segunda-feira, 25 de junho de 2012

Divã virtual



Imagine, você, poder colocar pra fora seus medos, suas angústias e buscar o autoconhecimento, com um profissional capacitado que more em outra cidade ou até mesmo em outro país, sem precisar levantar a bunda do sofá da sua casa ou da cadeira do seu escritório?
 
Pois essa opção de fazer análise ou terapia  de forma virtual já é uma realidade e agora ganhou novas normas que vão trazer benefícios para os adeptos do divã virtual.. Veja a reportagem:




Atendimento com psicólogo via internet ganha novas normas

O atendimento psicológico via internet, que ocorre por e-mail, MSN ou Skype, poderá ter mais sessões e ganhará maior rigor em seus mecanismos de segurança.

Foi publicada nesta segunda-feira, pelo Conselho Federal de Psicologia, uma nova resolução para disciplinar esse atendimento à distância. Mas as medidas só passarão a valer no final de dezembro.

Regulamentada no Brasil em 2005, a orientação psicológica na web atende problemas pontuais do paciente, como dificuldades de adaptação em uma nova cidade, problemas escolares do filho ou questões afetivas.Para prestar o serviço, o psicólogo deve ter seu site credenciado pelo conselho.

Atualmente, a orientação na internet se limita a dez atendimentos. Com a nova resolução, poderá ter 20 sessões. O aumento das consultas virtuais era uma das principais demandas tanto de psicólogos quanto dos próprios pacientes,

Continua proibido, na nova resolução, o uso da internet para a psicoterapia -mais prolongada, sem limite de consultas. A exceção é para fins de pesquisa.

A nova resolução diz que o psicólogo deve buscar programas atualizados de segurança, entre outras medidas, para garantir o sigilo da consulta e preservar o paciente,

Em 2005, havia cerca de 30 sites para orientação psicológica na web. Atualmente são 204 credenciados pelo conselho (40, porém, estão com a licença expirada).

Um comentário:

Anônimo disse...

Mae, vc ainda escreve pro blog?? incrivel hehe..
depois que a Catarina chegou vc nao escreveu mais nada heim hehe..
beijos, Pedro.