terça-feira, 6 de agosto de 2013

Lua cheia altera a qualidade do sono.

Nunca tive dúvidas de que a lua cheia provoca alterações no humor das pessoas, inclusive no meu. Sempre observei que  meu estado de espírito alterava quando a lua ficava cheia.

Curtir e admirar a lua cheia sempre fez parte da minha vida, desde quando era criança e morava no interior. A lua, realmente, traz uma energia diferente para o planeta  e seus seres diversos quando está redonda e brilhante.

Sou mesmo uma apaixonada pela lua e confesso que sinto uma certa intimidade e fascínio por esse satélite mágico e reluzente.

E você, também sente que a lua cheia provoca mudanças em seu "astral"?


E um estudo divulgado recentemente sugere também que a lua cheia altera a qualidade do sono das pessoas.


foto de Déborah Rajão


Pesquisa sugere que lua cheia pode atrapalhar o sono


DE SÃO PAULO


Enquanto bebia um drinque em um bar em uma noite de Lua cheia, uma equipe de cientistas teve a ideia de rever dados de uma pesquisa sobre sono e envelhecimento feita em 2003 para responder a uma velha pergunta: as fases da Lua têm influência sobre como dormimos?

Eles revisitaram informações sobre 33 voluntários que passaram períodos de cinco dias em uma clínica de sono e viram que nos dias em torno da Lua cheia as pessoas levavam em média cinco minutos a mais para pegar no sono, dormiam 20 minutos a menos por noite e tinham 30% menos de sono profundo, segundo medições de eletroencefalograma.

Eles também encontraram uma redução na produção de melatonina, hormônio regulador do sono.

Segundo os cientistas suíços, que publicaram o estudo na revista "Current Biology", essa é a primeira evidência científica confiável de influência do ciclo lunar na qualidade do sono.

Ainda que os resultados forem confirmados por estudos maiores, falta saber por que a Lua cheia teria esse efeito.

O estudo já descarta a luminosidade, porque os participantes estavam num local fechado, e a influência gravitacional --ainda que a Lua regule as marés, corpos de água pequenos como o homem não sofrem esse efeito.

Nenhum comentário: