a situação do vulcão da Islândia está muito incerta e a qualquer momento a fumaça das erupções pode voltar a provocar o fechamento completo do espaço aéreo Europeu, como aconteceu há poucos dias e deixou muita gente em situação vexatória.

Conheça agora um pouco mais sobre o Reino Unido.Boa leitura para você:

United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (em inglês: United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland), mais conhecido como Reino Unido, ou pela sigla em inglês UK, é um país insular soberano localizado na costa noroeste da Europa continental. O Reino Unido inclui a ilha da Grã-Bretanha, a parte nordeste da ilha da Irlanda e muitas ilhas pequenas. A Irlanda do Norte é a única parte do Reino Unido com uma fronteira terrestre, sendo a mesma com a República da Irlanda. Fora essa fronteira terrestre, o Reino Unido é cercado pelo Oceano Atlântico, o Mar do Norte, o Canal da Mancha e o Mar da Irlanda. A maior ilha, a Grã-Bretanha, é conectada com a França pelo Eurotúnel.

O Reino Unido é uma união de quatro nações constituintes: Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. O Reino Unido é governado por um sistema parlamentar com a sede do governo em Londres, a capital, e é uma monarquia constitucional com a rainha Elizabeth II sendo a chefe de Estado. As dependências da Coroa das Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas) e a Ilha de Man, formalmente possessões da Coroa, não fazem parte do Reino Unido, mas formam uma confederação com ele. O Reino Unido tem quatorze territórios ultramarinos, todos remanescentes do Império Britânico, que no seu ápice, possuía quase um quarto da superfície terrestre mundial, fazendo desse o maior império da história.

Como resultado do império, a influência britânica pode ser vista na língua, cultura e sistemas judiciários de muitas de suas ex-colônias como o Canadá, Austrália, Índia e os Estados Unidos. A rainha Elizabeth II permanece como a chefe da Comunidade das Nações (Commonwealth) e chefe de Estado de cada uma das monarquias na Commonwealth.

O Reino Unido é um país desenvolvido, com a sexta (PIB nominal) ou sétima (PPP) maior economia do mundo. Ele foi o primeiro país industrializado do mundo e a principal potência mundial durante o século XIX e o começo do século XX, mas o custo económico de duas guerras mundiais e o declínio de seu império na segunda metade do século XX reduziu o seu papel de líder nos assuntos globais.

O Reino Unido, no entanto, permaneceu sendo uma potência importante com forte influência económica, cultural, militar e política e é uma potência nuclear, com o segundo ou terceiro (dependendo do método de cálculo) maior gasto em defesa do mundo. É um Estado membro da União Europeia, tem um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, e é membro do G8, OTAN, OMC e da Comunidade das Nações.

Etimologia

O nome "Inglaterra" é derivado do Inglês antigo "Englaland"(England), que significa "terra dos anglos". Os Anglos foram uma das tribos germânicas que se estabeleceram na Inglaterra durante a Baixa Idade Média. Segundo o Dicionário Oxford, o primeiro uso conhecido de "Inglaterra" para se referir à parte sul da ilha da Grã-Bretanha ocorreu em 897, e sua ortografia moderna foi usado pela primeira vez em 1538.

Geografia

A Inglaterra corresponde à maior parte dos dois terços sul da Grã-Bretanha. É limitada ao norte pela Escócia e ao oeste pelo País de Gales.

As maiores cidades de Inglaterra são:
1º-
Londres: 7.112.091 habs.
2º-
Birmingham: 1.006.500 habs.
3º-
Liverpool: 469.017 habs.
4º-
Leeds: 443.247 habs.
5º-
Sheffield: 439.877 habs.

O Eurotúnel, perto de Dover, liga a Inglaterra ao continente europeu (França).

A Inglaterra, com os seus 49 milhões de habitantes, dos quais cerca de um décimo pertencem a grupos étnicos não-brancos, é a nação etnicamente mais diversificada de todo o Reino Unido.


Gostou da viagem?

Então, até a próxima.



Nenhum comentário: