sábado, 9 de outubro de 2010

Carta ao Cacá Tomazzi



Uma resposta ao Cacá Tomazzi

Hoje recebi um comentário neste blog referente à matéria que publiquei no dia  05 de outubro sobre um texto do filósofo, teólogo e escritor Leonardo Boff. O comentário foi feito pelo meu amigo e conterrâneo, natural de Conceição do Mato Dentro, Cacá Tomazzi, engenheiro que hoje mora nos Estados Unidos e é leitor deste blog.

Resolvi  responder ao Cacá através de uma postagem pois, assim, todos meus leitores poderão participar deste debate que considero importante,

Portanto, convido você a ler a matéria "Precisamos construir um novo modelo de mídia no Brasil"
 e ler o comentário do Cacá https://www.blogger.com/comment.do e depois ler esta  minha resposta em forma de Carta ao Cacá, 


Meu querido amigo Cacá,

Que prazer recebê-lo neste blog. E obrigada também por seu comentário irônico mas, divertido.

Queira deixar claro uma coisa: Não é porque falam mal do Governo Lula que essa reforma da mídia se faz necessária.

É que a mídia comercial brasleira é partidária e muitoooo poderosa.

Trata-se de uma mídia cujos proprietários são cerca de oito famílias que representam a elite que domina o país desde os tempos da ditadura, e que ficou ao lado da ditadura e  lógico, apóiam o Serra. Uma elite que não tem simpatia por pobres por que não se identifica com eles, afinal foi rica a vida inteira....

Uma mídia que informa as pessoas sobre o que ela quer, com o ponto de vista que ela quer passar. Uma mídia partidária mas, que não assume que tem partido e dessa forma engana mais uma vez o leitor,o telespectador, o ouvinte..Portanto, as informações por ela prestada vão ter um enfoque que beneficia sempre os interesses dela própria e de seus donos que representam a velhas oligarquias políticas e midiáticas brasileiras( Veja, Folha,Globo, Estadão etc)

Veja bem,do outro lado está o povo, que tem pouco poder crítico, que não entende como deveria, como funciona a política e tem pouco conhecimento sobre  como funciona essa estrutura da comunicação perversa que faz as pessoas acreditarem no que os donos da mídia querem que eles acreditem.

E é lógico que os donos dessa mídia vão fazer de tudo para que o candidato deles vença para que eles continuem mandando no país e continuem donos da comunicação e do pensamento das pessoas.

Estamos vivendo  uma guerra midíatica. A mídia comercial poderosa de um lado e a internet e os blogs de esquerda de outro junto com uma ou outra emissora de TV que apóia o governo atual.

Na verdade, o que está em disputa em nosso país são dois projetos antagônicos: O do Serra, que representa a direita neoliberal dominante, elitista e representante das velhas oligarquias, dos ricos e poderosos. Do outro lado, o projeto de um partido que veio do povo, formado pelo povo e que representa os interesses dos trabalhadores, dos pobres, dos excluídos e dos movimentos sociais.

Você conhece os enormes avanços que tivemos nos Brasil no governo Lula em todas as áreas, principalmente a social? Hoje pobre está virando classe média. A miséria está acabando no Brasil. Foram criados mais de 10 milhões de empregos no governo Lula. O Brasil hoje virou uma potência econômica e é respeitado no mundo todo.

Mas, a grande mídia não vê isso, não fala disso, pois não interessa a ela divulgar  que o governo de um homem pobre, que veio do povo, deu certo, mudou o Brasil e o transformou em um país mais justo, com menos desigualdade social.

Portanto, são essas duas forças que disputam o poder no Brasil hoje.

Como a mídia comercial é a principal fonte de informação do povo e essa mídia pertence aos poderosos que querem voltar ao poder e a dominar o Brasil, os órgãos de imprensa divulgam o que querem, caluniam, inventam, aumentam, criam factoides para destruir o inimigo, que  no caso é a Dilma e o governo Lula, que representam os interesses das classes mais baixas...

Outra, coisa, Cacá, por que certas denúncias só surgem em épocas de eleição, não é mesmo?

E por que as falcatruas do Serra, como o caso do superfaturamento do metrô, não são mostradas pela mídia comercial?Porque não interessa a ela!

Quanto à corrupção, Cacá. infelizmente, ela existe em todos os âmbitos públicos e privados.No Brasil e em todo o mundo.

Se aconteceu alguma coisa de errado no governo Lula, também aconteceram milhares de falcatruas no governo FHC, no do Serra em São Paulo entre outros. Por, exemplo o dinheiro das privatizações, a venda de empresas estatais, entre outras irregularidades que ocorreram durante o governo FHC e Serra em São Paulo não são mostradas por essa mesma imprensa que chicoteia Dilma e Lula. pois ela não tem interesse em prejudicar as pessoas que fazem parte do grupo delas.

Diante de tudo isso, precisamos sim, ter uma regulamentação midíatica no Brasil urgentemente. Mas, não é só por isso.

É importante que  que todos os segmentos sociais tenham direito a uma informação de qualidade,ampla, apartidária, que mostre os dois lados, responsável e se possível regionalizada. Uma mídia cidadã, que ajude nosso país a crescer, a se conhecer, a ser mais justo, a ser de todos.

Sugiro também que você leia outras revistas que tenham pontos de vista diferentes da mídia comercial. Uma delas é a Carta Capital. É uma revista super séria e que vale a pena ser lida. Ao contrário da Veja,  que é suja, mentirosa e sem credibilidade, Carta Capital faz reportagens com ética e respeito ao bom jornalismo. http://www.cartacapital.com.br/

Gostaria ainda que você lesse uma matéria que postei neste blog que é http://blogdadeborahrajao.blogspot.com/2010/09/um-texto-para-ser-lido-refletido.html

É isso, ai, Cacá, agradeço a oportunidade deste papo.

Um grande abraço para você e tudo de bom,

Com carinho,
Déborah

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente.É pena que não haja no Brasil um Canal Televisivo imparcial para divulgarmos esse tipo de matéria. Como o povo só está acostumado a ver NOVELA e JORNAL NACIONAL e eles querem continuar sendo "O PODER", continuam manipulando os "INOCENTES", os incapazes de compreender a arapuca que constitui a pretensa "FONTE DE INFORMAÇÃO" da Mídia contrária aos interesse do brasileiro. Sonho um Brasil para todos, onde possa haver DIGNIDADE e IGUALDADE, ou pelo menos que as diferenças diminuam um pouco. Felizmente, com o Governo Lula tivemos demonstração de que isso é possível, apesar dos PSDB, DEM e Serras/FHC da vida. É sonhar demais querer essas pessoas fora do caminho do povo brasileiro. Mas todo sonho começa como uma simples ideia e crescendo pode transformar uma humanidade. O Processo foi iniciado, as lutas são hercúleas, mas a ESPERANÇA também é ENORME. Tenho certeza de que o País está fadado a um grande papel no destino da humanidade. Os séculos darão notícia disso. Mas enquanto todo esse resultado não venha, temos que lutar AGORA por um País melhor para todos.

Parabéns pela matéria. È desse tipo de informação que o povo precisa. Pena que os blogs e sítios de baixaria sejam os mais visitados.


Grande abraço.
Antônio.

Déborah Rajão disse...

Obrigada,Antônio, pelo seu comentário. Fico feliz em saber que tenho leitores sensíveis e inteligentes como você, com uma visão aberta sobre este assunto.
Infelizmente, são poucas as pessoas que entendem essa linha de raciocínio sobre a dominação que a mídia comercial brasileira exerce sobre as pessoas.
Espero receber sua visita novamente e também seus comentários.
Um grande abraço e tudo de bom.
Déborah