quarta-feira, 6 de julho de 2011

Foi um grande sucesso a audiência pública que discutiu os impactos provocados pela Anglo American em Conceição do Mato Dentro.







A audiência pública em Conceição do Mato Dentro que discutiu os impactos provocados pela mineradora anglo American no município foi um grande sucesso. A sede da Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro ficou lotada. A participação da população também foi maravilhosa. Ouvi depoimentos que arrancaram lágrimas dos meus olhos e me fizeram sentir que a luta que estamos começando em prol da cidade é imprescindível e tem que continuar cada vez mais forte. São centenas de pessoas que estão sofrendo muito por conta dos impactos da mineração.

Só quem ouviu os depoimentos dos atingidos direta ou indiretamente pela mineração pode ter a verdadeira noção do descaso e sofrimento a que eles estão sendo submetidas. Eu até ousaria dizer que muitos deles estão sendo "torturados" física e psicologicamente, diariamente, por conta dos graves impactos provocados pela mineração.

Foi muito bom ver a  população da cidade aplaudir os conceicionenses que botaram a boca no trombone e falaram com o coração sobre seu sofrimento e suas angústias diante dos vários problemas que atingem hoje nosso município.

Mas ainda melhor, foi ver que nem tudo está perdido e que as coisas hão de mudar porque a  população da cidade está perdendo o medo de mostrar que é forte o suficiente para exigir seus direitos.

Voltei realizada de Conceição por conta do sucesso da nossa audiência. Voltei com a sensação de missão cumprida mas também de que a nossa luta está só começando e precisa continuar cada vez mais forte. Agora, mais do que nunca, tenho a certeza de que a organização popular pode tudo, pode conseguir o que imaginamos impossível. Tenho a certeza de que com a união da sociedade, nós vamos conseguir que Conceição do Mato Dentro seja respeitada e bem cuidada como sonha sua população. Vamos conseguir resgatar a  história e a alegria dessa cidade que é considerada capital do ecoturismo.

Quero agradecer à 
 Comissão de Minas e Energia da ALMG especialmente ao deputado Carlos Henrique do PRB-MG, que mesmo contra tudo e todos, se empenhou e conseguiu realizar essa audiência pública, que tenho certeza será um marco na nossa história de Conceição do Mato Dentro.
.
Veja a matéria que resume o que foi discutido na audiência pública, feita pela assessoria de imprensa da Assembléia de Minas Gerais


Diálogo - Representando a empresa, o gerente de Relações com a Comunidade, Sérgio José Leite Dias, se disse aberto ao diálogo, discutindo as condicionantes e revendo alguns pontos, caso necessário. Ponderou, no entanto, que há uma série de ações mitigadoras em andamento na cidade, uma delas ligada a trânsito, com a construção de um anel viário e controle de tráfego de caminhões no município. Falou ainda que não era desejo da empresa iniciar o empreendimento sem que todas as famílias atingidas tivessem sido reassentadas. Dias negou que banheiros e fossas sépticas nas residências não tenham sido instalados. "Instalamos em todas as que foram permitidas", afirmou. Garantiu ainda que a empresa vai investir R$ 9 milhões em planos de saúde para a população e R$ 5 milhões em educação na cidade.
Autor do requerimento manifesta preocupação
O deputado Carlos Henrique destacou a importância da participação da comunidade. Ele disse esperar que a audiência pública tenha sido útil para a abertura do diálogo na busca das melhores soluções para compatibilizar a preservação da qualidade de vida da população com a exploração mineral em Conceição do Mato Dentro. Ele lembrou que já é certo que o empreendimento vai acontecer, uma vez que os órgãos competentes já autorizaram a sua realização. "Uma exploração de décadas trará grandes impactos à região", disse o parlamentar, que defendeu as críticas feitas pelos moradores, dizendo que elas se revestem do princípio da precaução.
No fim da reunião, ele manifestou sua preocupação não apenas com os danos que podem ser causados ao meio ambiente. Ele disse que a cidade corre o risco de sofrer com o adensamento populacional, que traz consigo a sobrecarga dos serviços públicos locais, novos loteamentos, agravamento de problemas de segurança, precarização do transporte, piora no atendimento à saúde e aumento do desemprego.
O presidente da comissão, deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), agradeceu a presença de todos até o fim da reunião, que durou quase três horas, cumprimentando-os pela "demonstração de que ainda há esperança de se exercer a cidadania no nosso País".
Presenças - Deputados Sávio Souza Cruz (PMDB), presidente; Tiago Ulisses (PV), vice; Carlos Henrique (PRB) e Antônio Carlos Arantes (PSC). Participaram também o presidente da Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro, Antônio José da Silva Neto, e a superintendente da Supram Jequitinhonha, Eliana Piedade Alves Machado.

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br


Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715

Fonte: ALMG - http://www.almg.gov.br/Not/BancoDeNoticias/Not_850981.asp

Veja algumas fotos da audiência:











Nenhum comentário: