sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Linda Londres Mineira,mesmo que poluída.

Hoje passei o dia inteiro com a sensação de que iria chover a qualquer momento. Primeiro, pelo intenso e úmido calor que atingiu nossa BH e segundo, pelo denso nevoeiro que tomou conta de toda a cidade e teimou em esconder o nosso belo horizonte.

Porém, apesar de tão diferente dos dias claros de céu azul e sol  rachando, o dia de hoje, além de inusitado, teve o seu lado positivo que foi de me fazer viajar e refletir um pouco mais sobre a vida e seus diversos projetos.

Por conta disso, cheguei à conclusão de que nunca devemos desprezar um nevoeiro pois, ele pode nos ajudar, com certeza, a clarear nossas idéias.

E ao surfar um pouco pela internet, descobri por que Belo Horizonte foi tomada hoje por essa intensa neblina que transformou a cidade em uma linda Londres mineira, mesmo que poluída.

Saiba agora um pouco mais sobre esse fenômeno :


Umidade e poluição formam nevoeiro em BH

Luana Cruz - Estado de Minas
Publicação: 01/10/2010 18:39 Atualização: 01/10/2010 18:50


BH coberta pelo fenômeno da neblina diurna com visibilidade (Jackson Romanelli/EM/D.A Press)
BH coberta pelo fenômeno da neblina diurna com visibilidade

Ao olhar para o céu de Belo Horizonte nesta sexta-feira os moradores tiveram a sensação de que a capital está mais poluída do que nunca. Um nevoeiro cobriu a cidade durante o dia. O fenômeno que atrapalhou a visão dos belo-horizontinos é chamado pelos meteorologistas de neblina diurna com visibilidade do céu.

De acordo com o meteorologia Centro de Climatologia Tempo Clima Puc Minas, Afonso Souza, depois da seca do inverno esta primavera é marcada pela chegada da umidade. Nesta sexta-feira a grande concentração de umidade no ar causou o nevoeiro que não permite a distinção do que é nuvem ou poluição, elas acabam se misturando. Ainda segundo o meteorologista, o belo-horizontino ficou o dia todo com uma sensação de calor e clima abafado porque os raios solares esquentaram a superfície próxima da terra e a umidade reteve este calor. 

A neblina que atingiu BH é um fenômeno comum na primavera, geralmente em cidades litorâneas. Na capital mineira é muito raro que o céu esteja tomado por esta fumaça branca. Segundo o meteorologista, a neblina deveria ter se dissipado ainda pela manhã, mas permaneceu durante o dia e ainda vai continuar a noite e na madrugada. 

A meteorologia alerta para uma frente fria que chega no litoral paulista neste fim de semana e vai trazer instabilidade à Minas. É bom preparar os agasalhos, pois há possibilidade de frio. A previsão é de pancadas de chuva para os fins de tarde e noites no fim de semana. As regiões Central, Triângulo e Zona da Mata devem se preparar para as precipitações. As chuvas podem ser acompanhadas de raios.


Publicar postagem

Nenhum comentário: