sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Falta de educação ou falta de lixeiras?





Todos os dias quando vou trabalhar caminho cerca de uns 200 metros pela Raja Gabaglia até chegar na Rádio Inconfidência, que fica localizada no número 1666 dessa mesma avenida, uma das principais de Belo Horizonte.

Todas as vezes que passo perto do ponto de ônibus que fica do lado direito de quem desce a Raja sentido centro, deparo-me com um monte de lixo espalhado sobre a calçada. 

Sempre que vejo esse monte de lixo e tenho que caminhar sobre ele, fico pensando como as pessoas são mal educadas ao sujar as ruas sem nenhum peso na consciência. Mas, também sou obrigada a admitir que em Belo Horizonte è muito reduzido o número de lixeiras nas ruas. As pessoas, mesmo que não queiram jogar lixo nas ruas, não encontram lixeiras para dispensar o seu lixo de forma civilizada. 

Eu tenho por hábito colocar o meu lixo na minha própria bolsa para jogar fora na minha casa ou quando encontrar uma lixeira mais próxima. Mas, infelizmente, nem todas as pessoas  agem assim e têm a clareza de que a rua é uma extensão da nossa casa, que ela integra o nosso meio ambiente e precisa ser bem conservada..

Diante dessa realidade, aproveito para perguntar por que a Prefeitura de Belo Horizonte não espalha lixeiras pela cidade afora? Ora, se não há lixeiras suficientes nas ruas como poderemos cobrar que as pessoas sejam educadas e destinem seu lixo adequadamente.

Hoje fiquei tão indignada com a tamanha sujeira próxima ao ponto de ônibus da Avenida Raja Gabaglia, na altura do número 1700, que não resisti e tirei algumas fotos com o objetivo de mostrar como é desagradável o visual de uma cidade com suas calçadas imundas e repletas de lixo. 

Sugiro, portanto, que a Prefeitura de Belo Horizonte, tome providências urgentes e faça campanhas ensinando as pessoas a jogarem o lixo no lixo mas, antes, invista em mais lixeiras e espalhe-as por todos os cantos da cidade pois, só assim será possível cobrar uma atitude mais responsável do cidadão para com o seu meio ambiente, com sua cidade e garantir que ele não mais tenha desculpas para jogar o lixo na calçada. 


Dê uma espiada nas fotos que tirei nesta quinta-feira e veja se não tenho razão:















Nenhum comentário: