quarta-feira, 22 de julho de 2015

Mineradora Vale quer construir barragem de rejeitos gigantesca em Rio Acima.

Todos devemos ficar atentos a essa movimentação da mineradora Vale, na região de Rio Acima-MG. Segundo o Movimento pelas Serras e Águas de Minas, entidade que luta pela preservação da Serra da Gandarela e transformação da área em parque nacional, a Vale  quer construir uma barragem de rejeitos gigantesca no município, o que representaria um grande risco para o sofrido Rio das Velhas, todo o meio ambiente e para a população local.

O risco que uma barragem de rejeitos pequena oferece já é enorme, haja vista os vários acidentes com morte e outros danos irreparáveis, que já ocorreram em Minas Gerais, por conta do rompimento dessas construções.

Imagine, então, o potencial de risco que possui uma barragem gigantesca,  de 1.100 hectares, equivalente a 1.333 campos de futebol como o Mineirão?


Aproveito para perguntar a todos: Até quando, vamos assistir calados e inertes à devastação do nosso meio ambiente pelas mineradoras, que mandam e desmandam, usam e abusam e colocam em risco as nossas águas, a nossa biodiversidade e a segurança de milhares de pessoas ?
Até quando?

     Veja abaixo o lugar onde a Vale que fazer essa barragem: o lindo vale do córrego Fazenda Velha.


​​
​       Foto de Robson de Oliveira
Fonte: Movimento pelas Serras e Águas de Minas.

Nenhum comentário: