Todas as vezes que passo perto do ponto de ônibus que fica do lado direito de quem desce a Raja sentido centro, deparo-me com um monte de lixo espalhado sobre a calçada.
Sempre que vejo esse monte de lixo e tenho que caminhar sobre ele, fico pensando como as pessoas são mal educadas ao sujar as ruas sem nenhum peso na consciência. Mas, também sou obrigada a admitir que em Belo Horizonte è muito reduzido o número de lixeiras nas ruas. As pessoas, mesmo que não queiram jogar lixo nas ruas, não encontram lixeiras para dispensar o seu lixo de forma civilizada.
Eu tenho por hábito colocar o meu lixo na minha própria bolsa para jogar fora na minha casa ou quando encontrar uma lixeira mais próxima. Mas, infelizmente, nem todas as pessoas agem assim e têm a clareza de que a rua é uma extensão da nossa casa, que ela integra o nosso meio ambiente e precisa ser bem conservada..
Diante dessa realidade, aproveito para perguntar por que a Prefeitura de Belo Horizonte não espalha lixeiras pela cidade afora? Ora, se não há lixeiras suficientes nas ruas como poderemos cobrar que as pessoas sejam educadas e destinem seu lixo adequadamente.
Hoje fiquei tão indignada com a tamanha sujeira próxima ao ponto de ônibus da Avenida Raja Gabaglia, na altura do número 1700, que não resisti e tirei algumas fotos com o objetivo de mostrar como é desagradável o visual de uma cidade com suas calçadas imundas e repletas de lixo.
Sugiro, portanto, que a Prefeitura de Belo Horizonte, tome providências urgentes e faça campanhas ensinando as pessoas a jogarem o lixo no lixo mas, antes, invista em mais lixeiras e espalhe-as por todos os cantos da cidade pois, só assim será possível cobrar uma atitude mais responsável do cidadão para com o seu meio ambiente, com sua cidade e garantir que ele não mais tenha desculpas para jogar o lixo na calçada.
Dê uma espiada nas fotos que tirei nesta quinta-feira e veja se não tenho razão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário