sábado, 7 de dezembro de 2013

Conceição, nós não vamos deixar você morrer nas mãos daqueles que não te amam!






Conceição completa 311 anos!



Por mais que comemoremos esta data com festas, shows e outros eventos, não podemos nos furtar à reflexão sobre os diversos problemas que hoje ainda assolam nossa querida Conceição do Mato Dentro.


Queria muito poder  comemorar esta data apenas com flores, musica, gritos de viva e alegria!,


Mas não consigo ser hipócrita diante da triste realidade que hoje atinge todos que vivem em nosso pequeno torrão.


As mudanças que Conceição vive hoje são muito trágicas para que fechemos os olhos e deixemos de enxergar o que ocorre em suas entranhas.


Hoje temos uma cidade sitiada por uma empresa mineradora que impõe suas regras, manda, desmanda, impede cidadãos de irem e vir, ameaça moradores da zona rural que não compactuam com seus interesses.

Uma empresa que promove o caos diante do olhar abestalhado de seus cidadãos que não nada fazem para isso impedir.


Hoje Conceição vive problemas no trânsito, com a falta de segurança e de infra estrutura para absorver o grande contingente de pessoas que prestam serviço à empresa e que deveriam estar em alojamentos mas que vivem na sede de forma improvisada.


Hoje CMD tem que conviver com os veículos pesados que transitam diariamente em suas estradas e ruas e que comprometem assustadoramente o que resta de seu patrimônio artístico e cultural, além de promover o risco de acidentes de trânsito pelas ruas.


Outro dia conversava com um conceicionense que mora em São Joaquim de Bicas e que esteve recentemente visitando Conceição. Ele disse: Nossa, como Conceição mudou depois que a mineração foi para a cidade, não é? Fiquei triste de ver como lá está diferente, cheia de pessoas estranhas, uma confusão total, a cidade está feia....


Várias pessoas atribuem a responsabilidade desse caos unicamente ao atual Prefeito e se esquecem de que os problemas são antigos e datam principalmente do início da presença da Anglo na cidade. Presença, essa, imposta sem que houvesse nenhuma preparação para que o Município recebesse tantas mudanças.


Têm responsabilidade nesses impactos os governantes estaduais e municipais que deram anuência ao projeto sem priorizar os interesses da cidade e exigir o cumprimento de ações que pudessem mitigar o caos iminente.


O governo estadual, responsável pelo licenciamento, em nenhum momento priorizou os interesses de Conceição do Mato Dentro e sempre agiu para atender as demandas da Anglo desde que o projeto começou a sair do papel.


Os moradores também foram omissos e aceitaram essas mudanças sem questionarem os direitos da comunidade, sem buscar informações e propor ações, pois não queriam se comprometer . Além de que, para muitos, a possibilidade de ver o dinheiro entrando em seus bolsos era um bom argumento para que aceitassem se submeter à empresa


Cada conceicionense que outrora se calou e que hoje continua mudo diante dos problemas que nossa cidade enfrenta também são coniventes e carregam em seus ombros um pouco da responsabilidade pelo que deixaram de fazer e cobrar.


O atual Prefeito e seus auxiliares, assim como os vereadores, são hoje os responsáveis por colocar a cidade nos trilhos. Nós, cidadãos, esperamos resultados positivos a curto prazo, pois já estamos cansados de esperar as coisas acontecerem já faz um bom tempo.

Queremos ver e sentir que a cidade tem gestores atuantes e que se preocupam e lutam por ela.


Portanto, hoje é dia de festa. Mas também é dia de reflexão.


Hoje é dia de Elba Ramalho cantar, mas também é dia de chorar aqueles que tiveram seus lares tomados e suas nascentes poluídas.


Hoje é dia de coral na praça, mas é dia de mostrar que queremos que nossa cidade seja respeitada, que os donos dela são o povo e não a empresa.


Hoje é dia de Soul, Hocus Pocus e barracas na Santana, mas também é dia de gritar que queremos uma cidade bonita, bem cuidada, com ruas limpas, trânsito organizado e seguro, sem violência, sem inflação, sem alojamentos improvisados, com um bom hospital e boas escolas.

Hoje é dia de gritar: Viva Conceição pelos seus 311 anos! Nós não vamos deixar você morrer nas mãos daqueles que não te amam!
















































































Um comentário:

Edson Carvalho disse...

Belas imagens que nos orgulham por nossa cidadania e fazem suas palavras ecoarem com mais emoção, com a certeza de sermos ouvidos e termos nossa terra de volta.Abs, EDSON CARVALHO