quinta-feira, 11 de março de 2010

Dia Mundial do Rim chama atenção para o risco da doença renal em diabéticos


Hoje, 11 de Março é o Dia Mundial do Rim. O Brasil tem hoje cerca de 2 milhões de pessoas que sofrem de doença renal crônica (DRC) e este número vem crescendo geometricamente nos últimos anos.

Portadores de diabetes são o segundo grupo de risco no Brasil a desenvolver DRC (o primeiro são os hipertensos). A diabetes também é um importante fator de risco da doença renal no mundo. Por isso, neste ano, o tema do Dia Mundial do Rim é: "2010 Proteja seus rins. Controle seu diabetes".

O Dia Mundial do Rim foi idealizado em 2006 e é realizado todas as segundas quintas-feiras do mês de março com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a saúde dos rins. A cada ano aumenta o número de países que se envolvem em campanhas de conscientização sobre os riscos da doença renal; neste dia, 11 de março, serão mais de 100 nações envolvidas.

"A doença renal crônica é um problema de saúde pública nacional - tem taxa de mortalidade superior ao câncer de mama e colo de útero. É muito importante que a população brasileira esteja atenta para os fatores de risco que podem comprometer a saúde dos rins", diz Dra. Carmen Tzanno, Diretora do Departamento de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Doença Renal - Grupos de Risco

Dentre os indivíduos de maior risco de desenvolverem uma doença renal estão os hipertensos (36%), os diabéticos (25%), os idosos, os obesos, ter familiares próximos com doença renal crônica e ser portador de doença cardiovascular.

O número de diabéticos dobrou nos últimos quatro anos no Brasil e hoje existem cerca de 10 milhões de diabéticos no país, 16% destas pessoas tem doença renal crônica.

Dados da Unifesp e Fiocruz da Bahia, de 2008, apontam que 70% dos diabéticos não fazem controle da doença. Além disso, 35% da população adulta brasileira é hipertensa e apenas 6,5% desse contingente tem a pressão arterial controlada.

Detecção precoce e Prevenção

A doença renal quando detectada precocemente pode ser curada ou ser controlada de forma muito mais eficaz. Por ser uma doença silenciosa é necessário que a população se habitue a fazer anualmente o exame de dosagem de creatinina, que pode determinar se há déficit de funcionamento nos rins.

Para prevenir a DRC, os fatores de risco como obesidade, diabetes e hipertensão devem ser controlados. Alimentação balanceada e atividades físicas também ajudam a prevenir as doenças renais.

Um comentário:

Marilio Macedo disse...

Olá Déborah, agora sim! como o nome dos membros da rádio fica mais
fácil identificar cada um, ligar a voz à pessoa, pena que o rádio não tem imagem... no programa "prosa de mulher" voce estava bem acompanhada por lindas mulheres. parabens continue nos trazendo informações e alegrias belo trabalho bjs Feliz Páscoa a todos
Marilio Macedo Bairro Etelv Carneiro BH