quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Prevenir é melhor que ter que correr atrás do prejuízo depois do leite derramado

Com o objetivo de começar o Ano Novo inventando moda, a partir de hoje as matérias deste Blog-Revista serão classificadas por editorias. Vamos postar aqui matérias de diferentes áreas através das seguintes colunas:

Política 
Economia
Comportamento 
Tecnologia
Amor e Sexo
Saúde  e Corpo em Forma
Portal Ecológico
Cultura, Arte e Lazer
Cidade, Cidadania, Direito e Trânsito.
Rádio, TV e Internet

Hoje vamos falar sobre  COMPORTAMENTO






Prevenir para o leite não derramar

Neste final de ano, quando grande parte da população deixa suas casas para comemorar o  reveillon é preciso tomar alguns cuidados para evitar surpresas desagradáveis e ter seu imóvel invadido pelos amantes das coisas alheias.

Confira  a reportagem abaixo feita pelo G1 SP  e que traz dicas sobre o assunto e mostra que é bom ficar atento ao problema e aprender a prevenir para evitar ter que correr atrás do prejuízo depois do leite derramar:.

 


Especialistas ensinam como viajar sem se preocupar com assalto a casa

 

Luz não deve ficar acesa o dia todo; chaves não devem ficar na portaria.
Outra dica é suspender a entrega de jornais e checar sistema de segurança.



Do G1 SP

É preciso incomodar, mesmo que se chegue ao ponto de constranger. Essa é a dica do delegado Osvaldo Nico Gonçalves, da Polícia Civil de São Paulo, para fazer um maior controle da entrada de estranhos em condomínios nessa época de férias e festas de fim de ano. Os ladrões aproveitam o período de viagens para cometer assaltos e o delegado diz que erros primários facilitam a vida dos criminosos.

“Tem que incomodar. Às vezes, é melhor barrar, constranger um pouquinho”, afirma Gonçalves, sobre o trabalho dos porteiros ao ver uma pessoa desconhecida tentando entrar. Segundo o delegado, que é supervisor do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), o funcionário deve sempre interfonar para o morador, avisando da visita, ou até mesmo ligar para a empresa, se for o caso de uma entrega.

Gonçalves critica o fato de um prédio nos Jardins, área nobre da capital paulista, ter deixado as imagens das câmeras de segurança salvas em um computador que foi levado pelos assaltantes no último domingo à noite, dia 26. Na ocasião, eles renderam o porteiro ao entrar com um carro parecido com o de um morador e assaltaram justamente dois apartamentos vazios – os moradores estavam viajando.

“Foi um erro primário. A gravação não tem que ficar no próprio prédio. Essas imagens ajudam a polícia”, diz, ressaltando que existem sistemas de segurança em que as cenas gravadas são armazenadas em centrais longe dos condomínios. Para ele, uma das medidas essenciais, tão importante quanto investir em equipamentos de segurança, é capacitar os funcionários.

Treinamento

“Os porteiros e zeladores trabalham até 12 horas seguidas. Se o turno deles fosse de seis horas, trabalhariam mais alerta. Você pode pôr cerca elétrica, equipamento de ponta, mas se não tiver um profissional bem treinado... tem que pagar melhor o porteiro também”, defende o delegado. Ele dá outra dica que serve tanto para moradores de edifícios quanto de casas: não deixar jornais, revistas e contas acumulados na porta. “Tem que suspender a entrega. Todo mundo vê que a pessoa não está.”

Se a pessoa mora em casa, deve redobrar a segurança. De acordo com o delegado, o primeiro passo é avisar o vizinho que estará ausente e deixar um telefone para que ele ligue se perceber algo suspeito. As pessoas devem também evitar deixar a luz acesa o dia todo. “De dia o ladrão percebe que ninguém deixaria a luz acesa.” Também não é recomendado deixar cadeados fechados voltados para o lado de fora do portão.

O conselho de apagar tudo antes de fechar a porta também é passado por José Maria Bamonde, gerente de relações humanas da Lello Condomínios. Ele aconselha que haja uma “cultura de segurança” nos condomínios. “O síndico deve conversar com os moradores.” De acordo com Bamonde, na véspera do fim do ano, uma circular deve ser entregue aos moradores para que eles fiquem cientes das medidas de segurança em caso de viagem.

O gerente sugere que, se o morador estiver ausente por muito tempo e for deixar as chaves com alguém, que seja com um vizinho ou parente. “Ele tem que deixar o nome da pessoa na portaria para ficar claro que alguém vai subir para alimentar um animal ou regar as plantas”, diz Bamonde.

Com relação aos equipamentos de segurança, é preciso que sejam inspecionados. O gerente da Lello finaliza dizendo que as rondas dos vigilantes devem ser intensificadas nas áreas externas do prédio nesses meses em que muitos tiram férias e estão fora. “Segurança é prevenção.”

Se a pessoa mora em casa, deve redobrar a segurança. De acordo com o delegado, o primeiro passo é avisar o vizinho que estará ausente e deixar um telefone para que ele ligue se perceber algo suspeito. As pessoas devem também evitar deixar a luz acesa o dia todo. “De dia o ladrão percebe que ninguém deixaria a luz acesa.” 

Também não é recomendado deixar cadeados fechados voltados para o lado de fora do portão.

O conselho de apagar tudo antes de fechar a porta também é passado por José Maria Bamonde, gerente de relações humanas da Lello Condomínios. Ele aconselha que haja uma “cultura de segurança” nos condomínios. 

“O síndico deve conversar com os moradores.” De acordo com Bamonde, na véspera do fim do ano, uma circular deve ser.
=========================
fonte: G1 SP

Nossa dica: Mesmo se você morar em uma cidade que não tenha assaltos, ao contrário de São Paulo e várias outras no Brasil, não deixe de tomar cuidados ao sair de casa pois, o povo já dizia e o povo sempre tem razão: a ocasião faz o ladrão!

Nenhum comentário: