Diálogo - Representando a empresa, o gerente de Relações com a Comunidade, Sérgio José Leite Dias, se disse aberto ao diálogo, discutindo as condicionantes e revendo alguns pontos, caso necessário. Ponderou, no entanto, que há uma série de ações mitigadoras em andamento na cidade, uma delas ligada a trânsito, com a construção de um anel viário e controle de tráfego de caminhões no município. Falou ainda que não era desejo da empresa iniciar o empreendimento sem que todas as famílias atingidas tivessem sido reassentadas. Dias negou que banheiros e fossas sépticas nas residências não tenham sido instalados. "Instalamos em todas as que foram permitidas", afirmou. Garantiu ainda que a empresa vai investir R$ 9 milhões em planos de saúde para a população e R$ 5 milhões em educação na cidade.
Autor do requerimento manifesta preocupação
O deputado Carlos Henrique destacou a importância da participação da comunidade. Ele disse esperar que a audiência pública tenha sido útil para a abertura do diálogo na busca das melhores soluções para compatibilizar a preservação da qualidade de vida da população com a exploração mineral em Conceição do Mato Dentro. Ele lembrou que já é certo que o empreendimento vai acontecer, uma vez que os órgãos competentes já autorizaram a sua realização. "Uma exploração de décadas trará grandes impactos à região", disse o parlamentar, que defendeu as críticas feitas pelos moradores, dizendo que elas se revestem do princípio da precaução.
No fim da reunião, ele manifestou sua preocupação não apenas com os danos que podem ser causados ao meio ambiente. Ele disse que a cidade corre o risco de sofrer com o adensamento populacional, que traz consigo a sobrecarga dos serviços públicos locais, novos loteamentos, agravamento de problemas de segurança, precarização do transporte, piora no atendimento à saúde e aumento do desemprego.
O presidente da comissão, deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), agradeceu a presença de todos até o fim da reunião, que durou quase três horas, cumprimentando-os pela "demonstração de que ainda há esperança de se exercer a cidadania no nosso País".
Presenças - Deputados Sávio Souza Cruz (PMDB), presidente; Tiago Ulisses (PV), vice; Carlos Henrique (PRB) e Antônio Carlos Arantes (PSC). Participaram também o presidente da Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro, Antônio José da Silva Neto, e a superintendente da Supram Jequitinhonha, Eliana Piedade Alves Machado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário