segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Feliz Natal e Feliz Ano Novo, Conceição do Mato Dentro!

Como faço todos os anos, fui passar o Natal com minha família, em Conceição do Mato Dentro, uma agradável e tranqüila cidade mineira, com cerca de 12 mil habitantes e localizada na região da Serra do Espinhaço.


Para chegar a Conceição do Mato Dentro, seguimos pela MG 10, atravessamos a Serra do Cipó e após rodar 155 quilômetros, chegamos a essa cidade, que mais parece um presépio, cravada em um lindo e verde vale.

Apenas lamento que essa cidade histórica, possuidora de belas paisagens e de uma generosa natureza, que possui ainda um povo hospitaleiro e acolhedor, não venha recebendo o cuidado que merece.

Ao andar pelas ruas de Conceição é impossível não nos depararmos com buracos no asfalto e nos demais tipos de calçamento. O prédio sede da Prefeitura Municipal, tombado como patrimônio histórico, está quase caindo, sujo, maltratado pelo tempo e pela má gestão e negligência de seus administradores. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, tombada também como patrimônio histórico, está prestes a, literalmente, tombar ao chão. O único hospital da cidade opera sem material suficiente para atender os pacientes dignamente.


Mas, ainda há esperança. No próximo dia 3 de Janeiro, toma posse um novo prefeito. E nós, sinceramente, esperamos que nossa cidade renasça das cinzas e receba o carinho e a atenção que merece. Queremos ver os prédios públicos bem cuidados e recuperados, as escolas melhorando e ampliando o atendimento, as ruas limpas e sem buracos, o dinheiro público sendo aplicado em prol da população e não em prol de poucos, raros e corruptos personagens da cidade. Queremos melhores condições de vida para as pessoas menos favorecidas de nossa comunidade. Queremos mais saúde para nossos doentes.


A união e o olhar atento e crítico de todos que amam Conceição do Mato Dentro agora são mais importantes que nunca, uma vez que as empresas mineradoras resolveram literalmente invadir a praia de nossos rios, e agora, com a anuência do Estado, já que o Conselho Estadual de Política Ambiental-Copam, concedeu licença prévia para a exploração de minério em larga escala em nossa região.


Os impactos serão vários: sociais, culturais, patrimoniais e principalmente ambientais. E tudo isso tem como contrapartida o enriquecimento de grandes empresas multinacionais, que aqui se instalam à procura de mais grana e poder , apoiados por homens eleitos por nós e financiados por elas.


Mas nós vamos ficar de olho. E cobrar. Porque a União faz a força. Não vamos deixar que destruam nossa história.


Feliz 2009, Conceição!!!!


OBS: E você que nunca esteve em Conceição do Mato Dentro, veja como é linda a paisagem que encontramos nesse montanhoso e sinuoso trajeto que nos leva ao paraíso.








Nenhum comentário: