sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Igual mas diferente e muito emocionante!


Nesta sexta-feira , dia 03 dezembro, quando é comemorado o dia Internacional do Deficiente Físico, tive o prazer de entrevistar no Revista da Tarde, que apresento de 2ª a sexta, na Rádio Inconfidência AM 880 de 4 às 16 horas, o empresário e escritor Saulo Teixeira Damasceno. 

Saulo era triatleta amador em fase de profissionalização quando sofreu um acidente em sua bicicleta, na estrada que liga BH a Ouro Preto, e ficou tetraplégico.

Uma história emocionante e que mostra que o jovem Saulo não se deixou abater e prosseguiu com força, coragem e vontade de superar sempre mais e mais os desafios impostos pela vida.

Saulo enviou-me um exemplar de sua história comovente que me tocou profundamente. Confesso que chorei, me emocionei em vários trechos do livro. Fiquei tocada pela história do Saulo e pela forma como ele narra sua própria vida.

"Igual mas diferente" é a história de um vencedor e oferece uma grande lição de vida para todos que o lêem.

Eu digo que me senti igual mas diferente ao ler o livro do Saulo.

Por isso quero indicá-lo a todos vocês. Vale a pena ler e sentir a história deste vencedor, que como eterno atleta que é, não desiste nunca de vencer o jogo.

Saulo, muito sucesso a você e obrigada por contar sua história e nos enriquecer com sua experiência.



A você, leitor,se quiser saber mais sobre o livro, acesse www.igualmasdiferente.com.br.

Veja agora a sinopse de Igual mas diferente, que tirei do no site acima mencionado:


Igual mas diferente  


Livro narra a história de um ex-atleta que, do dia para a noite, se viu tetraplégico. Saulo Teixeira Damasceno conta suas vitórias e dificuldades em publicação que será lançada em 13 de abril


Belo Horizonte, abril de 2010 – “Confesso que fui vivendo cada dia, um após o outro. Desde o momento lá na estrada, caído, aguardando para ser socorrido, percebi que a situação era séria. Mas hoje vejo que reagi muito bem, sem revoltas, sem crises ou sentimentos de culpa. Nunca chorei por estar ou ficar como estou hoje”. Estas são algumas palavras do turismólogo e ex-atleta Saulo Teixeira Damasceno impressas nas páginas de seu livro, Igual mas Diferente, que será lançado no próximo dia 13 (terça-feira), na livraria Leitura, do Pátio Savassi, às 19h. Apaixonado por triatlon, ele sofreu um acidente que o deixou tetraplégico e, agora, passados 23 anos, conta suas dificuldades e conquistas na publicação, que pretende mostrar ao leitor que com perseverança, fé e força todos os problemas podem ser superados.


Em 128 páginas, Saulo descreve um dos momentos mais difíceis de sua vida e conta como deu a volta por cima graças ao apoio dos familiares, da namorada Sandra e de amigos. Aos 18 anos, quando se preparava para uma prova de triatlon, ele atropelou um caminhão na BR-040 que o deixou tetraplégico. Após um ano deitado em uma cama e com acompanhamento de médicos e fisioterapeutas, começou a recuperar alguns movimentos e a se relacionar socialmente. Formou-se em turismo, montou a própria agência, que já está há 16 anos no mercado e casou-se com Sandra. “No livro, mostro que levo uma vida feliz e normal, mesmo tendo algumas limitações. Na época do acidente, a medicina não era como hoje, e mesmo assim, estou ótimo. Recuperei movimentos dos dois braços, que me possibilitam escrever, atender ao telefone, usar o computador”, explica. 


Em 18 capítulos são narrados o acidente, o diagnóstico, a rotina, a retomada, o apoio da esposa, o preconceito, entre outros temas que marcaram sua vida. “Minha intenção é passar sensações boas às pessoas por meio de minhas experiências. Quero que elas tirem proveito disso e que pensem 'poxa, há vida após as dificuldades'. Mesmo pessoas que não são deficientes físicos podem ver como todos os problemas, por piores que pareçam ser, podem ser resolvidos”, afirma Saulo. 


Igual mas diferente foi escrito em etapas. Em 1990, quando começou a utilizar o adaptador para segurar a caneta, iniciou os textos. Depois disso, ficou três anos parado e, então, colocou outras memórias no papel. Somente em 2007, Saulo decidiu publicar o livro e começou a se dedicar a este projeto. Para isso, contou com o auxílio da amiga Mara Dinis, “grande incentivado-ra”, que fez a organização  e revisão do livro.




Obs: O REvista da Tarde também pode ser ouvido pelo www.inconfidencia.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Deborah,
Muito obrigado pelas palavras carinhosas, que me emocionam e servem de incentivo para que eu continue buscando progressos.
Obrigado pelo espaço e parabéns pela entrevista. Voce a comandou muitíssimo bem, com profissionalismo e equilíbrio.
Parabéns pelo blog.
Conte comigo!
Grande abraço,
Saulo

Déborah Rajão disse...

Oi,Saulo,

Nós é que temos que agradecer você por contar sua história e dividí-la conosco.

Seu livro precisa ser lido por mais pessoas pois, sua história de vida é um exemplo de superação com alegria, de como podemos ser melhores seres humanos. Ele nos ensina a valorizar mais a vida,as coisas que ela nos oferece e que nem sempre percebemos a grande importância que têm.
Também gostei muito da entrevista. Eu a gravei e vou ver se a publico no site da rádio Inconfidência, para que mais pessoas possam ouví-la.

Um grande abraço,
Déborah