terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Saiba como ajudar as vítimas da chuva em Minas Gerais.

Não é nenhuma novidade que o tempo continua chuvoso aqui em Belo Horizonte. A chuva não se cansa de cair, sem quase nenhuma trégua. E assim deve continuar até esta quinta-feira, de acordo com as previsões meteorológicas.

Para ser sincera, eu adoro chuva. Acho esse fenômeno a maior bênção que podemos receber dos céus. A água é vida, é divina, é deliciosa! Viva a água! Hoje e sempre, amém!

Porém, a chuva, em excesso, me preocupa, quando me lembro que milhares de pessoas não têm a mesma sorte que eu, de morar em um lugar onde o risco de enchentes é nulo. É que minha casa se localiza no terceiro andar de um prédio construído no alto de um morro de um dos bairros mais altos da capital mineira.

Mesmo sem correr riscos de ver minha casa invadida pelas águas, não consigo dormir direito quando a chuva cai muito forte. Fico preocupada quando penso nas pessoas que moram nas diversas áreas de risco por absoluta falta de opção de moradias dignas e que são reflexos de nossas mazelas e deisgualdades sociais.

Realmente, é impossível não sofrer ao pensar que milhares de famílias perderam ou estão prestes a perder tudo do pouco que têm, por conta da força das águas. Algumas perdem até mesmo entes queridos tragados pelas fortes enxurradas ou soterrados por barrancos transformados em lama.

E isso não acontece apenas em Santa Catarina. Lá o problema existiu e continua existindo... Mas, aqui, bem pertinho de nós, em Belo horizonte e em outros 96 municípios mineiros, a chuva continua provocando grandes estragos e perdas, não só de coisas materiais, mas também de vidas. Cerca de 23 pessoas já morreram vítimas das chuvas desde o início do período chuvoso no estado. Os desabrigados e desalojados pelas chuvas somam milhares de vítimas.

Pessoas que estão precisando de ajuda, que não lhes resta nem mesmo uma peça de roupa para vestir , um cobertor para se aquecer, um alimento para matar a fome. Por isso, acho que todos nós devemos ajudar de alguma forma, do jeito que for possível. Inclusive, a Defesa Civil aqui de Minas Gerais, em parceria com várias Associações, lançou uma campanha para receber donativos em prol dos desabrigados e desalojados pelas chuvas.

Se você puder e quiser contribuir, recolha roupas, móveis, alimentos, colchões ou eletrodomésticos que não lhe servem mais e leve para doação até a Avenida Tereza Cristina 10.495, esquina com Rua Bonsucesso, no bairro Betânia, região oeste de BH. O posto de coleta funciona de 8 da manhã às 5 da tarde. De acordo com a Defesa Civil Municipal, esse ponto de recolhimento ainda é provisório e o órgão estuda a possibilidade de aumentar o número de postos.


A Cruz Vermelha também recolhe qualquer tipo de doações para as vítimas das enchentes de Belo Horizonte. Os interessados em ajudar devem se dirigir à Alameda Ezequiel Dias, nº 427, Funcionários, de sete da manhã até as 7 da noite.

Nenhum comentário: