Artista mineiro expõe no Espaço Cultural do Senado Federal até dia 8
Dedentrodointerior é o título da exposição do artista Paulo Virgílio aberta até o próximo dia 8, no Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima, com entrada franca. O autor é nascido em Conceição do Mato Dentro, cidade do circuito histórico de Minas Gerais.
Suas esculturas são feitas a partir de diferentes técnicas: a maioria é produzida em resina com pó de ferro oxidado ou pó de mármore, mas o autor apresenta também trabalhos elaborados em bronze e serigrafia. Uma tela feita com mistura de técnicas e de materiais — como pó de ferro oxidado, tinta PVC, entre outros — também está na mostra.
Paulo Virgílio cria esculturas de pequeno e de grande portes, mas, devido à dificuldade de transportar as peças para Brasília, predominam nessa exposição as obras menores.
Mesmo assim, para quem admira esculturas maiores, Virgílio mostra seu talento com a obra Pele dos Nus. A escultura pesa cerca de 120 quilos e está aparafusada a uma base de granito com 80 quilos. Segundo ele, foi difícil trazê-la com a segurança necessária para não danificá-la.
Aliás, as peças de grande porte — também denominadas "esculturas públicas", por serem adequadas a espaços abertos — são as preferidas do artista. Muitas cidades mineiras possuem esculturas e bustos de personalidades políticas e históricas feitos pelo artista e expostos em praças e locais públicos.
Paulo Virgílio tem formação em Belas Artes pela Escola Guignard de Belo Horizonte e já recebeu diversas premiações, entre elas as do Concurso Telemig-Guiatel e dos 300 anos de Conceição do Mato Dentro.
O artista também estudou modelagem do corpo humano com Israel Kislansky — importante artista brasileiro que concilia técnicas de escultura e pintura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário