quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Raios matam mais do que você imagina! Saiba como se proteger desse fenômeno


A matéria que você vai ler hoje neste blog é um alerta sobre o risco que os raios representam até mesmo para quem está dentro de casa.

Nessa terça-feira li uma reportagem no www.uai.com.br que falava sobre dois casos de pessoas que foram atingidas por raios
em Montes Claros, norte de Minas Gerais. Uma delas é Nataniel Cristiano dos Santos, de 24, que estava na piscina de um clube e morreu ao receber uma descarga elétrica. A outra vítima, de 19 anos, estava debaixo de uma árvore, foi socorrida e se encontra internada no CTI da Santa Casa de Montes Claros, onde respira com ajuda de aparelhos.

O jovem que faleceu, segundo testemunhas estava com as mãos sobre a proteção de ferro do escorregador da piscina do clube DER,no momento em que recebeu a descarga elétrica. Ele foi a quarta pessoa morta por raios neste mês no estado, de acordo com registros do Centro de Climatologia MG Tempo/Cemig.

Para não serem atingidas por descargas elétricas, as pessoas devem evitar ficar debaixo de árvores e em locais abertos, usar telefones ou segurar utensílios de metais, como facas, tesouras, enxadas, entre outros condutores de eletricidade, durante as tempestades.

A descarga elétrica de um raio tem intensidade da ordem de 10 mil volts. Em Minas Gerais 65 pessoas foram mortas por raios em 2009.

Em São Paulo, os homens são as principais vítimas dos raios. Sabia por que, lendo a matéria abaixo:

Raios matam mais homens; 5% morrem em casa, diz estudo

Folha online

Os homens são as principais vítimas de raios em São Paulo. Entre 2000 e 2009, 85% das pessoas que morreram após serem atingidas por descarga elétrica no Estado eram do sexo masculino. A informação é de um estudo do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Foram 230 mortes no Estado no período: 196 homens e 34 mulheres. A maioria das vítimas (60%) tinha entre 25 e 59 anos. Crianças de até 14 anos e idosos com mais de 60 foram a minoria (12%, na soma).

O Elat também identificou que a agropecuária foi a principal atividade relacionada a esse tipo de ocorrência. Do total de mortos, 20% eram trabalhadores rurais que recolhiam animais ou manipulavam ferramentas como enxada e facão no meio de plantações.

As mortes em campos de futebol vêm na segunda posição, com 15%, mesmo índice dos óbitos devido à proximidade da vítima com meios de transportes (aviões, carros, na carroceria de caminhão, sobre motocicletas, bicicletas e cavalos).

O levantamento mostra que, mesmo dentro de casa, existe o risco de morrer atingido por um raio. Morreram nessa condição 5% das vítimas. Outros 2% foram atingidos quando falavam ao telefone.

De acordo com o coordenador do Elat e da pesquisa, Osmar Pinto Junior, os homens são as maiores vítimas dos raios porque estão mais expostos. "Os homens, e os adultos, exercem mais atividades ao ar livre, como o futebol e a agropecuária", disse.

Além disso, ele apontou que pessoas em lugares descampados têm mais chances de serem atingidas. Na quarta, um costureiro boliviano morreu em uma praça do Pari, em uma tempestade, ao voltar para casa.

É mito que homens altos são mais suscetíveis aos raios.

O Estado é líder no número de mortes por raio, com 17% dos casos registrados de 2000 a 2009 no país. Já a cidade de São Paulo é, dentro do Estado, a campeã desse tipo de ocorrência: foram 14 no período.

Junior afirma que as mortes em São Paulo são "relativamente altas" se comparadas, por exemplo, ao Estado da Flórida, o que registra mais óbitos provocados por raios nos EUA. Lá, em média, nove pessoas morreram por ano entre 1990 e 2003. Aqui, entre 2000 e 2009 foram 23. "Atribuo essa diferença à falta de informação em relação aos raios e à maneira de se proteger deles. A maioria dessas mortes poderia ser evitada se as pessoas tivessem mais informações", disse ele.

============================================================

Saiba como se proteger em caso de uma tempestade

1. Em lugares de altitude como montanhas e morros a probabilidade de ser atingido por um raio é muito maior. Descer durante a tempestade é arriscado, mas mesmo assim se houver condições desça de forma rápida mas sem descuidar da sua segurança durante o caminho. Permanecer no topo é muito pior.

2. Tente sair do lugar antes da tempestade começar, isso evita o pior, ter que descer com raios caindo. Observe as nuvens, a velocidade do vento tanto na altitude onde você está quanto no nível das nuvens. Uma bússola pode ajudar nesse momento, aqui no Rio de Janeiro, ventos Sudoeste indicam aproximação de uma tempestade, portanto ao detectar formações de nuvens e a presença deste vento cancele a subida/escalada e procure descer.

3. Evite qualquer área descampada, como praias, campos, botes; e não fique embaixo de árvores. Nesses locais a probabilidade de um raio usar você como caminho para atingir o solo é muito grande.

4. Caso esteja em uma área descampada evite permanecer de pé, mas também não deite no chão, nessas posições as suas chances de ser atingido aumentam. A posição correta é ficar abaixado e colocar a cabeça entre os joelhos, formando uma posição mais esférica e menos alta, o que o tornaria menos vulnerável – a posição pode ser vista no desenho abaixo:

5. Caso estejam em grupo mantenham-se afastados uns dos outros. Isso evita que mais de uma pessoa seja atingida se um raio cair sobre alguém.

6. Em muitas ocasiões, durante uma tempestade, uma pessoa pode sentir que vai ser atingida por um raio, porque a pele começa a formigar e os pelos do corpo se eriçam. Caso isso aconteça não pense duas vezes, faça os indivíduos do grupo de afastarem uns dos outros e se abaixarem como na figura acima. Isso deve ser rápido e feito de forma automática, questionamentos numa situação dessas podem fazer alguém de vítima.

7. Barracas não protegem ninguém contra raios, as melhores proteções são construções com pára-raios e automóveis com os vidros fechados. Prefira ficar fora da barraca em uma posição mais baixa (algo como um vale).

8. Fique longe de qualquer objeto de metal – cercas, postes de fiação, antenas… Cuidado ao carregar bastões de caminhada, bastões de ski ou varas de pescar, esses objetos podem servir como um “pára-raio” indesejado…

9. Não use aparelhos eletrônicos de comunicação, tais como celulares e rádios.

10. É possí vel prever mais ou menos a distância entre você e a tempestade usando uma técnica simples. Ao ver um raio caindo comece a contar os segundos, quando você ouvir um trovão pare a contagem e multiplique o tempo contado (em segundos) por 300. O resultado será a distância em metros entre você e a tempestade. Isso acontece por que o som viaja a uma velocidade de 300 metros/segundo. Assim basta contar os segundos e fazer a conta para saber qual a distância. Um detalhe curioso, raios podem cair a uma distância de até 15KM do local da tempestade, portanto cuidado…

Nenhum comentário: