quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Saúde auditiva dos jovens é prejudicada pelo uso inadequado de tocadores de música


O uso de reprodutores de música mp3 e mp4 com um volume superior aos 80 decibéis está provocando um aumento dos problemas de audição nos jovens de 10 a 35 anos, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira em um reunião de especialistas em Barcelona.

Os presentes em um curso internacional de audiologia que reúne 50 especialistas destacaram que o número de jovens com traumas sonoros no ouvido cresceu devido ao excessivo volume dos reprodutores de música e, perante esta situação, fizeram um pedido à indústria para "limitar o som".

O professor da Universidade de Barcelona Joan Domènech Oliva explicou que os zumbidos, que são ruídos contínuos do ouvido que hoje em dia ainda não têm cura, são a principal consequência do volume excessivo, um problema que já afeta 4% da população e, especialmente, pessoas entre 10 e 35 anos.

Calcula-se que na Espanha um milhão e meio de pessoas sofram com os zumbidos e, delas, 80% são jovens.

Domènech assinalou que graças à legislação sobre prevenção de riscos trabalhistas e a existência de meios para prevenir o excesso de ruídos diminuiu o número de casos de zumbidos entre os trabalhadores.

No entanto, a patologia não foi reduzida devido ao grande aumento de casos entre os jovens como consequência do uso de reprodutores de música digitais.

Um total de 4% da população espanhola e de outros países industrializados padece de ruídos constantes graves no ouvido e 1% da população tem uma situação de gravidade extrema, que influi em sua vida diária, afetando gravemente o estado emocional e psicológico.

Perante esta situação, os especialistas recomendam aos jovens que vão para discotecas ou shows e ficam com assobios nos ouvidos que persistem por horas que procurem um especialista para iniciar um tratamento preventivo com o objetivo de evitar o surgimento de zumbidos, que podem chegar a ser crônicos.

Neste sentido, o doutor Joan Domènech ressaltou que seria um grande passo se os reprodutores de música e vídeo incorporassem um indicador de volume ou um limitador, já que acima de 80 decibéis o ouvido corre perigo.

Além do trauma sonoro, os zumbidos também podem surgir por infecções graves, otosclerose, ou como efeito secundário de alguns remédios.

fonte: EFE

2 comentários:

Unknown disse...

Gosto de vir aqui...um espaço fresco, jovem onde a preocupação pedagógica e a intervenção social têm um papel muito importante...de forma leve e despretensiosa.

Déborah Rajão disse...

Oi, Luis Bento,
Obrigada pela sua visita que muito me honra.
Fico tão feliz quando leio uma opinião com a sua: delicada, cordial e sincera. Em poucas palavras você resumiu a verdadeira alma deste blog. Adorei!obrigada por isso.
Um forte abraço.