domingo, 11 de janeiro de 2009

Uma viagem no tempo, ao mundo do trabalho.

Nesse sábado eu fiz uma viagem no tempo. Voltei ao século XVIII. Encontrei mascates; escravos transportando sinhazinhas, confortavelmente sentadas em liteiras; admirei o fogão a lenha mais bonito e quiçá mais antigo de nosso país e andei de charrete numa gostosa viagem ao passado. Uma volta a séculos atrás em apenas duas horas mágicas no Museu de Artes e Ofícios, localizado aqui, em Belo Horizonte. E me encantei com tudo que vi.

O Museu de Artes e Ofícios-MAO, instalado no majestoso prédio principal da Praça da Estação , no centro da capital mineira, conta a história e as relações sociais do trabalho no Brasil, através de milhares de peças raras e antigas, que bravamente resistiram à passagem do tempo. Peças de grande riqueza histórica e muito bem conservadas.

O MAO também usa a tecnologia para mostrar através de inúmeros vídeos as relações de trabalho mais recentes.

Além de enorme, o Museu é um lugar bonito, com temperatura agradável, bem cuidado, banheiros ótimos e super limpos. Um museu que fica pertinho de nós, e que, muitas vezes , demoramos anos ou nem mesmo , tomamos a iniciativa de conhecê-lo. E olhe que as visitas, aos sábados, são gratuitas!

Ao encerrar a viagem, ou melhor, ao sair do museu, escrevi no livro de visitas, que era um orgulho para nós, moradores de Belo-Horizonte, termos um museu como esse em nossa cidade. Realmente, senti um enorme orgulho de ver que a capital de Minas Gerais pode contar com um espaço cultural tão bem-montado e tão rico de história e lembranças.

E fica aqui minha sugestão: visite, você também, o Museu de Artes e Ofícios. Leve sua família, seus filhos e amigos até lá. Vale a pena esse encontro com os ofícios e lutas tão bem empreendidos por nossos antepassados.

Se quiser conhecer mais sobre o Museu de Artes e ofícios, clique aqui:



Veja, ainda, o que a Wikipédia fala sobre o Museu de Artes e Ofícios:

Museu de Artes e Ofícios
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Museu de Artes e Ofícios é um museu brasileiro localizado na cidade de Belo Horizonte. Inaugurado em 14 de dezembro de 2005, é o primeiro empreendimento museológico brasileiro dedicado integralmente ao tema do trabalho, das artes e ofícios no país. Com 9.000 m² de área, o museu está instalado no conjunto histórico da antiga Estação Central da rede ferroviária, na Praça Rui Barbosa, mais conhecida como "Praça da Estação". No mesmo local funcionam ainda hoje uma estação de metrô e um ramal ferroviário. É um dos museus mais bem estruturados do Brasil em termos de organização, estrutura para as exposições e uso de recursos audiovisuais[1].


[editar] História do Museu
O museu é uma iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez - ICFG e foi desenvolvido a partir da doação ao patrimônio público de uma coleção de mais de 2.147peças, dos séculos XVIII ao XX, pela empreendedora cultural Angela Gutierrez. A coleção mostra a riqueza da produção popular na era pré-industrial: os fazeres, artes e ofícios que deram origem às profissões contemporâneas. Ao percorrê-la, com o suporte de recursos museográficos e de ações educativas, o visitante poderá ver um amplo painel da história e das relações sociais do trabalho no Brasil, nos últimos três séculos.


Referências
↑ O museu recebeu a classificação de 4 estrelas do Guia Quatro Rodas na edição de 2007 (visitado em 19/07/2008).

Nenhum comentário: