quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Nosso amigo e artista plástico Paulo Virgílio, o Grilo, expõe no Senado Federal



Artista mineiro expõe no Espaço Cultural do Senado Federal até dia 8


Dedentrodointerior é o título da exposição do artista Paulo Virgílio aberta até o próximo dia 8, no Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima, com entrada franca. O autor é nascido em Conceição do Mato Dentro, cidade do circuito histórico de Minas Gerais.

Suas esculturas são feitas a partir de diferentes técnicas: a maioria é produzida em resina com pó de ferro oxidado ou pó de mármore, mas o autor apresenta também trabalhos elaborados em bronze e serigrafia. Uma tela feita com mistura de técnicas e de materiais — como pó de ferro oxidado, tinta PVC, entre outros — também está na mostra.

Paulo Virgílio cria esculturas de pequeno e de grande portes, mas, devido à dificuldade de transportar as peças para Brasília, predominam nessa exposição as obras menores.

Mesmo assim, para quem admira esculturas maiores, Virgílio mostra seu talento com a obra Pele dos Nus. A escultura pesa cerca de 120 quilos e está aparafusada a uma base de granito com 80 quilos. Segundo ele, foi difícil trazê-la com a segurança necessária para não danificá-la.

Aliás, as peças de grande porte — também denominadas "esculturas públicas", por serem adequadas a espaços abertos — são as preferidas do artista. Muitas cidades mineiras possuem esculturas e bustos de personalidades políticas e históricas feitos pelo artista e expostos em praças e locais públicos.

Paulo Virgílio tem formação em Belas Artes pela Escola Guignard de Belo Horizonte e já recebeu diversas premiações, entre elas as do Concurso Telemig-Guiatel e dos 300 anos de Conceição do Mato Dentro.

O artista também estudou modelagem do corpo humano com Israel Kislansky — importante artista brasileiro que concilia técnicas de escultura e pintura.


Nenhum comentário: