quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Conceição do Mato Dentro completa 308 anos e precisa de cuidados.







Hoje é aniversário da minha querida cidade Conceição do Mato Dentro, que completa 308 anos de fundação e fica localizada no interior de Minas Gerais, a 160 quilômetros da capital Belo Horizonte. Uma cidade linda, cheia de histórias mas, que precisa de um olhar mais atento por parte daqueles que a governam e de seus moradores.

Da última vez que estive lámno feriado de 15 de novembrom fiquei observando a cidade e achei as ruas com aspecto desleixado, com a pavimentação mal cuidada e com os meios fios sujos. Fiquei preocupada ao ver alguns dos prédios históricos mais importantes de lá quase desabando, entre outros problemas. Sinceramente, fiquei triste com o aspecto físico de Conceição do Mato Dentro.

Sei que a cidade passa por um momento político delicado sem um prefeito eleito mas, espero que após as próximas eleições, que acontecerão em fevereiro de 2011, quem assumir a Prefeitura venha a dedicar uma atenção especial à manutenção do patrimônio histórico da cidade, à recuperação da pavimentação das  ruas, criação de novos jardins e praças e entre outros cuidados na aparência de suas ruas.

Sugiro ao próximo prefeito que seja elaborado um código de posturas para Conceição do Mato Dentro. A cidade precisa urgentemente normatizar o uso do seu espaço público e a instalação de engenhos publicitários como placas, letreiros e fachadas dos prédios. A sensação que tive ao andar pelas ruas  é que CMD estava abandonada à própria sorte. Lamentável!

Ver a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição prestes a cair cortou meu coração. É preciso solucionar rapidamente os entraves que ora impedem a recuperação desse patrimônio que conta a história de nossa cidade. O prédio da Prefeitura, um dos mais lindos e antigos da cidade, também se encontra em estado deplorável assim como outros casarões antigos que correm o risco de dasabar a qualquer instante.

Um povo que não cuida de seu patrimônio é um povo que não valoriza sua história portanto, é um povo sem memória.

Por tudo isso, hoje quero apenas desejar à minha querida Conceição do Mato Dentro, neste seu aniversário de 308 anos, que ela seja bem cuidada sempre, que tenha o carinho e a atenção que merece, que suas praças tenham flores, que seus prédios sejam recuperados, que suas casas sejam pintadas, que suas ruas sejam sempre limpas e bem pavimentadas e que seu povo saiba escolher um gestor que cuide dela como ela merece, um gestor que priorize os interesses do município e de sua população.

Também espero que o patrimônio natural de Conceição seja respeitado pois, a exploração mineral já é uma realidade no município e  me preocupa muito os impactos ambientais e sociais que esse processo poderá acarretar para nossa cidade e sua população.

Veja agora fotos das edificações que precisam de urgente reparo em Conceição do Mato Dentro e que correm o risco de cair se não forem restauradas rapidamente:
:
 Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição


Casarão particular que fica na praça da Matriz
Prédio da Prefeitura Municipal


Veja agora outras fotos da cidade:

Igreja do Santuário do Bom Jesus do Matozinhos





Cachoeira do Tabuleiro
 Vista do Salão de Pedras

 Escola Estadual Daniel de Carvalho


Igreja do Rosário


 Tininha



Casarão do Hotel Ubaldina


Aproveito para sugerir àqueles que um dia forem visitar Conceição do Mato Dentro, que não deixem de conhecer e provar um dos melhores sanduíches que já comi em minha vida: O Sanduíche do Chico, que  é super famoso na cidade e uma ótima opção para os apreciadores de um bom sanduba. Chico também serve deliciosas massas que são imperdíveis a um bom paladar. Este eu indico!

  Sanduíche do Chico Costa
Rondelli do Chico Costa

Pousada do Chico Costa

Meu amigo Chico Costa preparando meu rondelli


3 comentários:

Délvio Utsch disse...

Ola querida Deborah;

È muito bom que nossa cidade tenha filhos de voz ativa como vc, que percebem suas mazelas e bradam por ajuda pela mesma.

Sou seu fã n°1

Délvio Utsch

Déborah Rajão disse...

Oi,Délvio, fico muito feliz por participar deste blog.

Acho que todos nós precisamos nos mobilizar para que nossa cidade seja melhor tratada pelos gestores e pela população.

Se depender de mim, essa cobrança será sempre feita.

Obrigada pelo seu carinho. A recíproca é verdadeira.

Um forte abraço,
Déborah
Déborah

Unknown disse...

bom dia,tudo bem.
adorei sua pubicaçao, moro em conceiçao do mato dentro a 30anos.
eu nunca vi conceiçao desse jeito jogada as traças, ruas cheias de mato e cavalos , igrejas caindo, praças e ruas sujas. as pessoas tem que se conscientizar que lixo e no lixo e nao jogado no campo como no salao de pedras e outros lugares onde frequento etc...
obrigado
por deixar esse espaço para nós adoraria que voce pudesse dar uma força aos moradores de cmd publicando suas criticas.
muito agradecido