sexta-feira, 18 de março de 2011

Deter o crescimento demográfico pode ser uma solução?


Hoje assisti a mais um vídeo que mostra novas imagens do tsunami invadindo uma das cidades japonesas após o forte terremoto que matou até o momento  cerca de 6 mil pessoas e deixou um grande  número de pessoas desaparecidas no Japão.

Vi o filme e fiquei pensando o quanto somos insignificantes diante de nossa mãe natureza, principalmente, quando ela se enfurece. Toda vez que vejo as cenas fico triste e pensativa em solidariedade ao sofrimento de tantas pessoas que perderam a vida, parentes ou bens importantes para a sobrevivência.

Por outro lado também penso que esses ataques de fúria da natureza sempre ocorreram, são normais e cíclicos e acontecem desde que a Terra é Terra.. Só que agora os efeitos deles são mais danosos para o homem.

No passado éramos menos pessoas no Mundo e por isso quando ocorriam esses fenômenos os atingidos eram poucos. Hoje, a raça humana proliferou-se, invadiu o Planeta, se apossou e abusou dele e se esqueceu que é apenas uma pequena parte de um grande e poderoso sistema.

O tempo passou e o homem criou tantas demandas materiais que hoje é obrigado a sugar a natureza, com voracidade e sem nenhum respeito, para atender seus prazeres,  ambições e desejos..

Por se sentir dono do mundo, o homem moderno acha que  pode destruir o ambiente e que pode dele tudo tirar. ilimitadamente. Como conseqüência, os desequilíbrios e desastres ocorrem cada vez mais provocando tragédias e dor.

O homem se multiplicou e hoje é obrigado a ocupar áreas de risco onde sempre ocorreram terremotos, tsunamis, enchentes, deslizamentos etc. Por isso, tantas pessoas morrem vítimas desses fenômenos naturais.

Como se isso não bastasse, o homem hoje corta as árvores que nos garantem o ar que  respiramos, polui a água que é fonte de vida e mata nossa sede, contamina e fere a terra que nos dá o alimento e a morada. O homem destrói aquela que lhe dá a vida e se esquece que esse desrespeito significa um suicídio lento e certo.

Se não houver uma mudança de paradigma com relação a todo esse processo de agressão e invasão do meio ambiente, o fim do homem na Terra ocorrerá  muito mais cedo do que possa imaginar nossa vã filosofia e será de uma forma triste e repleta de dor. 

Por tudo isso acho que seria importante abrir o debate sobre o crescimento da população mundial e discutir abertamente o assunto que é considerado polêmico por muitos, principalmente por alguns segmentos religiosos e é negligenciado por quase todos os governantes mundiais.

Cada homem que nasce, queiramos ou não,  representa um potencial impacto para nossa mãe natureza e por isso não podemos nos furtar a esse debate, pois o que está em jogo é a sobrevivência da nossa própria raça. Para salvar a existência humana é preciso primeiro preservar e respeitar a natureza.

Vejam o vídeo com as imagens inéditas do tsunami, que foi divulgado pela BBC Brasil e ao qual assisti pela primeira vez no blog  http://normalizadores.zip.net/

Um comentário:

Anônimo disse...

queridos leitores deixo aqui o meu protesto aos injustiçados que participaram do festival da canção.Vivemos em um mundo onde as pessoas são influenciadas pela amizade.PRA QUE DIVULGAM SER UM EVENTO PRA TODOS JA SE TEM GANHADOR ANTECIPADO PARA UM DOS QUESITOS.PRA QUE NOS PREOCUPAR EM ABRIR CONCORRENCIA SE JÁ SABEMOS QUEM VAI GANHAR. O SWING MINEIRO GANHOU COMO MELHOR MUSICA LOCAL NO 1 DIA E QUEM ACABOU FICANDO COM O DINHEIRO FORAM OS OUTROS...NAO ESTAMOS TRISTES POR TER PERDIDO O DINHEIRO ,MAS SIM PELA FALTA DE COERENCIA E OUSADIA DE DETERMINADAS PESSOAS. EM COMPETIÇOES NAO DEVEMOS MISTURAR AS COISAS . AMIZADE É AMIZADE;SER JURADO É SER JURADO.ENTRAMOS NESSA COMPETIÇAO PARA MOSTRAR O NOSSO MELHOR,E MOSTRAMOS. ATRAVES DESSE EVENTO FOMOS RECONHECIDO E ADMIRADO PELOS DEMAIS PARTICIPANTES. ENFIM ESPERO QUE NO PROXIMO A AMIZADE FIQUE DE LADO E QUE SEJE JULGADO AQUILO QUE SE VE E SE OUVE. DEIXEM QUE O CALOR DO SOL,
HABITE EM CERTAS PESSOAS PARA QUE PERCEBAM QUE AGIRAM ERRADO.....PARABENS SWING MINEIRO PELA PARTICIPAÇAO NESSE FESTIVALZINHO....