quarta-feira, 29 de junho de 2011

Audiência pública vai averiguar consequencias da mineração em Conceição do Mato Dentro.




Será realizada na próxima terça-feira, dia 05 de julho, às 14 horas, em Conceição do Mato Dentro, uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.


A audiência foi requerida pelo deputado Carlos Henrique, do PRB , membro  da comissão de Minas e Energia da ALMG, com o objetivo de  discutir os impactos provocados no município pela mineradora Anglo Ferrous Ltda , também conhecida como Anglo American.

A audiência pública será realizada na sede da Cãmara Municipal, localizada na avenida Juscelino Kubischeck, 380, no centro da cidade.

Os moradores de Conceição do Mato Dentro reclamam do não cumprimento das diversas condicionantes ambientais que deveriam ter sido cumpridas pela mineradora, mas que até agora não foram implementadas pela empresa. Os moradores estão preocupados com a situação, pois estão sentindo apenas o ônus da implantação da mineração e não estão vendo nenhum benefício para o município.

A população da cidade exige também transparência de todo o processo e que a lei seja cumprida. 

Durante a audiência, a  população terá a oportunidade de se manifestar sobre os problemas que está enfrentando e cobrar soluções.

Toda a população da cidade e da zona rural , ou seja,  a sociedade em geral,  está convidada  a participar desse importante  evento.

 De acordo com  o Deputado Carlos Henrique,  a comunidade local também  reclama dos impactos da mineração sobre o nível do lençol freático e sobre a qualidade das águas da região.


A empresa Anglo American está construindo o maior mineroduto do mundo, com 525 Km de extensão, ligando Minas ao Rio, passando por 35 municípios. Depois de  finalizado, o mineroduto terá capacidade para transportar cerca de 26,5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro e usará grande quantidade de água do Rio do Peixe,  o que pode representar  graves prejuízos  ambientais para a região.

Segundo representantes da comunidade, já foram registradas inúmeras denúncias da poluição causada pela Anglo American e a diminuição do lençol freático, devido as sondagens não tamponadas, restringindo o uso doméstico e impedindo a movimentação de moinhos, regamento de plantas, além da contaminação do Ribeirão Vargem Grande e morte de peixes.


Data do evento: 5 de julho de 2011
Horário: 14h
Local: Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro
Endereço: Avenida JK, 380 – Centro





Um comentário:

Anônimo disse...

A audiencia ocorreu?
Tem alguma materia relacionada que possa nos ajudar?

Meu nome é paulo emilio, estão querendo construir um sistema desses de minas para a bahia, para um porto que eles pretendem cosntruir em ilheus e gostaria de saber quais os problemas gerados por esse processo....eu nao gosto muito da idéia de destruirem o nosso litoral com mata atlantica para essa finalidade...
obrigado!
paulo emilio
073-9124-1739 - tim